Fale Conosco Pelo Whatsapp

Determinados acidentes são mais comuns do que você imagina! Em clínicas de cirurgia plástica, por exemplo, frequentemente chegam pacientes que, devido a um trauma na orelha, precisam realizar uma lobuloplastia.

As causas são muitas: o brinco que, por ser muito pesado, lesionou a orelha. O uso prolongado de acessórios como alargadores. Um piercing que enroscou em algum lugar, ou até mesmo alterações referentes à idade.

Se você nunca tinha pensado nessas situações, não perca este post! Vamos contar quando um paciente precisa de uma lobuloplastia, como é este procedimento, bem como outros problemas relacionados à orelha e suas soluções. Confira!

O que é a lobuloplastia?

A lobuloplastia é a cirurgia plástica de correção dos lóbulos, aquela parte molinha que se localiza na região inferior da orelha.

O lóbulo pode apresentar problemas que precisam de correção tanto por fatores congênitos quanto por problemas adquiridos ao longo da vida. Portanto, diversas pessoas recorrem a esta cirurgia plástica.

Veja algumas das situações que motivam a realização de uma lobuloplastia:

Lobuloplastia para correção de assimetria

Algumas pessoas já nascem com alterações genéticas que geram uma assimetria nos lóbulos. Portanto, no ato do nascimento ou à medida que crescem, o lóbulo de um lado se torna maior que o do outro lado.

Nesses casos, a correção geralmente envolve a redução do lóbulo maior. Assim, o médico retira trechos de pele e de tecido, procurando deixar o tamanho dos dois lados com a máxima semelhança possível.

Lobuloplastia para correção da flacidez decorrente da idade

Talvez você já tenha observado que, em algumas pessoas de mais idade, o lóbulo se torna flácido, caído. Embora esse problema seja mais comum quando a orelha suportou brincos pesados, pode acontecer também em decorrência do tempo.

Quando a pessoa tem consciência desta possibilidade de queda ainda jovem, ela pode realizar alguns procedimentos preventivos. Assim, ela consegue recorrer até mesmo ao preenchimento para evitar o problema.

No entanto, a maioria das pessoas se dá conta da flacidez no lóbulo apenas quando o problema já se tornou mais acentuado. Por isso, muitas vezes o médico recomenda a cirurgia plástica de lobuloplastia.

Lobuloplastia para correção da orelha rasgada

Tecnicamente, a orelha rasgada é chamada de lóbulo bífido. Afinal, em vez de formar uma única parte, ele se divide em duas. Além do incômodo estético, o problema costuma surgir de alguma situação traumática.

Na maioria das vezes, o lóbulo bífido é causado pelo uso de brincos pesados. Com o tempo, eles tornam o furo da orelha cada vez mais aberto. Assim, eles levam ao rompimento do lóbulo.

Outras vezes, a causa da abertura da orelha é realmente um alargador. Portanto, quando a pessoa usa esse acessório por muito tempo, ela altera o formato do furo e do próprio lóbulo.

O uso de alargadores cada vez maiores só agrava o problema. Então, o rompimento pode acontecer porque, ao tentar um acessório cada vez maior, a pele não suportou a distensão e o peso, causando uma laceração.

Outras vezes, o lóbulo não chega a se romper. No entanto, a pessoa em algum momento não quer mais usar o alargador, mas precisa de uma cirurgia para fechar a laceração.

Finalmente, existem os lóbulos que se rompem devido a algum acidente, envolvendo ou não o uso de acessórios.

Como é o procedimento de lobuloplastia?

O procedimento para fechar o lóbulo ou corrigir a flacidez desta parte da orelha não costuma ser complexo. Até mesmo por isso, trata-se de uma cirurgia rápida e segura.

Para realizar a cirurgia, o médico pode optar tanto pela clínica quanto pelo hospital. Afinal, o procedimento não demanda uma grande estrutura e pode ser feito tranquilamente no consultório.

No entanto, outros fatores como condição do paciente e associação com outros procedimentos podem levar o médico a decidir realizá-lo em um hospital.

Como se trata de um procedimento em uma área muito específica do corpo, os médicos costumam realizá-lo com anestesia local. Assim, o paciente não sente nenhuma dor durante a cirurgia e tem uma recuperação rápida.

Quanto à cirurgia, o procedimento pode variar um pouco. Nos casos em que o objetivo é corrigir a flacidez, o médico precisa retirar trechos de pele ou até mesmo de tecido.

No entanto, quando se trata da correção do lóbulo bífido ou de correção da laceração devido ao uso de alargador, o médico une as bordas do tecido da orelha por pontos de sutura.

Desta forma, ele corrige a fenda, reconstituindo o lóbulo e tornando-o uma peça inteira, novamente. Em outros casos, ele consegue apenas reduzir o furo.

Como é o pós-operatório da cirurgia?

Por se tratar de um procedimento de baixa complexidade, a recuperação é tranquila e bastante rápida. Geralmente, o paciente não costuma sentir dor, embora possa se incomodar com o inchaço na região.

O fato é que o paciente volta para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação. Inclusive, ele consegue retornar tranquilamente ao seu trabalho e não precisa cumprir repouso.

Por questões estéticas, alguns pacientes preferem ficar em casa por cerca de uma semana. Afinal, esse é o tempo necessário para que o inchaço e alguns pontinhos arroxeados desapareçam completamente.

Porém, esse resguardo não é necessário para a recuperação. Por isso, outras pessoas preferem voltar imediatamente às atividades normais e apenas disfarçam esses sinais com fita micropore.

As únicas restrições do pós-operatório são evitar exposição direta ao sol por um mês, bem como esportes de contato que possam resultar em uma pancada na orelha.

Além disso, é importante que o paciente procure não se deitar de lado. A posição pode causar não só incômodo, mas gerar uma pressão e levar ao rompimento de pontos. No entanto, depois das primeiras semanas, eles já podem dormir da forma como quiserem.

Após um período que varia entre 7 e 10 dias, o paciente precisa retornar ao médico para a retirada dos pontos. Em 2 semanas, as orelhas já têm uma aparência quase normal, embora o resultado final só possa ser visto cerca de 3 meses após a cirurgia.

Quem reconstituiu o lóbulo pode usar brincos novamente?

Sim, é possível usar brincos novamente depois de ter a orelha reconstituída em uma lobuloplastia. Porém, nesses casos, o médico costuma recomendar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, é importante que o novo furo não seja feito na linha de cicatriz. Afinal, esta região fica um pouco mais sensível e propensa a sofrer uma nova laceração.

Além disso, os médicos recomendam que a pessoa evite os brincos mais pesados, optando por peças leves e que não tracionem tanto o lóbulo.

Vale a pena destacar ainda que, embora o uso de brincos seja mais comum entre as mulheres, o que as leva a sofrer mais esse tipo de trauma, homens também fazem lobuloplastia.

Nos últimos anos, em que eles também passaram a usar uma quantidade maior de brincos e alargadores, eles se tornaram mais sujeitos a esse tipo de situação. Além disso, eles podem ter alguma laceração devido a acidentes.

Que outros traumas podem demandar uma cirurgia plástica nas orelhas?

Como você viu, grande parte das lobuloplastias acontecem porque o paciente sofreu algum tipo de trauma que lesionou as orelhas.

Porém, nem sempre o resultado de traumas é o lóbulo bífido ou o furo alargado. Existem outras situações que também levam o paciente a fazer uma cirurgia plástica nas orelhas, mas de forma completamente diferente.

Veja a seguir:

Orelha de lutador

Você já deve ter percebido que, em alguns esportes, os jogadores têm muito contato corporal. E quando se trata de uma competição, isso significa que geralmente esses toques não são nada suaves.

Afinal, o objetivo desses esportistas é afastar o adversário quase a qualquer preço. Nesse contexto, é comum as pessoas machucarem umas às outras.

Isso se torna ainda mais verdadeiro em esportes como a luta, em que o objetivo não é simplesmente afastar, e sim bater para derrubar. No boxe, MMA, jiu-jitsu e outras lutas, os esportistas levam verdadeiras pancadas.

Quando essas pancadas atingem as orelhas, existe um trauma. Geralmente, alguns vasos internos se rompem, causando hematomas. O local incha. A cartilagem desenvolve uma inflamação chamada condrite.

Embora o corpo se recupere desses processos inflamatórios, a cartilagem agredida se torna cada vez mais deformada. E como a orelha tem uma grande quantidade de cartilagem, ela realmente fica torta.

Este problema costuma acometer, com muita frequência, pessoas que praticam esses esportes. Até mesmo por isso, essa deformação recebeu o nome de orelha de lutador.

Por isso, diversos lutadores precisam reconstruir a orelha, total ou parcialmente, por meio da otoplastia, que é a cirurgia plástica das orelhas.

Além da cirurgia, eles precisam utilizar um curativo modelador por cerca de um mês após o procedimento. Essa é a única forma de sua orelha recuperar o formato normal.

Agora você já sabe tudo sobre a lobuloplastia e até mesmo que, em alguns casos, os traumas podem gerar a necessidade de uma otoplastia.

E você, sabia que esses traumas nas orelhas eram tão comuns? Gostou do post? Quer mais informações sobre o universo da beleza, estética e cirurgia plástica?

Então, não perca tempo! Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para acompanhar todos os nossos conteúdos!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)