Toxina Botulínica
Popularmente conhecida como Botox®, a toxina botulínica tipo A é um complexo protéico modificado. A partir da bactéria anaeróbica Clostridium botulinum são produzidos diferentes tipos de toxina botulínica, A, B, C1, D, E, F e G, sendo o tipo A a de maior duração e efetividade como tratamento terapêutico.
Botox® é a denominação de uma marca americana, primeira a utilizar a toxina botulínica com finalidade estética, em rugas de expressão. É comum se deparar não só com Botox®, mas também Dysport® e o Prosigne®, denominações de outras marcas da toxina.
Apesar do termo Botox® ser bastante comum, o uso da toxina botulínica tipo A para fins cosméticos só foi aprovado em 2002 pela FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, ainda que desde 1989 tenha sido aprovada a aplicação em casos de estrabismo. Em 2004, a marca Botox® também recebeu aprovação para o tratamento de hiperidrose. Já no Brasil, a marca teve sua aprovação em 1992 para indicações terapêuticas e oito anos mais tarde para tratamento de rugas e hiperidrose (suor excessivo) nas axilas e palmas.
Aplicação da toxina botulínica tipo A – (Botox®)
A toxina botulínica tipo A é usada em forma injetável e tem como intuito bloquear a liberação de acetilcolina – neurotransmissor responsável por encaminhar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos. Desta maneira, a toxina faz com que o músculo não receba a mensagem e, assim, não faça o movimento de contração.
É comum o receio de que a toxina interfira de tal modo na musculatura facial que a paralise por completo, entretanto, ela não possui efeito definitivo. Sua função não é paralisar, mas relaxar a musculatura, a fim de evitar contrações involuntárias.
Algumas reações adversas como queda das pálpebras ou até aparência “esticada” podem ocorrer devido a má escolha do local para aplicação. Por isso, é imprescindível que seja feita por um profissional capacitado. O efeito adverso possui o mesmo tempo de duração que qualquer aplicação da toxina, de quatro a seis meses.
A toxina botulínica tipo A interfere apenas na capacidade de contração da musculatura, de acordo com o local de sua aplicação. Com o objetivo de suavizar rugas e linhas de expressão, a aplicação de toxina botulínica tem seu efeito completo em até dez dias, sendo possível notar alguma diferença já nas primeiras 24 horas. Após o período de quatro a seis meses, ela pode ser reaplicada.
Tratamentos e indicações da toxina botulínica tipo A – (Botox®)
Além de amenizar rugas e linhas de expressão, a substância também pode ser usada para o tratamento de crianças com problemas musculares, permitindo maior flexibilidade em pernas e braços devido a sua propriedade relaxante. A aplicação de toxina botulínica ainda é indicada no tratamento de estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias,espasticidade, hiperhidrose palmar e axilar, incontinência urinária e bexiga hiperativa.
Veja os destaques dos nossos eventos
Av. Paulista, 491, São Paulo - SP
Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César
Unidade Paulista
Av. Paulista, 491, São Paulo - SP
Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César
Produzido por: