Fale Conosco Pelo Whatsapp

O comparativo dos resultados do antes e do depois de uma lipoescultura costumam despertar curiosidade entre aqueles que não estão satisfeitos com as formas do seu corpo.

O procedimento é cada vez mais procurado por homens e mulheres. Afinal, ele permite esculpir o corpo, aumentando e modelando áreas flácidas ou com pouco tecido adiposo.

Leia o nosso artigo e entenda melhor sobre os resultados da lipoescultura. Assim como a diferença entre essa cirurgia e a lipoaspiração, bem como suas recomendações!

O que é lipoescultura?

Quem nunca sofreu com a temida gordurinha localizada que não some com dieta nem com muitos exercícios?

Pois é, provavelmente você já enfrentou esse problema ou conhece alguém que passou por essa situação. Mas saiba que há um procedimento especializado para esses casos, a lipoescultura.

lipoescultura-06-master-health

A lipoescultura é um procedimento estético que permite remover gorduras localizadas em áreas do corpo onde há excesso e, posteriormente, reposicioná-las em outras regiões com o objetivo de melhorar o contorno corporal, dando a ele uma aparência mais harmônica e desenhada.

Através deste procedimento, a estrutura corporal pode ficar com um melhor aspecto. Afinal, ele permite distribuir o volume entre os locais que têm excesso e aqueles que têm pouca gordura.

A lipoescultura pode ser realizada em diversas regiões do corpo como glúteos (local mais conhecido), algumas áreas da face, coxas e panturrilhas.

Por fim, vale dizer que a lipoescultura é indicada para quem deseja apenas remodelar o corpo, e não perder peso. Afinal, esse não é o objetivo da cirurgia. Sendo assim, é importante manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Como o procedimento é feito?

A lipoescultura é realizada por meio de pequenos buraquinhos na pele feitos por um equipamento chamado cânula.

Primeiramente o cirurgião faz a marcação na pele, nos locais de onde serão retirados os excessos de gordura, em seguida, ele aplica o soro fisiológico e a anestesia no paciente, que pode ser geral, peridural ou local. Esta aplicação ajuda a reduzir o sangramento, dor e possíveis traumas cirúrgicos. Além disso, facilita a retirada da gordura.

Em seguida ele introduz as cânulas de lipoaspiração através da pele, as quais chegam até o tecido adiposo (região que se encontra sob a pele), de onde será aspirada a gordura localizada através de um sistema de vácuo. As cânulas são introduzidas em pontos que variam de acordo com a anatomia do paciente.

Ao extrair a gordura, o médico a separa em um aparelho especial que centrifuga os líquidos e realiza o tratamento da mesma, retirando o sangue, células de gordura rompidas e o anestésico. Após este procedimento a gordura é enxertada em um novo local, onde será feita a remodelagem corporal. Em geral, cerca de 40% a 50% da gordura injetada no corpo é reabsorvida pelo organismo, enquanto o restante permanece nas regiões a serem modeladas.

lipoescultura-03-master-health

As cicatrizes da lipoescultura são pequenas, medindo cerca de 5 a 10 milímetros e tendem a ficar invisíveis. O médico vai escolher regiões que sejam mais “escondidas” e que estejam mais próximas às áreas a serem aspiradas para realizar a incisão.

De forma geral, a lipoescultura dura cerca de 2 a 3 horas, variando de acordo com a quantidade de gordura a ser lipoaspirada. Contudo, o tempo de duração da cirurgia não deve ser confundido com o período no qual o paciente permanece no Centro Cirúrgico, pois isso envolve não só o procedimento cirúrgico, mas também fatores como a preparação para a cirurgia e a recuperação pós-operatória.

Volume de gordura retirada

Como toda cirurgia a lipoescultura também possui suas limitações. Tal como a realização do procedimento, a quantidade de gordura retirada do corpo varia de acordo com o biotipo de cada pessoa.

Há uma norma do Conselho Federal de Medicina que indica que seja retirado no máximo 7% do total do peso corporal caso seja utilizada a técnica úmida (em que se aplica uma solução fisiológica chamada Klein, que reduz o sangramento e trauma cirúrgico) e 5% do peso corporal caso seja utilizada a técnica denominada seca (onde não há a infusão da solução Klein).

Regiões do corpo onde a lipoescultura pode ser realizada

A princípio, é possível realizar o procedimento em qualquer região do corpo onde haja gordura localizada. No entanto, as áreas mais procuradas são os glúteos, a face, as mamas e, acredite, as mãos.

lipoescultura-05-master-health

Quando realizado nos glúteos, o procedimento possibilita aumentar o volume da região, deixando o bumbum maior e mais arredondado sem a necessidade do implante de próteses de silicone. Entretanto, quando realizada nas mãos e na face, o procedimento tem como intuito o rejuvenescimento dessas regiões.

Preparações para a cirurgia

Como em qualquer procedimento cirúrgico, a lipoescultura também requer cuidados anteriores à sua realização. Em geral, o médico solicitará exames laboratoriais com o intuito de verificar as condições clínicas do paciente.

Exames como o hemograma completo são essenciais para a verificação dessas condições, uma vez que através deles o médico consegue avaliar se o paciente está apto ou não para realizar a cirurgia.

Será necessário também que o paciente suspenda o uso de bebidas alcoólicas e cigarro com pelo menos 30 dias de antecedência, pois o consumo desses produtos podem interferir no processo de cicatrização pós-operatório.

Além disso, o mesmo deve evitar a ingestão de alguns alimentos, bem como utilizar determinados medicamentos que comprometam a cirurgia.

O médico informará ao paciente sobre esses cuidados, todavia, é necessário que o paciente informe ao mesmo sobre qualquer medicação que se faça uso, bem como qualquer outro fator que possa interferir na realização da cirurgia.

O pós-operatório da lipoescultura

Um ponto importante a ser ressaltado, o qual muitas pessoas negligenciam após realizar uma cirurgia, são os cuidados pós-operatórios.

A lipoescultura, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, requer atenção, pois boa parte dos resultados alcançados após o procedimento se dão na forma como o paciente lida com o pós-cirúrgico. Sendo assim, é importante ter em mente que serão necessários alguns cuidados para que o procedimento realizado tenha sucesso e os resultados desejados sejam obtidos.

Além disso, o paciente passará por algumas fases até que seja possível ver o resultado final da lipoescultura, o qual será percebido em um prazo de 90 dias ou mais, após a realização da cirurgia.

Dentre essas fases, é comum a presença de incômodos nas regiões onde a gordura foi aspirada e onde foi introduzida.

Durante as primeiras semanas o paciente deve apresentar sintomas como dores leves, hipersensibilidade em alguns locais e insensibilidade em outros, assim como o surgimento de alguns hematomas e inchaços. Contudo, é comum que o médico indique alguma medicação como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios para aliviar esses desconfortos, os quais devem diminuir em aproximadamente 21 dias.

Alguns médicos também indicam o uso de uma cinta modeladora durante os primeiros 45 dias. Ela ajudará a comprimir e reposicionar a pele, a mantendo no lugar onde deve permanecer. A recomendação vai depender da área em que a lipoescultura foi realizada.

Além disso, pode ser recomendada também sessões de drenagem linfática nas regiões onde foi retirada gordura.

Posteriormente, já será possível ter uma boa noção de como o corpo ficou.

lipoescultura-08-master-health

A prática de exercícios físicos deve ser retomada 30 dias após a realização da cirurgia. Entretanto, o paciente pode realizar caminhadas de forma moderada. Com relação a alimentação, é indicada uma dieta com alimentos saudáveis.

É recomendado que o paciente retorne às atividades do trabalho uma semana após o procedimento.

A lipoescultura é um procedimento bastante tranquilo e seguro. E o melhor de tudo, aliado à lipoaspiração, você poderá finalmente conquistar o corpo dos seus sonhos.

Diferenças entre lipoescultura e lipoaspiração

A lipoescultura é diferente da lipoaspiração, apesar de os nomes serem parecidos. Enquanto a lipoaspiração remove gordura localizada, a lipoescultura usa a gordura do próprio paciente para modelar o corpo.

Normalmente, o excesso de gordura é removido e enxertado em outra região do corpo, como os glúteos. Dessa forma, ela deixa o corpo com um aspecto mais bonito e proporcional.

Imagine, por exemplo, que você tem uma gordura localizada na área do abdômen, mas acha que o contorno dos seus quadris são “achatados”. A lipoaspiração entraria para eliminar essa gordura, enquanto a lipoescultura, para deixar o quadril mais bonito e harmônico.

Lipoescultura ou lipoaspiração: qual procedimento devo escolher?

Antes de definir qual procedimento você quer realizar, converse com um cirurgião plástico, pois somente ele pode dar orientações sobre qual cirurgia é mais indicada para você. Ele analisará seu biotipo e baseado nisso recomendará o procedimento mais correto.

Lipoescultura: o que esperar?

Os resultados da lipoescultura são excelentes em áreas em que há desequilíbrio na distribuição de gordura.

Os melhores resultados do antes e do depois de uma lipoescultura aparecem quando a gordura a ser removida se encontra em uma região com boa elasticidade de pele e sem excesso, evitando assim o risco de “sobras”. Em locais onde haja uma maior flacidez de pele é indicada a remoção da mesma para que a lipoescultura obtenha maior êxito.

lipoescultura-02-master-health

Além disso, para se obter um resultado satisfatório é necessário que o paciente possua boas condições clínicas e físicas e siga corretamente as orientações médicas após a cirurgia.

Benefícios da lipoescultura

Como falado ao longo deste artigo, a lipoescultura pode trazer vários benefícios ao paciente. Conheça alguns deles!

  • Eliminação de gorduras localizadas;
  • Aumento do volume em regiões com pouca expressão;
  • Melhora do contorno corporal, dando a ele uma silhueta mais volumosa, definida e harmônica;
  • Aumento da autoestima.

Contraindicações da lipoescultura

Apesar de ser uma cirurgia que não traz complicações sérias, a lipoescultura, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico requer cuidados.

Primeiramente, a lipoescultura não é uma cirurgia que tem como finalidade a perda de peso. Sendo assim, pacientes que desejam emagrecer, inicialmente, não devem se submeter a esse procedimento.

Outro fator que pode causar empecilhos são doenças prévias que o paciente possua, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, doenças autoimunes e anemias. Essas doenças ocasionam riscos não só na realização da cirurgia como também no pós-operatório.

Citando a diabetes como exemplo, doença que pode causar a obstrução dos vasos sanguíneos e prejudicar a oxigenação dos tecidos, acarretando em uma má cicatrização e em alguns casos levando a necrose tecidual.

Por isso é importante conversar com um médico antes de fazer qualquer procedimento como a lipoescultura. Pois, ele avaliará as reais condições e necessidades de se realizar tal cirurgia.

E quem quer tirar a gordura da barriga e colocar nos glúteos?

A lipoescultura é muito procurada pelas mulheres que desejam deixar o bumbum maior e mais empinado. Afinal, os efeitos da lipoescultura permitem obter esse resultado sem precisar colocar a prótese de silicone.

Dessa forma, o enxerto de gordura nos glúteos é um procedimento menos invasivo do que aquele que insere a prótese. Ainda assim, muitas mulheres têm dúvidas se a lipoescultura realmente traz um resultado satisfatório.

A boa notícia é que o enxerto de gordura no glúteo funciona sim! Além disso, a cirurgia permite deixar o contorno do bumbum mais firme, suave e, claro, natural.

lipoescultura-07-master-health

Frequentemente, a gordura é retirada da barriga para ser colocada nas nádegas. Assim, o médico consegue remodelar o bumbum e deixá-lo do jeito que você sempre sonhou!

Ao final da cirurgia, o resultado da lipoescultura permite uma barriga sequinha e um bumbum perfeito.

Lipoescultura vs. prótese de silicone nos glúteos

Se os resultados da lipoescultura ficam tão bonitos para a região dos glúteos, por qual motivo algumas mulheres ainda preferem a prótese de silicone?

É importante saber que em torno de 40 a 50% do enxerto no glúteo será absorvido nos meses seguintes ao procedimento. Por isso, o volume dessa região pode ficar menor do que o observado nos dias posteriores à realização da cirurgia. Sendo assim, não é possível ter uma precisão do volume final do bumbum. Dessa forma, você realmente só saberá o resultado final após 6 meses do pós-operatório.

E está aí o grande motivo que leva algumas mulheres a preferirem colocar a prótese de silicone nos glúteos. Afinal, nessa cirurgia é possível saber exatamente qual será o resultado final.

Definitivamente a lipoescultura pode mudar por completo o corpo de uma pessoa. No entanto, como em qualquer cirurgia plástica, os resultados precisam ser avaliados de acordo com cada tipo de corpo.

Por isso, é fundamental procurar um bom cirurgião plástico e, juntos, entender como alcançar o resultado desejado.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as últimas novidades sobre cirurgia plástica!

Agende já a sua avaliação clicando aqui e realize a sua tão sonhada lipoescultura!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)