Fale Conosco Pelo Whatsapp

O nariz com desvio de septo é um diagnóstico mais frequente do que as pessoas imaginam. Muita gente respira mal, dorme mal, sente dores de cabeça e nem faz ideia da real causa desses problemas.

No universo da cirurgia plástica, é frequente falarmos sobre as questões estéticas relacionadas ao nariz. Porém, antes mesmo da beleza e harmonia, precisamos nos lembrar da importância funcional deste órgão. Ele é uma estrutura essencial para a respiração.

Então, se você quer entender a relação entre cirurgia plástica, desvio de septo e qualidade de vida, continue neste post. Vamos contar tudo que você precisa saber sobre este assunto.

O que é o desvio de septo?

No centro do nariz, entre as narinas e devidamente protegido pelas mucosas, encontra-se o septo nasal, uma parede fina de cartilagem e osso que divide os dois lados do nariz.

Normalmente, o septo é reto. Assim, ele apenas divide o nariz verticalmente e desempenha um papel fundamental na sustentação da estrutura do nariz, ajudando a manter sua forma e integridade.

Porém, em uma quantidade grande de pessoas, esta parede central formada por cartilagens e ossos simplesmente não é reta. Então, constata-se um quadro de desvio de septo.

O septo pode se desviar para um dos lados e, em outras pessoas, fazer até mesmo um traçado sinuoso, com uma parte desviada para a direita e a outra parte desviada para a esquerda.

Muitas pessoas nascem com desvio de septo. Porém, em outros casos, ele surge como resultado de um trauma ou lesão no nariz.

Qual é o impacto do nariz com desvio de septo à saúde?

Em alguns casos, o desvio de septo pode causar também impactos à questão estética, fazendo com que o nariz fique torto, inclusive externamente. Porém, independentemente deste fato, ele provoca muitos transtornos à vida do indivíduo, prejudicando seu bem-estar e qualidade de vida.

Conheça os principais impactos deste problema:

Dificuldades respiratórias causadas pelo nariz com desvio de septo

A pessoa com desvio de septo tem, como consequência mais comum do problema, dificuldades respiratórias e até mesmo obstrução nasal. Afinal, uma narina bloqueada pode dificultar a respiração pelo nariz, forçando as pessoas a respirarem pela boca.

Além de levar a pessoa a uma sensação contínua de nariz entupido e desconforto geral, este bloqueio dificulta a oxigenação do sangue e do cérebro. Consequentemente, o paciente sente fadiga e exaustão durante o dia, mesmo sem realizar grandes esforços físicos.

Distúrbios do sono causados por desvio de septo

Se o desvio de septo dificulta a respiração durante o dia, à noite não será diferente. A obstrução nasal causada pelo desvio de septo pode resultar em ronco. Em casos mais graves, pode levar à apneia obstrutiva do sono.

A apneia do sono é uma condição grave, que coloca a pessoa em perigo. Afinal, a respiração é interrompida repetidamente durante a noite, resultando em qualidade de sono pobre e riscos de saúde associados.

Problemas de qualidade de vida associados ao desvio de septo

Quem não dorme bem, não vive bem. Afinal, sem uma boa oxigenação do cérebro, a pessoa tem uma série de dificuldades durante o dia, incluindo a capacidade de concentração reduzida e queda na produtividade.

Essas situações geram estresse e ansiedade e a consciência de que uma tarefa simples necessita de um esforço desproporcional para ser realizada afetam o senso de competência e a autoestima.

Infecções recorrentes como resultado do nariz com desvio de septo

O desvio de septo pode prejudicar a drenagem adequada dos seios nasais. Consequentemente, ocorre um acúmulo de muco nas estruturas da face.

Isso pode levar a infecções recorrentes, como sinusite, que se manifesta com sintomas como dor facial, congestão e secreção nasal espessa. O acúmulo de fluidos pode ainda se estender ao ouvido médio, causando infecções também no ouvido.

Ressecamento e irritação de mucosas devido ao desvio de septo

Quando não conseguimos respirar adequadamente pelo nariz, nosso organismo busca outro caminho ― a boca. Porém, embora a boca exerça esse papel emergencialmente, essa não é sua principal função e, para realizá-la, existe um prejuízo aos tecidos.

Respirar pela boca causa ressecamento das mucosas orais, incluindo a garganta. A área também pode apresentar irritação.

O nariz não fica livre deste quadro de irritação. Suas mucosas sofrem devido ao desvio, o que as torna mais suscetíveis a sangramentos. Portanto, podem ocorrer episódios frequentes de hemorragias nasais.

Como você pode ver, o desvio de septo pode ter um efeito cascata em várias áreas do bem-estar de um indivíduo. Seu impacto pode estender-se profundamente, influenciando desde a qualidade do sono até a saúde mental.

Portanto, para muitos pacientes, o tratamento ou correção do desvio não é apenas uma questão estética, mas uma necessidade para melhorar a qualidade de vida.

Como corrigir o nariz com desvio de septo?

Para aqueles que enfrentam sintomas significativos e desejam uma solução, a correção cirúrgica é muitas vezes a melhor opção. A cirurgia principal usada para corrigir um desvio de septo é conhecida como septoplastia.

Como é feita a septoplastia?

Durante a septoplastia, o cirurgião faz uma incisão dentro da narina para acessar o septo. Então, ele remove ou reposiciona partes desta estrutura para que ela fique reta, sem obstruir nenhuma das narinas.

Em vários casos, o médico precisa reestruturar a cartilagem e até mesmo o osso para garantir uma passagem nasal clara, sem obstáculos. Portanto, o procedimento deve ser feito com muita precisão.

Para realizar este procedimento, o médico pode utilizar tanto a anestesia local quanto a geral. A escolha depende da extensão da cirurgia e de uma avaliação criteriosa sobre o paciente e suas condições de saúde.

Como é o pós-operatório da septoplastia?

Embora a septoplastia seja uma cirurgia rápida e segura, seu pós-operatório pode ser um pouco incômodo. Isso geralmente acontece em procedimentos no nariz, pois se trata de uma área bem sensível, com maior propensão a inchaço e sangramentos.

Portanto, o paciente pode ter esse inchaço, bem como desconforto nasal. Não é incomum o médico recomendar o uso de tampões nasais ou uma tela externa. Porém, o período de uso desses acessórios tende a ser relativamente curto.

Na maioria das vezes, os pacientes conseguem retornar a atividades leves e rotineiras em cerca de uma semana. Porém, quando se trata de exercícios físicos intensos e esforços, a recomendação é que a pessoa se abstenha dessas atividades por um período aproximado de 4 semanas.

Por se tratar de um procedimento no nariz, a septoplastia demanda ainda outros cuidados importantes:

Atenção à posição de dormir

O médico orienta os pacientes para que durmam em uma posição que minimiza o inchaço, promove a cicatrização adequada e, principalmente, evita traumas na área operada. Por isso, a pessoa precisa dormir com a cabeça elevada, em uma posição semi-sentada.

Para isso, é interessante usar vários travesseiros ou até mesmo uma almofada em forma de cunha, onde o paciente deve apoiar suas costas. Dormir de lado ou de bruços pode exercer pressão sobre o nariz, aumentando o risco de sangramento, deslocamento do septo ou irritação dos locais das incisões.

Caso você se movimente muito durante o sono, pode ser necessário usar um colar cervical (semelhante ao usado após lesões no pescoço) para limitar o movimento da cabeça durante a noite, pelo menos nas primeiras semanas após a cirurgia.

Abstinência de alimentos quentes

Outro cuidado importante após a septoplastia é a preferência por alimentos frios e gelados, evitando o contato com pratos quentes. O calor que atinge o rosto durante a refeição e, principalmente, o fato de que a comida aquece a região da boca e nariz, pode dificultar a recuperação.

Alimentos quentes intensificam o fluxo sanguíneo nas áreas operadas, o que pode aumentar tanto o inchaço quanto o risco de sangramento. Além disso, a região está sensível e inflamada. Nessas condições, esses alimentos tendem a causar muito desconforto.

O período inicial do pós-operatório da septoplastia é crucial para garantir uma recuperação e resultados bem-sucedidos. Portanto, é muito importante que o paciente siga cuidadosamente todas as instruções médicas, incluindo a posição de dormir, para favorecer e acelerar o processo de cicatrização.

É possível fazer correções estéticas com o desvio de septo?

Muitos pacientes optam por combinar a correção do desvio de septo com uma rinoplastia, uma cirurgia estética para mudar a forma do nariz. Esta combinação costuma receber o nome de rinosseptoplastia.

A rinosseptoplastia permite que os pacientes não apenas corrijam o desvio, mas também façam alterações como redução ou aumento do tamanho, alinhamento do dorso, diminuição da largura ou melhoras no formato do nariz.

Em grande parte das vezes, a combinação de cirurgias plásticas é excelente para o paciente. A pessoa só precisa tomar uma anestesia, aproveita uma única internação para corrigir mais de um problema e ainda consegue manejar melhor seu tempo para a recuperação pós-operatória.

E você, tem um diagnóstico de desvio de septo? Sente alguns dos sintomas que mencionamos e percebe que eles prejudicam sua vida pessoal e o rendimento profissional? Quer saber mais sobre a possibilidade de combinar a septoplastia e a rinoplastia?

Então, continue aqui no blog, confira nosso post completo sobre a rinosseptoplastia e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)