Fale Conosco Pelo Whatsapp

O envelhecimento da pele é apenas um dos muitos efeitos dos radicais livres no organismo. Infelizmente, eles causam problemas ainda maiores, levando também ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Mas será que precisamos nos tornar reféns dos radicais livres? É possível reduzir sua produção pelo organismo? O que fazer para impedi-los de provocar o envelhecimento da pele?

Neste post, vamos responder algumas dessas perguntas e trazer dicas para desacelerar o envelhecimento. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que são os radicais livres?

Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas naturalmente em nosso organismo. Quando em condições naturais e em quantidade equilibrada, isso não é um problema, mas seu excesso traz uma série de consequências negativas à saúde.

Para entender melhor, precisamos falar um pouquinho sobre Química. Os radicais livres são moléculas instáveis, ou seja, elas têm elétrons em quantidade ímpar em sua última camada.

Se você não gosta de Química e não entendeu nada do último parágrafo, não tem problema. Afinal, o que importa é que você saiba que este número ímpar é um desbalanço, um desequilíbrio.

Assim, esta molécula fica tentando se reequilibrar, seja doando um de seus elétrons ou capturando um elétron de alguma das nossas células. Nesse processo de tentar se reequilibrar, o radical livre causa danos às células, incluindo as da pele.

Em condições normais, o corpo produz enzimas que neutralizam os radicais livres. Portanto, ele consegue reparar o dano causado por até 99% dessas moléculas.

Porém, quando nós fazemos com que o corpo aumente a produção de radicais livres, o organismo começa a perder a batalha. Ele não dá conta de combater tantas moléculas e o organismo entra em uma condição chamada estresse oxidativo.

Quais são os impactos dos radicais livres à saúde e à pele?

O excesso de radicais livres causa diversos problemas à saúde. Afinal, como essas moléculas danificam as células, elas aceleram o processo de envelhecimento.

No entanto, esse nem é o pior efeito dos radicais livres. Eles causam danos em diversos tecidos. Assim, eles levam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, complicações do diabetes, prejudicam o sistema imunológico, causam artrite, câncer e doenças neurodegenerativas.

Na pele, os radicais livres também promovem um grande estrago. Afinal, eles alteram as funções biológicas de determinadas proteínas, como o colágeno.

Assim, as fibras de colágeno se degradam, o que faz a pele perder sua sustentação. O resultado é o surgimento de flacidez, rugas e diversos outros sinais de envelhecimento cutâneo.

Agora, imagine o tamanho do problema: à medida que chegamos aos 30 anos, o corpo já reduz a produção de colágeno. Se temos uma produção alterada de radicais livres, eles ainda destroem essa proteína, acelerando o envelhecimento da pele.

Nossa pele pode produzir, sob efeito da radiação ultravioleta, um radical chamado hidroxila (OX_). Ele tem a capacidade de gerar mutações no DNA que, por sua vez, resultam no desenvolvimento de câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, equivalente a 25% dos tumores diagnosticados. Embora nem todos os cânceres de pele sejam causados desta forma, ainda assim os dados revelam o risco que os radicais livres representam.

Quais são os fatores que aumentam a produção dessas moléculas?

Como já falamos, alguns dos radicais livres são produzidos naturalmente em nosso corpo. Isso acontece porque diversas funções, como a respiração e a transformação de nutrientes dos alimentos provoca reações químicas.

No entanto, além desta produção normal, outros fatores podem aumentar a formação de radicais livres. Veja quais são os principais:

Exposição à luz solar

Já faz muitos anos que nós ouvimos sobre a importância de nos protegermos da luz solar. Um dos motivos para isso é o fato de que o sol emite radiação ultravioleta que, como já dissemos, produz o radical hidroxila.

Portanto, evite ficar exposto ao sol por muito tempo. O banho de luz diário é necessário, mas deve ser curto, com duração máxima de 20 minutos. A partir deste período, é importante se proteger.

Poluição gera radicais livres

Até mesmo o fato de estarmos expostos à poluição aumenta a produção de radicais livres. O fato é assustador: partículas presentes no ar e óxidos de nitrogênio formam radicais livres já quando entram em contato com o epitélio (revestimento) dos órgãos respiratórios.

Cigarro e bebidas alcoólicas

Nós praticamente não temos controle da nossa exposição à poluição. Porém, muitas vezes, é o nosso próprio comportamento que leva à produção descontrolada de radicais livres.

Embora o consumo de álcool e cigarros seja aceito pela sociedade, isso não muda o fato de que eles fazem muito mal, inclusive aumentando a produção de radicais livres de maneira assustadora.

A nicotina causa dano oxidativo nos tecidos e provoca alterações no DNA e morte de células. Já o álcool diminui a quantidade de antioxidantes, que são as substâncias que o corpo usa para neutralizar os radicais livres.

Dieta rica em gordura

O alto teor de gordura dos alimentos também estimula a produção de radicais livres. Afinal, este é um mecanismo de compensação que o corpo promove quando o fígado sofre um acúmulo de gordura.

E o pior é que, nesses casos, o corpo cria uma espécie de círculo vicioso. Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e cuidar da saúde como um todo.

Açúcar aumenta a produção de radicais livres

Quem ama um docinho não vai gostar deste tópico, mas é a pura verdade! O alto consumo de açúcar aumenta a produção de radicais livres. E infelizmente, o prejuízo não para por aí.

Além dos radicais livres, o açúcar desencadeia no organismo um processo chamado glicação. Isso significa que as moléculas de açúcares e carboidratos “grudam” em uma proteína, fazendo com que ela perca sua função.

E adivinhe qual é a proteína mais presente em nosso organismo e que, diante da glicação, perde sua capacidade de manter a firmeza e elasticidade da pele? Se você respondeu colágeno, acertou!

Portanto, se você quer preservar suas fibras de colágeno e, consequentemente, manter sua pele firme e saudável por mais tempo, é melhor buscar uma alternativa para o consumo de doces.

Atividade física intensa

Muita calma antes de culpar os exercícios pelo envelhecimento da pele. Porém, realmente alguns estudos mostram que, quando praticamos atividades muito intensas, o fluxo sanguíneo é desviado para os músculos, reduzindo temporariamente o suprimento de oxigênio de outros órgãos.

No entanto, logo depois que paramos a atividade, o suprimento de sangue volta ao normal. Ainda assim, não se pode negar que este processo facilita a liberação de radicais livres e, por isso, é importante balancear o treino com uma quantidade adequada de atividade física intensa e moderada.

E agora, o que fazer?

Agora, você já sabe que os radicais livres são grandes vilões do envelhecimento da pele. A pergunta, então, deve ser: como frear esta produção e equilibrar o organismo? Selecionamos algumas dicas importantes:

Consuma muitos antioxidantes

Você pode dar ao seu corpo as ferramentas para neutralizar os radicais livres. Então, consumir muitos antioxidantes é o primeiro passo para isso.

Para nossa sorte, os antioxidantes estão presentes em muitas frutas. Sabe aquelas com a cor vermelha ou roxa, como morangos, uvas, mirtilos, açaí, melancia, amoras etc? Coloque-as definitivamente em seu cardápio.

Outras frutas também são ricas em antioxidantes. Um bom exemplo são as frutas cítricas, que proporcionam vitamina C. Inclusive, você pode fazer um teste em sua casa.

Corte uma maçã ao meio e deixe as duas metades em cima da pia. Em uma delas, pingue limão e espalhe bem o suco sobre a superfície clara. Ao final do dia, você verá a diferença entre as duas.

Isso acontece porque o limão é rico em vitamina C, que protege a maçã da oxidação que aconteceria por sua exposição à luz solar. Assim, inclua não só o limão, mas também a laranja, a lima, mexerica, goiaba e outros cítricos no seu dia a dia.

E não se esqueça: quanto mais fresca e colorida for a sua alimentação, mais você estará protegida dos radicais livres. Portanto, consuma muitas frutas e verduras frescas.

Proteja sua pele

Existem diversos produtos que ajudam a proteger a pele. O protetor solar é fundamental, visto que ele bloqueia a radiação do sol e impede que os raios ultravioleta façam seu estrago na pele.

Porém, você pode adicionar vitamina C à sua rotina de skincare. Ela também tem um efeito protetor importantíssimo sobre os radicais que produzimos. Vale a pena consultar seu dermatologista para que ele indique a fórmula mais apropriada ao seu tipo de pele.

Faça seu banco de colágeno

Parece até uma conspiração: a partir do momento em que nos tornamos adultos, tudo tem o potencial de destruir nosso colágeno. O próprio corpo reduz a produção, diversos fatores destroem as fibras…

Brincadeiras à parte, o fato é que realmente tudo contribui para que a quantidade de colágeno em nossa pele seja cada vez menor. Então, cabe a nós reverter esta situação com procedimentos eficientes.

Atualmente, já existem diversos bioestimuladores de colágeno. A produção pode ser estimulada tanto por procedimentos como lasers, microagulhamentos e ultrassom quanto por substâncias injetáveis.

Alguns exemplos de bioestimuladores de colágeno são as aplicações de ácido hialurônico, fios de sustentação e protocolos de tratamento como o Sculptra.

Aqui na Clínica Master Health, nós temos uma estrutura completa com profissionais para realização de cirurgia plástica. Porém, o que você talvez não saiba é que nós também possuímos um centro estético.

Nossos profissionais são altamente qualificados. Portanto, eles podem indicar a você os melhores procedimentos para prevenir ou reverter o envelhecimento da pele.

Então, não espere mais! Acesse agora mesmo qualquer um dos canais de atendimento neste site e agende agora mesmo sua avaliação.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)