Fale Conosco Pelo Whatsapp

Que atire a primeira pedra quem não tem ou nunca teve celulite. Os terríveis furinhos que acabam com a nossa alegria estão presentes no bumbum e coxas de pelo menos 95% das mulheres após a puberdade.

Embora este número mostre que podemos considerar a celulite normal, isto não muda o fato de que nos sentimos extremamente insatisfeitas com ela. Porém, o tratamento não é nada fácil, pois inclui não apenas procedimentos estéticos, mas principalmente mudança de hábitos.

E você, sabe por que temos celulite? Quer descobrir o que fazer para eliminá-la ou, pelo menos, amenizá-la? Então, não perca este post.

O que é a celulite?

Em primeiro lugar, é importante destacar que celulite não é uma doença. Do ponto de vista médico, ela é uma condição dermatológica que causa muito incômodo às pessoas, principalmente por razões estéticas, mas sem trazer um prejuízo à saúde.

Ela pode aparecer em diversas partes do corpo. Porém, é mais comum nas coxas, nádegas e abdômen. Caracteriza-se por uma superfície de pele ondulada ou com covinhas, frequentemente descrita como semelhante a uma casca de laranja.

Como a celulite se desenvolve?

Nossa pele tem várias camadas. A mais superficial é a epiderme, que é essa que nós vemos. Abaixo dela, está a derme e, ainda em uma camada mais profunda, a hipoderme. Dentro da derme e da hipoderme existem várias camadas formadas por células, tecidos e fibras.

Entre esses tecidos e células, nós temos os adipócitos (células de gordura). Eles ficam alojados em compartimentos fibrosos, que recebem o nome de septos. Eles possuem ligamentos, como se fossem elásticos, que unem as regiões profundas da pele à sua camada superficial.

Portanto, quando as células de gordura estão em um tamanho adequado, elas não pressionam a pele para cima. Assim, a superfície fica lisa. Porém, quando as células de gordura aumentam seu volume, elas empurram a pele para cima. Ao mesmo tempo, os septos puxam a pele para baixo. Os pontos que recebem essa tração do septo ficam mais baixos que o restante da pele, formando furinhos.

Embora a gordura desempenhe um papel importante na formação da celulite, não se trata apenas dessas células. Afinal, se o septo não ficasse puxando a pele para baixo, não teríamos irregularidades ou furinhos.

É por isso que algumas pessoas com sobrepeso não apresentam celulite ou desenvolvem o quadro de maneira leve, enquanto outras pessoas magras podem ficar com a pele irregular e cheia de depressões. No primeiro caso, os septos são mais flexíveis (ou longos). No segundo, mesmo com pouca gordura, o septo traciona a pele para baixo.

Por que mulheres têm mais celulite que homens?

Apesar de homens e mulheres compartilharem muitas características em comum, a forma como esses septos se estruturam na pele masculina e feminina é diferente. Nos homens, esses septos têm uma configuração mais cruzada, como se fosse uma rede.

Então, esta rede tende a segurar mais as células de gordura, impedindo que elas exerçam tanta pressão para cima. Ao puxar a pele para baixo, essa tração também ocorre de forma um pouco mais homogênea.

Já nas mulheres, os septos que puxam a pele para baixo têm uma orientação mais vertical. Assim, a tração acontece em pontos isolados, o que forma essas ondulações ou mesmo furos.

Que fatores agravam a celulite?

Existem diversos fatores que agravam a celulite e muitos deles estão sob nosso controle. Veja a seguir:

Hormônios e agravamento da celulite

Hormônios são mensageiros químicos do organismo e sua função inclui a regulação de vários processos biológicos. Um deles é justamente a distribuição de gordura pelo corpo. Portanto, eles podem sinalizar que a gordura deve ser acumulada em regiões específicas como bumbum, coxas ou barriga.

Além disso, hormônios como o estrogênio e a progesterona influenciam na qualidade da pele. Quando esta pele é muito fina, ela deixa as irregularidades provocadas pela celulite ainda mais aparentes.

Também não podemos nos esquecer de que o estrogênio promove a retenção de líquidos e a expansão de adipócitos, que são as nossas células de gordura. Quando bem dosado, este hormônio promove a hidratação. Ao atuar de forma desequilibrada, ele intensifica a aparência da celulite.

Outro hormônio muito importante é a insulina. Quando seu nível no organismo está mais elevado que o normal, ela inibe a degradação de gordura, ou seja, dificulta sua eliminação. Por isso, o organismo acumula esta gordura, aumentando o volume do quadril, coxas, abdômen e outras regiões, conforme a predisposição genética do indivíduo.

Fatores ambientais

Existem diversos fatores ambientais que agravam a celulite. Portanto, o surgimento deste problema está bastante relacionado ao nosso estilo de vida, nossas escolhas alimentares, nosso padrão de movimentação ou sedentarismo etc.

Alimentação

Além de influenciar na saúde e qualidade da pele, a alimentação tem impacto direto no acúmulo de gordura e sua distribuição pelo corpo. Portanto, quem deseja eliminar os furinhos precisa reduzir gorduras, carboidratos e sal.

Água

O consumo de água ajuda a eliminar toxinas do corpo e também interfere na função metabólica. Consequentemente, influencia no acúmulo de gordura. A desidratação ainda torna a celulite mais visível, pois a pele fica menos elástica, evidenciando todas as irregularidades.

Tabagismo

A lista de prejuízos que o tabagismo produz no organismo e na pele é imensa. Um desses problemas é a redução do fluxo de sangue, o que impede que as células recebam nutrientes e oxigênio em quantidade suficiente.

As toxinas do cigarro também produzem radicais livres, que danificam os tecidos e pioram muito a qualidade e elasticidade da pele. Portanto, o cigarro é o inimigo de uma pele lisa e cria uma condição muito favorável ao aumento da celulite.

Roupas apertadas

Talvez você sequer imaginasse que roupas justas fariam um estrago tão grande no corpo. Porém, é fato que elas limitam a circulação sanguínea, reduzindo a oxigenação e nutrição das células. Então, deixe as roupas um pouco mais largas e permita que sua pele respire adequadamente.

Exposição ao sol

Finalmente, tomar sol está entre os fatores que agravam a celulite. Quando os raios de sol queimam a pele sem protetor solar, nosso organismo produz radicais livres, também. Eles danificam os tecidos e aceleram o envelhecimento da pele, o que torna a celulite mais visível.

Como tratar a celulite?

Como já dissemos, o tratamento da celulite não é fácil. Nem sempre é possível eliminá-la mas, muitas vezes, procedimentos conseguem amenizá-la, deixando a pele mais lisa. Conheça agora algumas opções de tratamento:

Massagem e drenagem linfática

Tanto a massagem quanto a drenagem linfática manual têm como objetivo melhorar a circulação sanguínea e linfática nas áreas afetadas pela celulite. Assim, temos uma redução no inchaço desta região, o que ameniza a aparência irregular da pele.

Laser e radiofrequência

O laser e a radiofrequência são equipamentos que emitem energia. Ao chegar às camadas mais profundas da pele, esta energia aquece a região, o que estimula a produção de colágeno e melhora a elasticidade da pele. Como já vimos, pele de melhor qualidade não cede tão fácil à tração dos septos.

Outra vantagem dessas terapias é uma possível quebra dos septos, ou seja, das fibras que puxam a pele para baixo. Assim, mesmo que haja um leve aumento das células de gordura ou até mesmo o acúmulo de líquido, não haverá uma tração tão forte sobre a pele.

Criolípólise

Diferentemente do laser e da radiofrequência, a criolipólise resfria a região onde existe acúmulo de gordura ou celulite, promovendo a destruição destas células. O corpo as elimina gradualmente, depois, o que pode suavizar a aparência da celulite.

Subcisão

Embora seja considerada um procedimento minimamente invasivo, a subcisão é bastante delicada. O profissional insere uma agulha sob a pele e quebra as fibras que a puxam para baixo, o que minimiza a aparência da celulite.

Porém, vale a pena destacar que nenhum desses tratamentos é capaz de promover uma solução milagrosa para o problema da celulite. Além disso, geralmente a pessoa precisa realizar várias sessões e deve manter uma dieta adequada e exercícios para não perder rapidamente o resultado.

Perfect Glúteo

O Perfect Glúteo é um protocolo criado especialmente para o tratamento do bumbum. Ele gera um estímulo de colágeno que volumiza suavemente as nádegas, empina a musculatura e ainda reduz tanto a celulite quanto a flacidez.

Para obter este resultado, o profissional aplica um blend de substâncias em uma ordem específica, o que estimula os fibroblastos a acelerarem a produção de colágeno na região.

A composição deste blend inclui hidroxiapatita de cálcio, precursores de colágeno, nutriativos e acetil hexapeptídeo 38. Embora esses nomes sejam estranhos, eles têm tudo que o paciente precisa para tratar seu bumbum e deixá-lo mais firme e lisinho.

Aqui na Clínica Master Health, nós já aplicamos este protocolo com muito sucesso. O local da aplicação depende do formato do bumbum do paciente, bem como das áreas que devem ser volumizadas para que ele seja modelado de forma harmônica. Tudo isso é possível sem cirurgias ou internações.

Quer saber mais sobre este protocolo de tratamento e descobrir um procedimento que deixará seu bumbum incrível? Então, continue aqui no blog e descubra tudo sobre o Perfect Glúteo.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)