Fale Conosco Pelo Whatsapp

Já imaginou a possibilidade de solucionar mais de um problema estético com apenas uma internação, uma única anestesia e um único período pós-operatório? Sim, isso é possível! Para isso, basta realizar uma cirurgia plástica combinada.

Mas você sabe o que é isso? Sempre é possível combinar dois ou mais procedimentos em uma única cirurgia? Existem riscos para o paciente?

Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura. Vamos explicar tudo sobre a cirurgia plástica combinada e como ela funciona.

O que é a cirurgia plástica combinada?

Trata-se da realização de dois ou mais procedimentos em uma única cirurgia. Portanto, o paciente pode solucionar um problema de forma completa ou até mesmo mais de um problema sem precisar de uma nova anestesia, internação e pós-operatório.

Como exemplo, vamos pensar em uma pessoa que não gosta de sua barriga. Existe ali um certo volume de gordura acumulada e também alguma flacidez. Então, como você sabe, ela precisa de dois procedimentos para resolver o problema e deixar o abdômen lisinho.

O primeiro procedimento é a lipoaspiração, pois é com essa cirurgia que o médico retira a gordura localizada. No entanto, ela também precisa de uma abdominoplastia, que tem como objetivo eliminar o excesso de pele e corrigir a flacidez.

Isso significa que o paciente precisa realizar duas cirurgias? Na maioria das vezes, não. Afinal, os médicos conseguem combinar os dois procedimentos e fazerem a lipoabdominoplastia, que elimina tanto a gordura como a flacidez.

Quando o paciente pode associar cirurgias plásticas?

Grande parte dos cirurgiões plásticos realiza cirurgias combinadas. Porém, eles são criteriosos ao recomendá-las, pois precisam pensar na segurança do paciente em primeiro lugar. Portanto, eles avaliam os seguintes aspectos:

Saúde do paciente

Em qualquer cirurgia eletiva, o paciente precisa estar no melhor estado de saúde possível. Quando se trata de uma cirurgia plástica combinada, que tem uma duração maior, esse critério é ainda mais importante.

Nos exames pré-operatórios, os médicos identificam problemas como diabetes, alterações no funcionamento da tireoide, pressão alta e doenças crônicas e autoimunes. Também é importante que o paciente relate caso ele beba ou fume excessivamente.

Então, diante dessas situações, o médico pode não recomendar a realização de cirurgia plástica combinada.

Condições do pós-operatório

Mesmo que o paciente esteja muito saudável e passe em todos os critérios, nem sempre ele pode fazer uma cirurgia plástica combinada. Isso acontece porque as recomendações para o pós-operatório são incompatíveis.

Um exemplo é a combinação do procedimento para colocar silicone nos seios (mamoplastia) e da colocação de próteses no bumbum (gluteoplastia). Essa cirurgia seria o sonho de muitas mulheres, mas é impraticável!

No pós-operatório, quem fez a gluteoplastia não pode sentar ou deitar-se sobre o bumbum. Precisa estar de bruços o tempo inteiro ou em pé. Nem mesmo de lado a pessoa pode se deitar.

Por outro lado, quem coloca silicone nos seios não pode se deitar de lado e nem de bruços. Precisa dormir de barriga para cima. Portanto, como você pode perceber, não haveria uma posição em que essa pessoa pudesse ficar sem prejudicar o resultado da cirurgia.

A cirurgia plástica combinada é segura?

Quando o paciente cumpre todos os requisitos, os riscos de complicação em uma cirurgia plástica combinada são baixíssimos. Porém, é muito importante respeitar o tempo cirúrgico máximo.

Os médicos já conhecem o tempo estimado de uma cirurgia plástica. Então, para colocar próteses de silicone, por exemplo, eles sabem que precisam de um período que varia entre 90 e 120 minutos.

Por outro lado, uma abdominoplastia pode durar entre 3 a 5 horas. Já a rinoplastia, que é a cirurgia plástica para correção do nariz, leva em média 3 horas de realização.

Portanto, os médicos só costumam combinar procedimentos quando, ao somar o tempo de todos eles, o total não ultrapassa 6 ou 7 horas de ato cirúrgico.

Uma cirurgia com duração entre 6 ou 7 horas é considerada segura. No entanto, ao ultrapassar 8 horas ou mais, o paciente fica mais sujeito a riscos como infecção, trombose ou embolia pulmonar.

Quais são as cirurgias plásticas mais associadas?

É possível associar diversas cirurgias plásticas. No entanto, algumas delas são as mais comuns:

Cirurgia plástica combinada de lipo e abdominoplastia

Quer um abdômen sequinho, livre da gordura localizada e da flacidez? Então, a lipoaspiração e a abdominoplastia formam um combo imbatível. Essa é uma das associações mais procuradas na cirurgia plástica.

Mastopexia e abdominoplastia

Esta combinação resolve o problema de muitas mulheres, especialmente após a gravidez. Por isso, ela faz parte de um procedimento cada vez mais procurado, que é o mommy makeover.

A mastopexia é o lifting de mamas, ou seja, soluciona a flacidez nos seios, que é bastante comum após a gestação e amamentação. Já a abdominoplastia elimina a flacidez do abdômen, que também assombra muitas mulheres após o crescimento da barriga durante a gravidez.

Rinoplastia e mentoplastia na cirurgia plástica combinada

A cirurgia plástica do nariz é uma das mais realizadas em todo o mundo, e agrada tanto aos homens quanto às mulheres. Porém, alguns pacientes sabem que, para conquistarem um perfil harmônico, eles também precisam corrigir a região do queixo.

Em algumas pessoas, o queixo é muito projetado para a frente. Em outras, ele não tem projeção suficiente para proporcionar um contorno adequado ao rosto.

Portanto, associar a rinoplastia e a mentoplastia é mais comum do que você imagina. A combinação dos dois procedimentos até recebe um nome próprio, que é a perfiloplastia.

Mamoplastia de aumento e rinoplastia

Tanto os seios pequenos quanto um nariz pouco harmônico estão entre as principais queixas das mulheres quanto à aparência. Então, muitas delas aproveitam a cirurgia para corrigir os dois problemas, fazendo a rinoplastia e colocando prótese de silicone.

Ritidoplastia e lipo da papada

A ritidoplastia é a cirurgia que rejuvenesce o rosto. Porém, mesmo com a pele lisinha, algumas pessoas ficam com uma aparência envelhecida devido à moldura que não ajuda — ou seja, à presença de uma papada.

Por isso, o médico pode sugerir uma lipo de papada junto com a ritidoplastia. Dessa forma, a face será rejuvenescida por completo, produzindo um resultado ainda mais satisfatório para o paciente.

Entendeu quando é possível fazer uma cirurgia plástica combinada e de que forma ela pode facilitar a conquista do seu objetivo? Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica? Então, siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhum conteúdo.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)