Fale Conosco Pelo Whatsapp

Cicatrizes escuras, grossas e em alto-relevo estão entre os maiores temores de quem planeja fazer uma cirurgia plástica. Por isso, descobrir o segredo de como evitar queloides no pós-operatório é o sonho de quem deseja corrigir problemas estéticos sem deixar marcas visíveis.

E você, quer saber como evitar queloides? Então, continue a leitura!

O que torna uma cicatriz inestética?

Nosso corpo realiza uma série de processos sem termos a menor consciência deles ou sem nos preocuparmos com isso. Um deles, e talvez um dos mais impressionantes, é a cicatrização.

Assim, durante a cicatrização, o organismo produz novos tecidos que preencherão a área lesada. Quando essa reconstrução chega ao final, o corpo para automaticamente a produção. Portanto, o normal é que não haja uma grande diferença entre a pele antiga e a da cicatriz.

No entanto, em alguns casos o organismo simplesmente não desenvolve esse “sensor” de que o processo está chegando ao fim. Dessa forma, ele continua produzindo novos tecidos, mesmo que eles não sejam mais necessários.

Portanto, quando isso acontece surgem as cicatrizes inestéticas ou anômalas. Uma delas é o queloide, que ultrapassa a região lesionada. O outro tipo é a cicatriz hipertrófica, que não extrapola o limite do corte e pode até mesmo regredir ao longo do tempo.

O fato é que uma cicatriz inestética, e especialmente o queloide, incomoda muito. Além disso, sua solução é mais complexa, e pode exigir desde procedimentos estéticos até outras cirurgias.

Como evitar queloides no pós-operatório?

É importante entender que algumas pessoas têm uma propensão maior ao desenvolvimento de queloide. Os médicos sabem que afrodescendentes e asiáticos, por exemplo, estão mais sujeitos ao problema, e ficam atentos a esse fator de risco.

Por isso, além de perguntarem a respeito de propensão genética ou fatores de risco, existe um conjunto de técnicas de prevenção que podem prevenir o problema. O período que exige grande atenção é o início do pós-operatório.

Então, logo após a cirurgia, um dos segredos de como evitar queloides é o uso de acessórios. Entre eles, destacamos a fita adesiva de silicone e bandanas elásticas. Elas pressionam a região e reduzem o fluxo sanguíneo. Consequentemente, diminuem a produção excessiva de colágeno.

Porém, nem sempre essas medidas de prevenção têm um resultado satisfatório. Uma das alternativas para tratar o problema é a aplicação de corticoide na cicatriz. Essa substância reduz a inflamação e desacelera a produção de colágeno.

Enfim, para os casos em que nenhuma dessas alternativas solucionou o problema, é necessário fazer uma cirurgia reparadora. Nesse procedimento, o médico retira o excesso de tecido que se formou.

No entanto, uma nova cirurgia precisa ser associada a tratamentos como a betaterapia. Caso não haja esse complemento, o organismo iniciará um novo processo de cicatrização com superprodução de colágeno, agravando o problema.

Agora você já sabe como evitar queloide no início do pós-operatório e também como tratar o problema em estágios posteriores da cicatrização. Quer entender que etapas são essas? Continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre esse assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)