Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem não está contente com o formato das suas orelhas e sonha em poder corrigi-las já deve ter se perguntado: como é o processo da cirurgia de otoplastia e o que mudará em minha vida depois de fazer a cirurgia de orelhas de abano?

Continue lendo e descubra tudo no texto que preparamos para você!

O que é otoplastia?

Trata-se da técnica cirúrgica criada para corrigir as orelhas de abano e outros problemas em seu formato. Ela é uma intervenção simples e que apresenta recuperação muito tranquila. Cerca de 80% do resultado final é notado em poucas semanas.

Quais são as indicações da cirurgia de otoplastia?

A melhor maneira de saber se a cirurgia de otoplastia é indicada para você, é descobrindo todas as deformidades que ela corrige. Isso porque pode ser que você tenha alguma delas. Confira todas as indicações abaixo:

Orelhas de abano

Os candidatos à otoplastia são as pessoas que possuem orelhas de abano cujas cartilagens superiores são projetadas para fora em vez de permanecerem perpendiculares à cabeça.

Além das orelhas de abano, a otoplastia corrige outros tipos de deformidade, como condições genéticas e causadas por traumas. Saiba quais são elas:

Fatores genéticos

Microtia

É quando o bebê nasce sem a orelha, com a estrutura muito pequena ou com apenas algumas partes da orelha.

Macrotia

São as orelhas muito grandes. A macrotia é muito comum em pacientes idosos. Eles notam que o lóbulo auricular está crescendo muito, de maneira desproporcional.

Mas o bebê também pode nascer com o problema. Nesse caso, é o pavilhão auricular que é muito maior do que o normal.

Orelha constricta

A orelha é cheia de voltas e dobras naturais. Mas algumas pessoas têm a orelha mais “enrolada” que o esperado.

Falta de simetria

As orelhas assimétricas se apresentam em níveis de altura diferentes e podem ter tamanhos desiguais.

Fatores traumáticos

Uso de brincos e de alargadores

O uso de vários piercings e brincos pesados criam um peso exagerado, causando rasgo nas orelhas. Já os alargadores deformam as orelhas de tal forma que nunca mais voltam ao lugar naturalmente.

Orelha de lutador

Lutadores de várias modalidades esportivas costumam sofrer diversas pancadas nas orelhas que resultam em feridas. Posteriormente, durante o processo de cicatrização, a orelha fica deformada.

Em todos os casos acima, as pessoas se beneficiam da cirurgia de otoplastia.

Por que tenho orelhas de abano?

Sabia que as orelhas de abano, ou orelhas descoladas, se formam antes mesmo de você nascer? Isso porque, o problema se dá devido a uma má formação congênita, dentro do útero da sua mãe.

Nestes casos, as orelhas não se desenvolvem como deveriam: com os elementos que formam o pavilhão ocular — sobretudo a cartilagem — sem modelação e relevo corretos. O que fazer para corrigir o problema? A otoplastia  deixará suas orelhas com aspecto normal.

Como é feita a cirurgia de otoplastia?

O procedimento

Há várias técnicas de otoplastia, sendo que a mais comum começa com uma marcação da região a ser corrigida. A anestesia usada na otoplastia é, geralmente, a local com sedação.

Assim que o paciente adormece, em seguida, é feito um corte por trás da orelha para retirar o excesso de pele. Finalmente, a cartilagem é colocada em sua posição anatômica correta. A cirurgia tem duração de cerca de 35 minutos em cada orelha.

Outro atrativo da cirurgia de otoplastia é o fato da sua cicatriz ser praticamente imperceptível. Ou seja, se você acredita que a técnica é indicada para você, não há mais motivos para não se beneficiar dela.

Idade adequada

As orelhas de abano não são notadas no recém-nascido. Elas só começam a ficar perceptíveis depois de alguns dias de vida. E mesmo que os pais se incomodem com o aspecto das orelhas do filho, a cirurgia da otoplastia só deve ser feita a partir dos 4 a 6 anos.

Isso porque, é nessa idade que os tecidos da cartilagem atingiram consistência adequada e a orelha já atingiu a formação completa.

A maior vantagem de corrigir o defeito enquanto a pessoa ainda é criança deve-se à melhoria do seu desenvolvimento emocional, evitando casos de bullying na escola, por exemplo.

Recuperação

A pessoa recém-operada recebe alta no mesmo dia, ou no máximo, no dia seguinte. A boa notícia é que o tempo de recuperação da otoplastia é breve. Assim, a pessoa já pode voltar às suas atividades rotineiras após três dias da cirurgia. As crianças podem voltar à escola e os adultos podem ir trabalhar.

Cuidados pré e pós-operatórios

Antes da cirurgia

  • Faça todos os exames pré-operatórios que o cirurgião plástico solicitar (de sangue, do coração, etc.);
  • Comunique o médico sobre qualquer anormalidade em sua saúde que acontecer alguns dias antes do procedimento;
  • Evite consumir alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e fumar nos dias que antecedem a cirurgia;
  • Informe o médico sobre as medicações que você usa;
  • Um dia antes, faça o jejum conforme a recomendação médica;
  • No dia da internação não use maquiagem e nem passe esmalte nas unhas;
  • Evite usar brincos, alianças, anéis e outros acessórios;
  • Chegue no horário marcado para a sua internação.

Após a cirurgia

Depois da realização da cirurgia de otoplastia, a região pode apresentar inchaços. Por isso:

  • Use compressas de soro fisiológica frio;
  • Evite mudanças bruscas de temperatura e exposição à luz solar;
  • Mantenha sua alimentação normal e equilibrada;
  • Evite movimentação excessiva e traumas na região das orelhas;
  • Obedeça todas as recomendações médicas e retorno conforme indicação do cirurgião.

A cirurgia de otoplastia garante uma melhora na posição, no formato e também da proporção de todo o sistema auricular. O procedimento é muito funcional para a vida dos pacientes, pois é capaz de devolver a autoestima e a confiança em relação à estética das orelhas.

Agora que você já sabe o que é otoplastia e qual sua indicação, continue dentro do assunto lendo também: Otoplastia antes e depois: por dentro da cirurgia!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)