Fale Conosco Pelo Whatsapp

Afinal, o que é melhor: colocar a prótese por cima ou por baixo do músculo peitoral? Para alguns médicos, nenhuma das duas alternativas. Eles adotaram a técnica dual plane no aumento mamário e defendem suas vantagens como um avanço significativo para a cirurgia plástica.

E você, já ouviu falar na técnica dual plane? Conhece suas vantagens e desvantagens? Quer saber se ela é a melhor alternativa para aumentar os seios mantendo a aparência natural? Se você não conhece esta possibilidade ou tem dúvidas a respeito deste assunto, continue a leitura!

Neste post, nós vamos desvendar tudo o que você precisa saber sobre a técnica dual plane. Então, prepare-se para conhecer mais esta opção para sua cirurgia plástica.

O que é a técnica dual plane?

A técnica dual plane para implantes mamários é uma abordagem cirúrgica inovadora. Ela é uma alternativa para os casos em que o cirurgião precisa conciliar alguns benefícios da posição submuscular (atrás do músculo peitoral) e subglandular (atrás da glândula mamária).

Para isso, o médico não utiliza exclusivamente nenhuma dessas posições. Ele faz uma incisão e cria um plano para o implante, ou seja, um espaço onde ele colocará a prótese.

Este plano é aberto de tal forma que a parte superior da prótese fique coberta pelo músculo peitoral. Já a parte inferior fica à frente do músculo, sendo coberta apenas pelo tecido mamário. Portanto, ele utiliza um pouco de cada uma das técnicas mais comuns.

Mamoplastia Master Health

Quais são as vantagens da técnica dual plane?

É válido destacar que não podemos dizer que a técnica dual plane é superior às outras. Afinal, grande parte das pacientes pode ser atendida perfeitamente em suas necessidades colocando o silicone sob o músculo ou sob a glândula mamária.

Porém, cada paciente é única. Em alguns casos, elas apresentam determinadas características que fazem com que essas técnicas não sejam as mais adequadas para a obtenção de um resultado satisfatório. Então, a técnica dual plane pode ser a solução.

Nesses casos, em que a técnica é indicada, ela oferece uma série de benefícios. Essas vantagens abrangem desde a estética até a funcionalidade, proporcionando resultados que são tanto visualmente atraentes quanto confortáveis para a paciente.

A seguir, falaremos sobre as vantagens desta técnica, desde que ela tenha uma indicação precisa:

O dual plane pode reduzir a visibilidade e palpabilidade da prótese

Algumas pacientes realmente desejam que a prótese fique bem visível, com o colo destacado. Elas amam esse efeito turbinado. No entanto, muitas outras se assustam com essa possibilidade. Elas não querem esse resultado e esperam naturalidade e discrição.

No entanto, não é incomum o médico encontrar uma dificuldade: muitas dessas pacientes que desejam um resultado natural têm pouquíssimo tecido mamário. Outras vezes, a pele do seio é bem fina, incapaz de cobrir adequadamente a prótese.

A técnica dual plane é uma das alternativas para solucionar este problema. Ao posicionar a parte superior do implante sob o músculo peitoral, o médico proporciona uma camada adicional de cobertura sobre o implante, reduzindo significativamente o risco de seus contornos se tornarem aparentes.

Portanto, a técnica dual plane é especialmente benéfica nesses casos, pois ela reduz o risco de os implantes ficarem visíveis ou palpáveis.

Integração suave com o tecido mamário

Outra vantagem importante da técnica dual plane é a maneira como a parte inferior do implante se integra com o tecido mamário existente. Afinal, como você se lembra, esta parte da prótese não fica coberta pelo músculo. O médico a posiciona atrás da glândula mamária.

Portanto, a parte inferior da prótese se posiciona de uma maneira mais superficial. Com isso, ocorre uma transição mais suave entre o implante e o tecido da mama.

Assim, o contorno da mama fica extremamente natural, imitando a queda natural dos seios. Essa alternativa é perfeita para mulheres com pouca cobertura mamária, seja de tecido glandular ou de pele.

Adaptabilidade da técnica dual plane

A técnica dual plane é altamente adaptável. Por isso, ela permite ajustes personalizados com base nas características anatômicas e nas preferências estéticas de cada paciente. Ela é, inclusive, uma possibilidade para atender necessidades que outras técnicas não suprem.

Um bom exemplo é o de pacientes com uma leve ptose mamária. O posicionamento do implante, o fato de ele ter a parte superior sob o músculo peitoral e a parte inferior sob o tecido mamário, proporciona um efeito lifting muito suave.

Afinal, nesta posição, o implante ajuda a preencher a parte inferior do seio, levantando-o ligeiramente e melhorando sua forma geral. O próprio contorno também melhora, criando um efeito visual de elevação.

Porém, fique atenta. Não estamos dizendo, sob nenhuma hipótese, que o silicone dual plane substitui a mastopexia (lifting mamário). Destacamos apenas que, em alguns casos específicos, quando a flacidez é realmente muito leve, esta técnica pode ser uma alternativa para solucionar este problema.

Minimização de Complicações

As complicações com o silicone são cada vez mais raras. No entanto, mesmo que a probabilidade seja ínfima, elas podem ocorrer. Um bom exemplo é a contratura capsular, ou seja, a formação de uma cápsula rígida ao redor do implante, que pode levar à necessidade de troca da prótese.

Em alguns casos, especialmente quando a paciente é reincidente, o médico costuma recomendar que a nova prótese seja colocada atrás do músculo peitoral. Nesta região do corpo, a possibilidade de formação desta cápsula é muito menor.

Ao posicionar a parte de cima da prótese atrás do músculo peitoral, a técnica dual plane reduz as chances de uma contratura capsular. Ela ainda diminui o risco de deslocamento do implante, visto que ele terá um suporte muscular mais efetivo.

Desta forma, além de reduzir possíveis complicações, a paciente tem a possibilidade de ter uma cicatrização melhor e ainda manter a integridade estética dos resultados a longo prazo.

Como é a recuperação após o aumento mamário?

A recuperação após uma cirurgia de mamoplastia de aumento é crucial para que as pacientes obtenham um bom resultado e evitem complicações. Por isso, esse aspecto deve ser considerado antes mesmo de realizar o procedimento.

Embora a técnica dual plane, quando bem indicada, ofereça muitas vantagens em termos de resultados estéticos, o processo de recuperação pode variar. A cicatrização depende de vários fatores, incluindo a saúde geral do paciente, tamanho dos implantes, práticas específicas do cirurgião e atenção às recomendações para o pós-operatório.

De forma geral, podemos dizer que os principais cuidados quanto à recuperação são:

Cuidados na fase inicial da recuperação

Embora o pós-operatório da mamoplastia de aumento seja um dos mais tranquilos do universo da cirurgia plástica, alguns incômodos são naturais nas primeiras 24 a 48 horas após o procedimento.

Neste período as pacientes costumam sentir um pouco de dor e desconforto na área operada. O inchaço é, provavelmente, o que chama mais a atenção, pois realmente o corpo retém líquidos neste primeiro momento em que ocorre todo um processo inflamatório para que, em seguida, o organismo inicie a cicatrização.

O cirurgião prescreve tanto antibióticos, que previnem infecções, quanto medicamentos anti-inflamatórios e para a dor. Portanto, esses sintomas iniciais são gerenciáveis e o desconforto é bastante suportável.

Ainda falando sobre esse primeiro momento, o repouso é indispensável. A paciente pode se movimentar com cuidado em seu quarto ou em casa, assim que tiver alta. No entanto, ela deve se deslocar com cuidado, não se apoiar nos braços e nem fazer esforço.

Cuidados pós-operatórios

No pós-operatório, a paciente precisa seguir uma série de recomendações. Elas incluem cuidados com as incisões, manter a área limpa e seca, e atender a quaisquer recomendações específicas para a troca de curativos.

Porém, as principais recomendações se relacionam ao esforço, movimentação e repouso. As pacientes não devem levantar objetos pesados e precisam limitar a elevação dos braços acima da cabeça por cerca de duas semanas após a cirurgia. Isso evita o estresse sobre as incisões e os tecidos em cicatrização.

As pacientes devem descansar neste período, evitando até mesmo as tarefas domésticas. O uso de um sutiã cirúrgico é indispensável para reduzir o inchaço, modelar os seios e manter os tecidos estáveis, o que facilita sua cicatrização.

Retorno às atividades normais

Para as pacientes que realizam trabalhos mais sedentários, com atividades no computador ou telefone, é possível voltar ao trabalho cerca de uma semana após a cirurgia, desde que em sistema de home office. No entanto, se as atividades exigem esforço físico, é preciso aguardar a liberação médica.

O retorno aos exercícios não ocorrerá antes de 30 dias após a cirurgia e precisa acontecer de forma gradual, sempre sob orientação médica. O cirurgião fornecerá um cronograma detalhado para retomar essas atividades com base no ritmo de recuperação e cicatrização de cada paciente.

Acompanhamento médico

Não se esqueça de que as consultas de acompanhamento com o cirurgião fazem parte do processo de recuperação. Elas permitem que o profissional avalie a cicatrização, o posicionamento dos implantes e a progressão geral da paciente.

Embora esse processo de recuperação da técnica dual plane possa envolver um certo desconforto inicial e um período de ajuste, seguir cuidadosamente as instruções pós-operatórias e manter uma comunicação aberta com o cirurgião possibilita uma recuperação suave e resultados satisfatórios.

Além disso, não utilize acessórios ou medicamentos sem a liberação do seu médico. Recursos como a fita de silicone e a faixa compressora podem ser necessários em alguns casos, mas prejudicar a cicatrização e recuperação da paciente quando utilizados indevidamente.

Como saber se a técnica dual plane é a melhor opção para mim?

Como você viu, a técnica dual plane apresenta algumas vantagens. Porém, nem todas as pacientes precisam desses benefícios. A maioria obtém um resultado extremamente satisfatório ao colocar o silicone na posição submuscular ou subglandular.

Então, para saber qual é a técnica mais apropriada para você, consulte um cirurgião plástico capacitado, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele avaliará todas as suas características, seu biotipo, suas medidas, espessura do tecido mamário da sua pele e, a partir de todos esses dados, apresentará a melhor solução para você alçar os melhores resultados.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre a técnica dual plane. Gostou do post? Quer acompanhar outros conteúdos sobre cirurgia plástica, estética e beleza? Então, siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.