A toxina botulínica é popularmente conhecida por botox (nome comercial). Trata-se de uma substância líquida produzida pela bactéria Clostridium botulinium.
Como o botox age?
A toxina bloqueia os sinais que são levados aos músculos, ocasionando um relaxamento muscular em regiões que, quando muito articuladas, podem causar as chamadas marcas de expressão, ou mesmo rugas.
O resultado do botox é imediato?
O resultado é gradual e seu efeito máximo pode ser visualizado após duas semanas da aplicação, podendo variar de caso para caso.
Quanto tempo em média dura o efeito de uma aplicação de botox?
O efeito pode durar até seis meses, dependendo de cada caso.
Os resultados do botox são artificiais?
Não. Resultados artificiais podem surgir quando se dá um espaço de tempo muito curto entre as aplicações. Por isso, procure um profissional de confiança que realizará o procedimento de modo adequado, respeitando os intervalos de aplicação, para evitar a artificialidade dos resultados.
A aplicação do botox é dolorosa?
A aplicação tende a ser indolor, uma vez que as agulhas utilizadas são muito finas e utilizadas apenas no local a ser corrigido. O paciente sente apenas a picada na região.
Existe restrição ao uso do botox?
As aplicações não são feitas em pacientes alérgicos ao produto (verificado através de exame), pessoas com infecções na região a ser tratada, gestantes ou lactantes.
Terei de repousar após a aplicação do botox?
Não é necessário repouso, mas o paciente deve ter o cuidado de não deixar a região que recebeu a aplicação entrar em contato com nada até quatro horas após a aplicação, a fim de evitar irritações na pele.
A cada sessão terei uma cicatriz?
Não. A nova incisão é realizada através da antiga, portanto a cicatriz resultante será única.
O botox pode ser utilizado para aumentar os lábios?
Não, essa não é a função do botox. A toxina causa o relaxamento da musculatura. O tratamento indicado para aumentar o volume dos lábios é o preenchimento labial.
O botox substitui a cirurgia plástica?
Não. O botox ameniza rugas e sinais de expressão, mas não tem a mesma capacidade de suavizar o envelhecimento natural como uma cirurgia plástica.",