Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você conhece alguém que só anda de cabelo solto, cobrindo as orelhas? Pode ser um gosto pessoal, mas também há pessoas que escondem essa parte do corpo devido a uma deformidade. Por isso, neste post, nós vamos falar sobre otoplastia preço e as correções que essa cirurgia pode fazer.

Praticamente todos nós conhecemos alguém com as orelhas grandes, conhecidas como orelhas de abano. Porém, esse é apenas um dos problemas que as pessoas podem ter com essa região do corpo. Então, a cirurgia plástica é a alternativa para acabar com esse incômodo.

Quer saber mais sobre a otoplastia preço e outros detalhes do procedimento? Então, continue a leitura!

Otoplastia preço: quais são as despesas envolvidas?

Toda cirurgia plástica envolve uma série de custos. Descubra quais são os que impactam no preço da otoplastia:

1. Honorários do cirurgião plástico

O cirurgião plástico é o médico que avalia o paciente e planeja a cirurgia de acordo com suas necessidades. Portanto, ele estabelece seus honorários de acordo com sua qualificação e também com as orientações do código de ética da profissão.

2. Cirurgião assistente

Além do cirurgião plástico principal, é uma prática já estabelecida que ele seja auxiliado por um médico assistente. Então, esse profissional é responsável por ajudar na execução de procedimentos delicados, além de ser uma garantia a mais para a segurança do paciente.

3. Anestesiologista é incluso na otoplastia preço

O é o terceiro médico que participa da cirurgia. Além de uma consulta prévia com o paciente, onde ele avalia o histórico clínico e analisa exames, ele é responsável por todo o processo de sedação e anestesia.

Durante o procedimento, o anestesiologista monitora os sinais vitais do paciente, providenciando tudo que é necessário para que ele seja mantido em segurança ao longo da cirurgia.

4. Equipe cirúrgica

A equipe cirúrgica é formada por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Porém, um desses técnicos precisa ser especializado em instrumentação cirúrgica.

Esse instrumentador cirúrgico organiza todos os instrumentos que os médicos precisam na ordem de uso, além de garantir a perfeita higienização dos pacientes. Assim, os cirurgiões não perdem tempo e reduzem o tempo em operação, o que reduz o risco para o paciente.

5. Mastopexia valor inclui internação hospitalar

O quinto custo referente à otoplastia preço diz respeito ao uso do hospital. Isso envolve a ocupação de um leito cirúrgico durante o tempo previsto, bem como uma possível internação. No entanto, no caso da otoplastia, a maioria dos pacientes têm alta no mesmo dia, após horas de observação.

O hospital cobra pelo período de uso, centro cirúrgico, leito e tudo o que foi utilizado para atender o paciente. Então, a conta inclui faixas, seringas, curativos, medicamentos… Esse custo é bastante variável, pois cada hospital tem seu valor de diária de acordo com as condições que oferece.

6. Custos adicionais da otoplastia preço

Finalmente, o paciente precisa arcar com custos adicionais à cirurgia. Essas despesas envolvem medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, bem como a faixa que ele precisará usar ao redor da cabeça por alguns dias.

Por que a otoplastia preço varia tanto?

Além da diferença de preço entre hospitais e médicos, um segundo fator interfere no preço da otoplastia. Trata-se da diversidade de procedimentos cirúrgicos realizados para corrigir as orelhas. Afinal, cada paciente tem um problema diferente.

Em alguns casos, as orelhas do paciente são afastadas da cabeça, formando uma linha quase perpendicular a ela. Então o médico precisa avaliar a situação individualmente para saber se ele precisa aproximar essas duas estruturas por meio de pontos cirúrgicos ou se ele deve alterar o formato.

Para modificar a concha ou a antélice, que são essas partes mais durinhas e que se projetam da cabeça, o cirurgião precisa retirar trechos de cartilagem e pele. Assim, ele modela a orelha, em um trabalho muito preciso e delicado.

Então, como você pode perceber, não existem duas cirurgias exatamente iguais. O médico precisa programar cada procedimento para que o resultado fique harmônico, de acordo com as características do paciente.

Esse foi apenas um exemplo. Existem diferentes tipos de otoplastia. Veja agora quais são os principais problemas que essa cirurgia corrige:

Microtia (orelhas pequenas ou inexistentes)

Uma pessoa pode apresentar microtia desde seu nascimento. Então, em alguns casos, ela tem as orelhas muito pequenas. Em outros, ela não tem a orelha ou possui apenas algumas partes dela.

Assim, diante desses casos, o médico reconstrói a orelha. Ele enxerta cartilagens das costelas, além de fazer todo um trabalho para estender a pele e ter cobertura suficiente para esse órgão. Mais uma vez, trata-se de um trabalho extremamente preciso e delicado.

Macrotia (orelhas grandes)

A macrotia é um problema mais comum. Afinal, a maioria de nós conhece alguém que tem essas orelhas realmente grandes. Portanto, o médico precisa analisar o que está desproporcional na estrutura para, através da retirada de cartilagens e pele, deixá-la em um tamanho normal.

Entre os idosos, existe um tipo de macrotia que consiste no aumento exagerado do lóbulo da orelha. Então, além do tamanho, essa região fica pendente. Mais uma vez, o médico precisa retirar esse excesso e restaurar a proporcionalidade.

Vale a pena destacar que o cirurgião sempre faz o possível para deixar todas as cicatrizes escondidas. Assim, ele as posiciona na parte de trás das orelhas ou nas dobras naturais que ela possui.

Assimetria e a otoplastia preço

A assimetria das orelhas é outra indicação frequente para a otoplastia. As orelhas podem ter diferenças no tamanho ou posição, sendo que cada um desses problemas demanda um procedimento diferente.

Orelha constricta

A orelha constricta possui mais dobras do que uma orelha normal. Ela se parece com um pergaminho enrolado. Em suas bordas, ela fica com a aparência das orelhas do Shrek, o famoso personagem do desenho animado.

Mais uma vez, a otoplastia oferece a solução. O médico faz um verdadeiro trabalho de quebra-cabeças para retirar trechos de cartilagem e pele, remodelando a orelha.

Rompimento ou alargamento por uso de acessórios

Não é incomum o paciente chegar ao consultório com o lóbulo da orelha rasgado ou alargado. Isso se deve ao uso de alargadores ou brincos pesados, que excederam o que a região suporta ou foram tracionados em algum tipo de incidente.

Orelha de lutador

Este é um problema comum entre os lutadores, mas que pode acontecer com qualquer pessoa que sofre sucessivos traumas na orelha. As pancadas causam inchaço, hematomas e inflamações nas cartilagens, que ficam deformadas com o passar do tempo. A otoplastia corrige essas deformações.

Agora você já sabe que a otoplastia preço é bastante variável por todos esses motivos. Em primeiro lugar, cada pessoa precisa de procedimentos diferentes. Então, o preço jamais poderia ser único.

Além disso, cada médico e hospital cobram seus honorários de acordo com critérios como qualificação e conforto. Finalmente, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação de preços de cirurgias.

Embora esse preço não possa ser divulgado, você pode ter certeza de que esses procedimentos estão cada vez mais acessíveis. Médicos têm feito o possível para flexibilizar condições de pagamento. Assim, eles conseguem ampliar o acesso a todas essas soluções.

E você, se enquadra em alguma dessas necessidades? Então, não perca tempo! Agende sua avaliação com nossos especialistas e programe sua otoplastia.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)