Fale Conosco Pelo Whatsapp

A rinoplastia está sempre entre as cirurgias plásticas mais realizadas no país. Isso acontece porque, diferentemente de outros procedimentos, tanto homens quanto mulheres desejam ter um nariz bonito.

Portanto, se outras cirurgias plásticas são feitas quase que exclusivamente por mulheres, a rinoplastia agrada a todos os públicos. Mas você sabe como essa cirurgia é feita? Como ficam as cicatrizes? Então continue a leitura!

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica para correção do nariz. Ela pode ter um objetivo funcional, que é a solução do desvio de septo, mas geralmente é realizada por uma finalidade estética para obter um nariz bonito.

Quem sofre com o desvio de septo tem uma obstrução nas narinas. Portanto, nesses casos, a rinoplastia ajuda a melhorar a respiração e, consequentemente, impacta positivamente na qualidade de vida.

Outra possibilidade é realizar a rinoplastia junto com a cirurgia para adenoide. Nesses casos, o procedimento combina uma correção estética com a retirada de carne esponjosa no nariz.

Já nos casos em que a rinoplastia é meramente estética, ela também ajuda as pessoas a terem uma vida melhor. Afinal, este é um problema que pode causar incômodos com a aparência e baixa autoestima.

A prova disso é que o nariz está entre os principais motivos para que crianças e adolescentes sofram bullying na escola. Porém, mesmo na vida adulta, a pessoa precisa lidar com apelidos e zombarias.

Com a rinoplastia, o paciente obtém a solução para todos esses problemas. O médico pode aumentar ou reduzir o tamanho, alterar seu formato, largura das asas, entre outras possibilidades.

Como a rinoplastia pode deixar seu nariz bonito?

O objetivo da cirurgia varia de acordo com as necessidades de cada paciente. Portanto, para corrigir o nariz, a rinoplastia pode realizar as seguintes alterações na aparência:

Aumentar o tamanho

Quem tem nariz grande se surpreende ao descobrir que outras pessoas sofrem quando o nariz é muito pequeno. Porém, isso acontece e é um problema bastante frequente.

A beleza está relacionada à harmonia. Portanto, um nariz muito pequeno, com medidas que destoam dos outros traços do rosto, também não é a opção mais adequada.

Nesses casos, o médico faz alterações no formato e no tamanho do nariz para deixá-lo proporcional. Ele pode enxertar principalmente cartilagem e ossos para que ele fique maior.

Redução do tamanho

Esta é uma das situações mais comuns nos consultórios de cirurgia plástica. Afinal, um nariz grande chama muito a atenção, destoa do restante da face e causa constrangimento.

Porém, é possível resolver o problema com a rinoplastia. Para isso, o médico serra e lixa o osso do nariz, remodelando-o e reduzindo seu tamanho. O resultado é bastante satisfatório.

Alteração do formato do nariz

Algumas pessoas têm um nariz de tamanho proporcional. Porém, elas são extremamente insatisfeitas com o formato e desejam mudar esse traço. A rinoplastia tem uma solução para cada um desses problemas.

Infelizmente, as pessoas até dão apelidos para esses narizes, o que causa um incômodo ainda maior. Ao chegarem ao consultório, os pacientes relatam nomes como:

  • Nariz de batata;
  • Coxinha;
  • Tucano;
  • Bruxa;
  • Nariz quebrado ou torto;
  • Nariz largo.

É importante notar o quanto a individualidade faz diferença na cirurgia plástica. Não existe uma fórmula única para que o médico solucione cada um desses problemas. Ele precisa harmonizá-los considerando suas características únicas.

Portanto, em alguns casos, ele precisará serrar ossos e retirar cartilagens. É o caso do nariz de tucano ou nariz de bruxa, por exemplo. Será necessário retirar volume na parte de cima do nariz.

Já em outros casos, a solução é retirar excesso de pele e outros tecidos que criam um volume natural. Nesta lista que mencionamos, isso acontece com o nariz de batata e com o nariz largo.

Também existem situações em que o cirurgião equilibra a proporção tirando volume de uma região e colocando em outra.

No nariz adunco ou de bruxa, por exemplo, além de reduzir o osso da parte superior, é preciso fazer um enxerto para levantar a ponta.

Tudo isso mostra o quanto o trabalho do cirurgião plástico exige atenção aos detalhes, apuro estético e domínio da técnica, ainda mais se tratando de um traço do rosto, que deixará o resultado da cirurgia muito visível.

Como ficam as cicatrizes da rinoplastia?

A rinoplastia está entre as cirurgias plásticas com cicatrizes muito discretas. Em alguns casos, elas ficam dentro do próprio nariz e, portanto, invisíveis para quem observa a pessoa.

No entanto, nem sempre é possível fazer todas as alterações sem deixar a cicatriz visível. Neste caso, a incisão fica na base do nariz, na área central ou nas duas narinas.

Para que você entenda melhor, vamos explicar as diferenças entre a rinoplastia fechada e aberta. Veja a seguir!

Rinoplastia fechada não deixa cicatriz visível

Na rinoplastia fechada, o médico faz as incisões apenas na parte interna do nariz. Portanto, ele realiza todas as ações necessárias, como alterar ossos, cartilagem ou inserir enxertos sem abrir a columela.

A columela é aquele tecido que nós observamos externamente, que separa as narinas. Assim, nesse tipo de procedimento, o cirurgião não abre nenhuma pele externa para acessar as estruturas do nariz.

Entre as vantagens da rinoplastia fechada, além da cicatriz invisível, está a facilidade de recuperação. A região operada tende a ficar menos inchada, o que acelera a cicatrização.

Rinoplastia aberta para correções significativas no nariz

Porém, muitas vezes o nariz do paciente precisa de alterações que requerem mais espaço. Nesses casos, o médico não consegue fazer uma rinoplastia fechada.

A rinoplastia aberta é necessária nessas situações. Ela permite que o médico visualize bem as estruturas internas da região operada, além de garantir um espaço maior para manobras.

Na rinoplastia aberta, o médico faz uma pequena incisão na columela. Como já dissemos, esta é a parte visível que divide as duas narinas. Então, a seguir, ele ergue a pele, tendo acesso completo aos ossos, cartilagens e demais estruturas.

As desvantagens da rinoplastia aberta são um inchaço maior e um certo desconforto no pós-operatório. Afinal, a lesão envolve a pele, o que exige um esforço maior do organismo para cicatrização e recuperação.

Também não podemos nos esquecer de que, após a rinoplastia aberta, o paciente fica com uma pequena cicatriz, um traço exatamente na região da columela.

No entanto, essas pequenas desvantagens são compensadas pelo fato de que o médico tem total liberdade para alterar o tamanho e o formato, gerando um excelente resultado.

Agora você já sabe como conquistar um nariz bonito por meio da rinoplastia. E você, tem alguma insatisfação com o seu? Gostaria de corrigi-lo por meio da cirurgia plástica?

Então não perca tempo! Agende sua avaliação com nossos especialistas e corrija seu nariz de uma vez por todas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)