Fale Conosco Pelo Whatsapp

Imagine que você está pesquisando sobre a possibilidade de colocar próteses. Então, surge a oferta sedutora de aumentar a região do corpo que você tanto sonha com uma alternativa mais barata, rápida, sem pós-operatório. Você se sentiria tentada a dar uma chance para esse procedimento? É assim que muitas pessoas caem na cilada do silicone líquido.

Quando se fala em silicone líquido, tudo o que parece maravilhoso e vantajoso a princípio se transforma em um grande pesadelo. Por isso, não pule este artigo. Vamos desvendar uma série de fatos sobre este procedimento e ajudar você a se livrar de uma grande armadilha. Continue a leitura!

O silicone líquido é igual ao da prótese?

Definitivamente, não! O silicone líquido é uma substância de uso industrial, muito utilizado tanto para a limpeza (isso mesmo, limpeza!) de peças, para lubrificar superfícies em constante atrito e também para fabricar produtos, inclusive na área de cosmética.

Além disso, o silicone também tem um alto poder de vedação e impermeabilização. Portanto, ele pode ser utilizado para impedir riscos em pisos nas obras, no segmento da construção civil, para vedar juntas de motores e escapamentos, para proteger componentes sensíveis de aparelhos eletrônicos e assim por diante.

Lendo isso, é possível que você esteja pensando: “podemos injetar um produto tão utilizado pela indústria, com finalidades tão distintas, em nosso corpo”? A resposta é, realmente, um sonoro “não”. No entanto, existem pessoas que oferecem procedimentos “alternativos” à prótese de silicone e, infelizmente, muitos pacientes caem nesta cilada.

Quando se trata do nosso corpo, o único uso possível do silicone líquido (também chamado de silicone industrial) é a fabricação de cosméticos como shampoos, condicionadores, máscaras para cabelo, protetores de pontas… Em resumo, ele pode fazer parte da fórmula de alguns produtos de uso externo.

Mamoplastia Master Health

Porém, quando a aplicação ocorre internamente, o silicone líquido representa um grande perigo para o organismo. A seguir, você vai descobrir tudo sobre esse risco e por que não embarcar em promessas milagrosas.

O que o silicone líquido causa no organismo?

A aplicação de silicone líquido para substituir próteses de silicone recebe o nome de bioplastia. Existem diversos tipos de bioplastia: com silicone, com hidrogel e PMMA (polimetilmetacrilato), uma espécie de acrílico.

Neste post, vamos explicar detalhadamente quais são os riscos da bioplastia com silicone líquido. Afinal, o que acontece quando uma pessoa aplica esse tipo de produto para aumentar os seios, o bumbum, para preencher os lábios ou qualquer outra finalidade estética?

Selecionamos, nos próximos tópicos, as principais complicações decorrentes da aplicação de silicone líquido:

Espalhamento do silicone pelo corpo

Quando um paciente coloca prótese nos seios, nos glúteos, na panturrilha ou em qualquer outra parte do corpo, não existe risco de o silicone vazar. Afinal, o revestimento do implante possui camadas altamente resistentes, que suportam até mesmo uma grande pressão.

O silicone líquido não é assim. Sua injeção diretamente no seio ou na parte do corpo que a pessoa deseja aumentar. Como não existe um revestimento, ele migra livremente para outras regiões. Portanto, a área da aplicação não fica com o volume desejado e esta substância ainda cria nódulos em diversos locais.

Então, como você pode ver, o silicone líquido já não passa no teste do resultado estético. O volume pode até ficar perfeito no dia, mas ao longo do tempo, ele se dispersa e essa realidade se torna completamente diferente.

Processos inflamatórios

Logo após a injeção de silicone sob a pele ou entre os músculos, o corpo inicia um processo inflamatório. Essa reação ocorre sempre que um elemento estranho penetra no organismo ou em resposta a um corte, lesão, invasão de microorganismos ou entrada de uma substância que ele não reconhece.

O silicone líquido, que é completamente diferente do gel utilizado na prótese, é extremamente agressivo para o corpo. Portanto, ele inicia uma inflamação que persiste e se intensifica ao longo das semanas, meses e anos. Em algumas áreas, essa inflamação se torna extremamente severa.

Assim, pessoas que optam por aumentar seios, glúteos e outras regiões do corpo com o silicone industrial começam a desenvolver abscessos, fístulas e granulomas. Essas complicações, além de incharem e deformarem o local, são dolorosas. O abscesso, por exemplo, acumula até mesmo pus.

A inflamação pode se tornar aguda em momentos específicos. Isso causa inchaços significativos. Já os granulomas são uma concentração de células imunológicas de tamanho maior que o normal que o corpo envia para esta região na tentativa de expulsar o agente invasor. Como o organismo não consegue se livrar do silicone líquido, isso deforma a região.

Surgimento de siliconomas

O siliconoma é um termo mais comum, simples e até mesmo popular que, na verdade, se refere a uma complicação chamada lipogranulomatose esclerosante.

Nós já vimos que, quando uma substância estranha entra no organismo, o sistema imunológico tenta eliminá-lo. Se ele não consegue, ele tenta outra estratégia: formar uma camada de tecido cicatricial em volta desses invasores para isolá-los das nossas outras células.

Agora, imagine que o nosso organismo tenta encapsular cada grupo de bolsas de silicone que se espalham pelo corpo. Isso significa que ele vai formar muitas cápsulas, que se transformarão em nódulos e deformarão toda aquela região, tornando-a completamente irregular, ondulada.

Como se isso não bastasse, o siliconoma causa inflamação, alterações na cor e textura da pele, ulcerações, formação de abcessos e fístulas, deformidades cicatriciais. Nos casos mais graves, o siliconoma causa a morte dos tecidos que ele afeta.

Quando um tecido do nosso corpo morre (necrose), os médicos não têm outra alternativa: eles precisam retirar cirurgicamente todo o tecido afetado e até um pouco mais, uma espécie de margem de segurança.

Portanto, a pessoa que fez a bioplastia com silicone tinha o desejo de aumentar o bumbum, por exemplo. Porém, em vez do resultado sonhado, ela pode ficar com uma verdadeira depressão neste local devido à necessidade de retirar o tecido necrosado. Você acha que vale a pena correr esse risco?

Impossibilidade de explante

Talvez você esteja imaginando: “posso colocar o silicone líquido, que é mais barato que a prótese. Se algo der errado, eu faço uma cirurgia e retiro”. Porém, isso não é possível. Como o silicone se espalha não só no local da aplicação, é impossível abrir esta região e simplesmente realizar o explante.

Muitas pessoas que realizam a bioplastia procuram o sistema de saúde para o explante. No entanto, essa cirurgia não existe. Devido às complicações, elas convivem com todos esses efeitos adversos diariamente ou precisam retirar os tecidos do corpo (seios, bumbum etc).

A vida de quem opta por viver com o silicone líquido não é nada fácil. Essas pessoas se tornam dependentes de anti-inflamatórios, corticoides e antibióticos. Por utilizá-los de forma contínua, isso traz uma série de prejuízos à saúde.

Risco de morte

A bioplastia é um procedimento que envolve risco de morte. Existem pacientes que passam mal logo após o procedimento. Elas apresentam febre, dificuldades respiratórias e muita dor. Se não forem socorridas a tempo, as chances de óbito são enormes. Mesmo diante do socorro, nem sempre é possível reverter o quadro.

Este perigo é ainda maior quando o “profissional” aplica o silicone em áreas muito vascularizadas, como os músculos dos glúteos, das coxas ou mesmo nos seios. A entrada dessa substância, mesmo que acidental, em veias e artérias, pode causar embolia pulmonar, necrose e óbito.

Outras vezes, esse risco se apresenta de forma tardia. Lembra que falamos que o silicone líquido pode causar a necrose dos tecidos? A necrose é uma condição muito séria, pois pode ser a origem de infecções graves, septicemia (reação extrema do organismo a infecções), amputações e morte.

Se o silicone líquido é perigoso, por que é permitido?

A grande questão é que o silicone líquido simplesmente não é permitido. Os “profissionais” que realizam este procedimento o fazem de maneira completamente irregular, transgredindo a lei, de forma clandestina e contrariando todas as recomendações e normas da Anvisa.

Inclusive, isso é mais um risco decorrente da bioplastia. Como ela não é permitida, às clínicas clandestinas não se adaptam a padrões de segurança. Consequentemente, o paciente fica ainda mais exposto a perigos. Não é incomum o procedimento ser realizado na casa do paciente ou do “profissional”.

No passado, existia a possibilidade de aplicar silicone líquido no corpo. Nos Estados Unidos, na década de 1950, ele era a modinha do momento. Porém, à medida que os anos passavam, surgiam casos e mais casos mostrando que não se tratava de uma alternativa segura para os pacientes.

Os inúmeros casos levaram o Food and Drug Administration (FDA) americano — uma agência semelhante à Anvisa, no Brasil e que regula procedimentos relacionados à saúde — a proibirem o uso do silicone líquido em procedimentos estéticos ou sua aplicação interna.

No Brasil, esta prática também é proibida. Portanto, de acordo com o Código Penal Brasileiro, trata-se de um crime contra a saúde pública.

Agora você já entendeu quais são os riscos de tentar usar o silicone líquido para finalidades estéticas. Quer saber mais sobre a única cirurgia que realmente dá volume aos seios, bumbum e outras regiões do corpo de forma segura e definitiva?

Então, continue aqui no blog e confira nosso conteúdo completo sobre a prótese de silicone!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.