Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ela é praticamente uma unanimidade. Depois da primeira aplicação de toxina botulínica, as pessoas definitivamente não são mais as mesmas. O motivo para essa empolgação é o desaparecimento em curtíssimo tempo de uma série de rugas e uma desaceleração do envelhecimento.

Mas por que o Botox é tão poderoso? O que ele faz para deixar os pacientes tão encantados? A toxina botulínica pode, de fato, reverter os sinais de envelhecimento?

Neste post, você vai descobrir essas respostas. Também vamos desvendar alguns mitos sobre o Botox. Então, continue a leitura, entenda como ele pode fazer para ajudar você a gerenciar seu envelhecimento e os milagres que a toxina botulínica não faz. Vamos lá?

Como a toxina botulínica atua?

A toxina botulínica, que recebe o nome comercial de Botox, atua sobre as terminações nervosas presentes em músculos onde ela é aplicada. Os nervos que comandam aquela região, sob a ação do Botox, reduzem a liberação de neurotransmissores que chegam aos músculos, glândulas e outras estruturas com a ordem para o movimento.

Isso significa que, quando o cérebro dá uma ordem para o músculo se contrair, quer você tenha consciência deste movimento ou não, este comando não chega até a musculatura ou o alcança em uma intensidade muito baixa.

Então, se o músculo não se contrai, a pele que o cobre também não modifica sua forma. Tanto o músculo quanto a pele ficam relaxados ou paralisados. A pele permanece lisa e plena, pois não recebe estímulos para se mover.

Como o Botox previne e desacelera o envelhecimento?

Para respondermos esta pergunta, você precisa entender a formação das rugas dinâmicas e estáticas. Como queremos que todos compreendam este tópico, usaremos alguns exemplos.

Por favor, pegue agora mesmo um espelho ou a câmera do seu celular. Conscientemente, faça uma cara de bravo. Percebeu que a pele do centro da testa, entre as sobrancelhas, ficou franzida? Isso acontece porque os músculos que estão abaixo dela se contraíram.

Da mesma forma que você fez este movimento, nós fazemos muitos outros ao longo do dia. Quando nós sorrimos, os músculos da região das têmporas se contraem. Como resultado, formam-se linhas a partir do canto do olho que, mais tarde, se tornarão pés-de-galinha.

Quando você desconfia de alguém ou de algo, mesmo sem perceber, tende a levantar uma das sobrancelhas, não é mesmo? Isso forma uma dobra na testa, do lado em que o músculo se contraiu. Com o tempo, esta dobra vai se transformando em uma ruga profunda.

Enquanto sua pele forma dobras apenas quando você faz um determinado movimento, nós dizemos que são rugas dinâmicas. Fez o movimento, enrugou. Parou o movimento, a pele fica lisa novamente.

Porém, ao longo do tempo, esta pele começa a ficar marcada nessas áreas de dobra. É como se fosse um papel se amassando. Então, em um nada belo dia, sem que você tenha percebido antes, você nota que a ruga está lá, mesmo que você não faça nenhum movimento. Ela se tornou uma ruga estática.

Agora que você compreendeu como as rugas são formadas, vamos ver o que o Botox pode fazer pelo seu rejuvenescimento:

Toxina botulínica combate rugas dinâmicas

Como o Botox relaxa ou paralisa o músculo, ele não se contrai. Consequentemente, a pele também não se move, ou seja, não forma as rugas dinâmicas. Porém, para obter este efeito, a aplicação precisa ser compatível com as necessidades do paciente.

Afinal, se o médico não aplica a toxina em vários pontos diferentes, pode ser que alguns feixes musculares não recebam Botox em quantidade suficiente para promover o relaxamento ou a paralisação.

Então, não existe uma aplicação de Botox “baratinha” que seja eficiente. Não dá para economizar Botox. O preço dependerá da quantidade de toxina que seus músculos precisam para inibir a liberação de neurotransmissores e impedir a movimentação daquela região.

Além disso, o médico sabe que ele está aplicando uma toxina no seu rosto. Seu uso e controlado e não deve exceder a quantidade necessária para obter o resultado esperado. Fique tranquila, pois ele não irá exagerar. A aplicação ocorrerá na medida certa.

Toxina botulínica suaviza rugas estáticas

E depois que as rugas já se tornaram estáticas, o Botox ainda tem efeito? O resultado não é tão efetivo como no caso das rugas dinâmicas. Afinal, como mencionamos no exemplo, é como se esta pele já estivesse “amassada”.

No entanto, ainda assim, o Botox pode suavizar muito essas rugas. Por não haver contração dos músculos, a região ficará menos tensa e mais lisa. Vale a pena também observar que este resultado depende de outros fatores, como a flacidez da pele.

Quando uma ruga é formada devido à flacidez da pele, como é o caso do bigode chinês, o Botox pode não ser o tratamento mais indicado. Por isso, mais uma vez, o médico é quem avalia o paciente e orienta qual é o procedimento adequado para solucionar seu problema estético.

Toxina botulínica para modelar regiões do rosto

O Botox também ajuda a modelar determinadas regiões do rosto. Porém, isso depende de cada paciente. Vamos imaginar, por exemplo, uma pessoa que tenha os cantos dos lábios voltados para baixo, a famosa boca triste.

Então, ao chegar ao consultório, o médico analisa o quadro e descobre a causa deste problema estético. Em alguns casos, trata-se de uma questão genética. A pessoa nasceu com aquela configuração.

Por outro lado, existem pacientes que sofrem a queda do canto da boca porque o músculo do queixo se contrai com muita força, puxando a extremidade dos lábios para baixo. Se o médico constata que este é o problema, o Botox pode oferecer uma solução.

Nesses casos, o médico consegue aplicar Botox no queixo. Com a musculatura desta região mais relaxada, ele para de puxar o canto dos lábios. Inclusive, em alguns casos, o contorno interior do rosto se torna até mais afinado.

Mas atenção! Este é apenas um exemplo e este resultado depende de características individuais do paciente. Isso não significa que todas as pessoas resolverão todos os seus problemas com uso de Botox.

O que o Botox não faz?

As pessoas fazem muita confusão a respeito do Botox. Por isso, é praticamente impossível rebater todos os mitos. Porém, selecionamos os principais equívocos que as pessoas propagam a respeito da toxina botulínica.

Botox não aumenta os lábios

Sabe quando as pessoas falam que a boca aumentada com Botox fica horrível? Então, elas não têm a menor ideia do que estão falando, simplesmente porque a toxina botulínica não é um preenchedor. O produto que volumiza os lábios é o ácido hialurônico. Completamente diferente.

Em alguns casos, o Botox pode relaxar a musculatura em torno da boca. Consequentemente, os lábios podem ficar levemente mais expostos. Porém, a diferença, neste caso, é bastante discreta.

Botox não elimina flacidez

A flacidez do rosto tem muitos motivos: redução da estrutura facial, diminuição dos coxins de gordura e produção cada vez menor de colágeno e elastina. O Botox não consegue solucionar nenhum desses problemas e, portanto, não previne e nem reverte a flacidez.

Então, se lembra de quando falamos do bigode chinês? A pele flácida sofre a ação da gravidade, que a puxa para baixo. Consequentemente, ela se acumula ao redor da boca, aprofundando o sulco nasolabial. Isso não se corrige com Botox.

Poderíamos dar muitos outros exemplos: efeito buldogue no contorno do rosto, excesso de pele na testa, se acumulando na região das sobrancelhas, queda das pálpebras… Nenhum desses problemas (e vários outros) podem ser solucionados com Botox.

Botox não substitui cirurgia plástica

Quando uma pessoa faz uma cirurgia plástica para rejuvenescimento facial, ela geralmente está sentindo os efeitos da flacidez. O problema costuma ir muito além da pele ― o médico precisa, inclusive, reposicionar os músculos do rosto e suturá-los na altura correta.

Como o Botox não realiza essas correções, ele não substitui a cirurgia plástica. Ele pode ajudá-la a desacelerar seu envelhecimento, especialmente quando o paciente começa a aplicá-lo enquanto as rugas ainda são dinâmicas. Porém, para outros problemas decorrentes do envelhecimento, a única solução continua sendo a cirurgia plástica.

Que outros tratamentos você pode fazer com a toxina botulínica?

Além das aplicações estéticas, a toxina botulínica também tem uma série de aplicações em tratamentos de doenças e outras condições de saúde. Veja quais são elas a seguir:

  • bruxismo;
  • hiperhidrose (produção excessiva de suor);
  • espasmos musculares;
  • correção do sorriso gengival;
  • estrabismo.

Isso ocorre porque, ao impedir a contração muscular e promover a paralisia temporária do músculo, a toxina ajuda a reduzir os sintomas relacionados a esses tipos de problemas.

Talvez a aplicação mais surpreendente do Botox seja em casos de microcefalia, ou seja, bebês que nascem com cérebros de tamanho reduzido. Muitas crianças nesta condição apresentam grande rigidez muscular. Então, a toxina promove um relaxamento dos músculos, facilitando a realização de movimentos.

Quanto tempo dura a toxina botulínica?

Este é o único ponto em que a toxina botulínica desagrada os pacientes. Afinal, sua duração é limitada e dificilmente esse efeito de relaxamento dura mais de 6 meses. Por este motivo, o tratamento exige reaplicação periódica.

No entanto, existem alguns critérios que fazem com que o Botox dure ainda menos tempo. Dentre eles, a prática de muitos exercícios, baixa concentração de zinco no sangue, região em que será aplicado, muita exposição solar, expressões faciais, qualidade do produto, tabagismo e uso de antibióticos e corticoides.

Também já se sabe que, entre os homens, a toxina botulínica dura menos. Para eles, a reaplicação precisa ocorrer a cada 3 ou 4 meses, em média. Isso acontece por várias diferenças no organismo masculino. Uma delas é a força de suas fibras musculares.

As razões para a duração do produto no organismo são muito individuais, portanto, é importante que o paciente nunca se compare com o caso de outras pessoas. Em cada pessoa, o efeito pode durar um tempo diferente do outro, porém a média de duração é de 4 a 6 meses.

Gostou de saber sobre a toxina botulínica? Siga nosso Instagram e Facebook para mais informações sobre procedimentos estéticos e não perca nada! 🙂

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)