Fale Conosco Pelo Whatsapp

Em algum momento da vida, com certeza você já ficou com o nariz entupido. Agora, imagine a agonia de sentir o nariz entupido o tempo inteiro. Ter dificuldades para respirar durante uma atividade física, sofrer alterações na voz ou mesmo acordar sufocado no meio da noite… como se isso não bastasse, alguns dos problemas que causam o entupimento do nariz estão relacionados ainda ao surgimento de incômodos como ronco, apneia do sono, dores de cabeça, entre outros.

Tudo isso faz parte da rotina de quem sofre com o nariz entupido, seja devido a causas fisiológicas ou anatômicas.

Se você se identificou com esses problemas, continue a leitura, vamos explicar quais são as principais causas do nariz entupido e também em que casos o problema só pode ser resolvido por meio da cirurgia.

Quais são as causas do nariz entupido?

Nariz entupido é um problema muito comum. Infelizmente ele afeta grande parte da população em algum momento de suas vidas, embora seja mais comum entre crianças, o entupimento pode continuar na vida adulta.

O nariz entupido pode ser causado por diversas razões e torna-se bastante frequente as pessoas apresentarem alergias, rinites, infecções, resfriados, reações a mudanças climáticas, entre outras.

Existem causas anatômicas que podem levar ao entupimento do nariz, entre elas, podemos destacar como o desvio de septo, a hipertrofia dos cornetos e a adenoidite.

Hoje você vai descobrir quais são os principais problemas que levam ao entupimento do nariz e a solução para eles, falaremos também sobre as causas anatômicas que são as menos conhecidas.

Aproveite a leitura e entenda tudo sobre esse tema!

Causas não anatômicas para o entupimento do nariz

As causas não anatômicas para o entupimento do nariz são bastante comuns. Elas não são causadas por uma alteração em órgãos, mas pelo mau funcionamento de uma série de sistemas do organismo. Saiba mais a seguir.

Alergias que causam entupimento do nariz

Um exemplo dessas situações são as alergias. Elas são causadas por uma reação do sistema imunológico a condições que as células de defesa interpretam como uma ameaça ao organismo, mesmo que não sejam.

Em resumo: uma pessoa pode ter reações alérgicas quando tem contato com poeira, pelos de animais, mofo, pólen e até mesmo alimentos. Algumas alergias geram reações na pele e outras entupimento do nariz.

Infecções que causam o nariz entupido

Outra causa não anatômica para o entupimento do nariz é a infecção por vírus e bactérias. Isso é o que acontece quando a pessoa sofre com resfriados, gripes, sinusites ou rinites.

Embora grande parte das pessoas não saiba, existem dois tipos de rinite: a rinite alérgica e a rinite não alérgica.

A rinite alérgica é uma reação do sistema imunológico a substâncias inofensivas, como poeira, pelos de animais, ácaros, pólen, entre outras. Portanto, ela se enquadra nos problemas do tópico anterior.

Já a rinite não alérgica pode ser causada por diversos fatores, como infecções virais, irritantes nasais, medicamentos e alimentos. Em algumas pessoas, as alterações do clima também causam rinites.

Tabagismo causa entupimento do nariz

Fumar também pode irritar as vias respiratórias. Afinal o cigarro despeja uma série de substâncias tóxicas no organismo que afetam o sistema respiratório e muitos outros órgãos.

Por isso, uma das consequências do ato de fumar pode ser o entupimento do nariz. No entanto, esse sintoma está longe de ser o mais grave que uma pessoa tabagista enfrenta ao longo da vida.

Tratamento do entupimento do nariz por causas não anatômicas

Cada uma das situações acima exige tratamentos específicos, de acordo com a causa do entupimento do nariz. Assim, alguns pacientes necessitam de medicamentos, outros de redução da exposição ao agente alérgeno.

Por isso, diante do entupimento de nariz é muito importante procurar o médico para investigar as causas do problema e solucioná-lo de forma adequada.

Causas anatômicas do nariz entupido

Além dessas causas bastante comuns de nariz entupido, existem problemas anatômicos que grande parte das pessoas desconhecem. Isso significa que existem alterações em estruturas que contribuem para a respiração.

Veja quais são as principais causas anatômicas do nariz entupido:

Nariz entupido por desvio de septo

O desvio de septo é uma condição em que o septo nasal, a estrutura que separa as narinas e deveria formar duas cavidades simétricas está desviado para um dos lados.

Embora não seja um problema muito conhecido, o desvio de septo é bastante comum, até 85% da população apresenta esta condição, sendo que a maioria não tem consciência disso.

Porém existem graus diferentes de desvio de septo e muitas vezes ele não provoca grandes transtornos. No entanto em outras pessoas ele obstrui parcial ou totalmente uma das narinas e quando isso acontece, ocorre um prejuízo à respiração, essa condição pode ser congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida (como resultado de uma lesão no nariz, pancadas, acidentes, fraturas etc).

O desvio de septo pode levar ao entupimento do nariz, afinal a curvatura interna obstrui a passagem de ar e esse não é o único problema decorrente dessa alteração anatômica.

A obstrução do fluxo de ar pode causar uma pressão negativa na cavidade nasal e como consequência a pessoa pode sentir dores de cabeça, sinusites e aumentar a incidência de infecções respiratórias.

Entupimento do nariz devido à adenoide

A adenoide costuma ser um problema um pouco mais conhecido que o desvio de septo, pois se trata de um diagnóstico relativamente comum em muitas crianças. Mas você sabe o que são a adenoide e a adenoidite?

Para começar é importante entender que a adenoide é um tecido linfático localizado na parte de trás do nariz na região da nasofaringe, ela faz parte do sistema imunológico, portanto ela ajuda a combater infecções, mas em algumas pessoas esse tecido simplesmente começa a aumentar seu volume, desta forma ele ocupa um espaço adicional e obstrui a passagem de ar pelo nariz, levando ao entupimento nasal.

Como se isso não bastasse, a adenoide pode ser acometida por infecções causadas por vírus ou bactérias que inflamam este tecido, trata-se da adenoidite.

Portanto, além do entupimento “normal” do nariz a pessoa pode ter coriza, dores de garganta, tosse, febre e dores de ouvido.

Entupimento nasal por hipertrofia dos cornetos

Finalmente, nós temos a hipertrofia dos cornetos como uma das causas do entupimento nasal. Esta é uma alteração anatômica pouco conhecida e muitas vezes confundida com adenoide.

Os cornetos nasais são estruturas ósseas que existem em nosso nariz, eles são revestidos por uma mucosa e sua função é ajudar a umidificar, filtrar e aquecer o ar inspirado.

Porém, em algumas pessoas, os cornetos se tornam excessivamente grandes. Portanto, ocorre a hipertrofia (crescimento) dos cornetos. Devido ao tamanho anormal, eles obstruem a passagem do ar e dificultam a respiração.

Mas o que causa a hipertrofia dos cornetos? Podemos destacar as alergias, infecções crônicas, desvio de septo, rinite e sinusite entre os principais causadores deste problema.

Mais uma vez, os sintomas incluem o nariz entupido, mas a pessoa também pode manifestar dificuldade para respirar pelo nariz, coriza, roncos e dores de cabeça.

Correção das causas anatômicas do nariz entupido

Em alguns casos leves de crescimento da adenoide ou hipertrofia dos cornetos, os médicos indicam tratamentos com descongestionantes nasais, corticoides e medicamentos antialérgicos.

Embora esses medicamentos consigam aliviar os sintomas dos pacientes, eles não solucionam as causas do problema. Portanto, a pessoa pode ter novos episódios de entupimento nasal.

Porém, a vantagem de um diagnóstico de causas anatômicas para o nariz entupido é o fato de que esses problemas podem na maioria das vezes ser corrigidos definitivamente com cirurgia.

Temos então o seguinte cenário, tanto no caso de desvio de septo quanto de crescimento da adenoide e hipertrofia dos cornetos, o cirurgião consegue alterar essas estruturas para acabar com o incômodo e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Em todos esses casos, a cirurgia recomendada é a rinoplastia, mas com características diferentes. Na correção do desvio de septo, por exemplo, haverá uma remodelagem de ossos e cartilagens.

Porém, quando o paciente precisa reduzir os cornetos nasais, os médicos realizam um procedimento conhecido como turbinectomia ou turbinoplastia que reduz essas estruturas e melhora a respiração.

Existe ainda outro fato bastante importante a respeito dessas cirurgias. A correção funcional pode ser combinada a alterações estéticas como redução ou aumento do nariz, bem como sua remodelagem.

Portanto, se você sofre com esse entupimento crônico do nariz devido a causas anatômicas e também se sente insatisfeito com o tamanho ou formato deste órgão, vale a pena buscar um cirurgião plástico.

Após avaliar seu caso, ele poderá indicar uma cirurgia que corrija os dois problemas ― o funcional e o estético ― de uma só vez. Assim, você poderá respirar aliviado e conquistar o a sua nova versão que sempre sonhou.

Que tal acabar com o nariz entupido de vez?

E você sofre do nariz entupido? Já investigou as causas do problema? Fez exames para saber se não existe nenhuma alteração anatômica que está prejudicando sua respiração?

Então, não perca tempo! Marque sua avaliação com nossa equipe agora mesmo e descubra se você pode fazer uma correção funcional e estética em um único procedimento!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)