Fale Conosco Pelo Whatsapp

A importância das cirurgias plásticas vai muito além da melhoria estética. Embora este seja seu papel mais comum, alguns procedimentos corrigem também problemas congênitos e funcionais que aparecem ao longo da vida.

Por isso, esta especialidade médica é fundamental para o bem-estar de pacientes de diferentes idades. Ela possibilita a conquista de uma qualidade de vida melhor.

Se você ainda não conhece todo este espectro da cirurgia plástica e gostaria de saber quais são os procedimentos mais realizados em cada etapa da vida, continue a leitura!

Vamos explicar que cirurgias são essas e quais são as principais indicações de cada um desses procedimentos.

Cirurgias plásticas para recém-nascidos

Por se tratar de um assunto pouco comentado, muitas pessoas não têm ideia de que alguns recém-nascidos necessitam de cirurgia plástica.

Neste caso, o motivo da cirurgia é alguma deformidade congênita, sendo um dos principais exemplos o lábio leporino ou fissura labiopalatina.

Assim, o cirurgião reconstrói as estruturas da boca com o objetivo de proporcionar condições de desenvolvimento normais para a criança.

Especialistas recomendam corrigir este problema nos primeiros meses de vida da criança ou, no máximo, até ela completar um ano e meio.

Além desta cirurgia mais frequente, outra cirurgia plástica realizada em bebês é a correção da craniossinostose.

Os médicos indicam esta cirurgia quando as estruturas do crânio do bebê se fecham antes do momento adequado, alterando o formato da cabeça.

Cirurgias plásticas realizadas na infância

A cirurgia plástica realizada com mais frequência na infância é a correção da orelha de abano.

Trata-se de um procedimento rápido e de baixa complexidade, mas que contribui muito para o bem-estar e autoestima da criança.

Embora a idade mínima para a otoplastia possa variar, os médicos costumam realizá-la a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

Portanto, assim que a cartilagem da orelha apresenta estabilidade, o cirurgião indica o procedimento.

Outras cirurgias plásticas realizadas durante a infância são a reparação do epicanto (dobra no canto interno do olho que prejudica a visão), sindactilia (união de dedos dos pés e das mãos) e polidactilia (dedos extras).

Indicação de cirurgia plástica na adolescência

A adolescência é outra etapa da vida em que a cirurgia plástica pode estar presente.

Afinal, muitos adolescentes sofrem bullying devido a determinadas características do rosto ou do corpo — e a cirurgia pode ajudá-los.

Alguns exemplos são a rinoplastia, que corrige o formato ou o tamanho do nariz, deixando-o proporcional ao rosto.

Embora seja possível corrigir a orelha de abano ainda na infância, muitas crianças não se incomodam com o problema até chegarem à adolescência.

Portanto, quando elas chegam a esta etapa da vida, elas pedem aos pais para fazer a otoplastia, que é a cirurgia plástica de correção das orelhas.

Entre as adolescentes, o interesse em aumentar ou diminuir os seios é sempre muito grande. Porém, na maioria das vezes, as mamoplastias são realizadas apenas após os 18 anos.

Apenas quando o cirurgião plástico entende que o impacto negativo do tamanho das mamas é muito grande, ele pode realizar a cirurgia a partir dos 16 anos.

No entanto, para que isso aconteça, a adolescente passa por uma avaliação criteriosíssima, que envolve toda uma equipe multidisciplinar.

Cirurgia plástica no início da idade adulta

No início da idade adulta, é comum as pessoas fazerem cirurgias plásticas para corrigir problemas que as afetam desde a adolescência.

Assim, elas realizam rinoplastias, otoplastias e outros procedimentos para a face. Porém, geralmente são cirurgias corretivas, ou seja, que deixam o rosto mais harmônico e proporcional.

No entanto, neste período aumenta significativamente a procura pela prótese de silicone. Muitas mulheres jovens têm o desejo de aumentar as mamas e, para isso, recorrem à cirurgia plástica.

Por se tratar de um procedimento rápido, pouco complexo e com resultados muito satisfatórios, ele está sempre entre os mais procurados nas clínicas.

Diversas pacientes procuram ainda outros procedimentos devido a insatisfações com o próprio corpo.

Então elas recorrem a cirurgias como a lipoaspiração para eliminar a gordura localizada no abdômen, culote e outras regiões do corpo.

Outro ponto importante a destacar é que a lipoaspiração é procurada tanto por mulheres quanto por homens. Afinal, eles também estão cada vez mais vaidosos e desejam ter um corpo bem definido.

Cirurgia plástica após a maternidade

Após o início da vida adulta, muitos acontecimentos se desenrolam. A maioria das pessoas desenvolve uma carreira, forma uma família, tem filhos…

Então chega a hora de as mamães fazerem algumas correções no corpo após o parto. Afinal, elas não querem passar o restante da vida com as marcas da gestação.

Nos últimos anos, um conjunto de procedimentos chamado Mommy Makeover ganhou destaque.

Trata-se de um conjunto de cirurgias plásticas com o objetivo de eliminar as principais insatisfações das mamães em relação ao próprio corpo após a gravidez.

Portanto, o Mommy Makeover pode envolver o lifting das mamas, lipoaspiração, abdominoplastia ou uma mamoplastia redutora.

Tudo vai depender das necessidades de cada mulher e das transformações que o corpo sofreu durante o período de gestação e amamentação.

Então as cirurgias plásticas indicadas nesses casos têm o objetivo de eliminar a flacidez, a gordura localizada e, se possível, as estrias.

A eliminação das estrias dependerá de sua localização. Assim, caso a mulher tenha estrias na parte baixa do abdômen, elas serão eliminadas na abdominoplastia.

Porém, dificilmente o procedimento eliminará as estrias em outras regiões do corpo, como nos seios, laterais da cintura, bumbum etc.

Cirurgias plásticas na maturidade

À medida que os anos passam, as necessidades mudam. Portanto, as cirurgias plásticas procuradas também têm outro objetivo.

A partir dos 40 ou 50 anos, muitos pacientes chegam ao consultório para reverter os sinais do envelhecimento, especialmente na face.

Portanto, eles começam a solicitar correções nas pálpebras inferiores ou superiores, na testa, bochechas ou mesmo envolvendo todo o rosto.

Existem diversas cirurgias plásticas para reverter os efeitos do envelhecimento no rosto e pescoço.

Veja quais são as principais:

Cirurgias plásticas para a região dos olhos

É comum as pessoas começarem os procedimentos pelos olhos, pois para muitas pessoas eles dão os primeiros sinais da passagem do tempo.

A correção das pálpebras, por exemplo, está entre as cirurgias plásticas faciais mais realizadas.

Por meio da blefaroplastia superior é possível eliminar o excesso de pele na região acima dos olhos, levantando o olhar.

Já a blefaroplastia inferior estica a pele da parte de baixo dos olhos, eliminando olheiras, bolsas de gordura e rugas nesta região.

Cirurgias plásticas para sobrancelhas e testa

O excesso de pele nesta região frontal deixa a sobrancelha caída e, consequentemente, uma aparência cansada e triste.

Por isso, existem procedimentos que eliminam a flacidez de cada uma dessas regiões de forma bastante específica.

Porém, caso o paciente deseje corrigir tanto a sobrancelha quanto a testa em uma única cirurgia, ele pode realizar a frontoplastia.

Nesta cirurgia, o médico retira o excesso de pele desta região, reposiciona os músculos e sutura-os.

Portanto, trata-se de um procedimento bastante completo, que vai além da superfície e promove um rejuvenescimento significativo.

Ritidectomia para rejuvenescimento facial

A ritidectomia é o procedimento mais completo para rejuvenescimento do rosto. Ele também é conhecido como ritidoplastia ou lifting facial.

Neste procedimento, de forma completamente personalizada, o médico altera diversas estruturas da face que estão relacionadas ao envelhecimento.

Portanto, ele retira o excesso de pele em várias regiões do rosto para eliminar a flacidez, preenche camadas profundas com gordura ou ácido hialurônico e assim por diante.

A ritidoplastia é uma verdadeira reforma na face, em que os diversos sinais de envelhecimento são revertidos da forma mais natural possível, deixando o rosto liso e jovem outra vez.

Muitas vezes o paciente precisa também de algum procedimento no pescoço. Volumes desproporcionais ou flacidez nesta região deixam a imagem envelhecida.

Por isso, é relativamente comum a cirurgia plástica facial ser combinada à lipoaspiração na papada ou ao lifting de pescoço.

Correção da flacidez corporal

Por diversas razões, a pele pode se tornar flácida ao longo do tempo. Nas mulheres, a gestação é um dos fatores que levam a este problema.

Porém, a gravidez não é a única causa. O próprio envelhecimento favorece a flacidez, que pode ser potencializada por variações no peso e hábitos pouco saudáveis.

Portanto, ao longo de toda a idade adulta muitos pacientes procuram cirurgias de lifting para acabar com a flacidez e deixar o corpo firme outra vez.

Assim, a abdominoplastia, braquioplastia, lifting de coxas e lifting de mamas estão entre as cirurgias plásticas bastante procuradas nesta etapa da vida.

Cirurgia plástica na terceira idade

A terceira idade é outra etapa da vida em que a cirurgia plástica pode ser não só desejada, mas necessária.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o envelhecimento pode trazer não só prejuízos estéticos, mas também funcionais.

Um exemplo é a queda das pálpebras. Quando se trata da pele na parte superior dos olhos, ela pode obstruir parcialmente a visão.

Portanto, o médico precisa retirar este excesso de pele para que a pessoa idosa enxergue normalmente.

Já quando a flacidez atinge a pálpebra inferior, sua parte central fica caída. Assim, a lágrima escorre no centro da face e não lubrifica o olho.

A falta de lubrificação causa irritação, vermelhidão, ardência e deixa o olho mais vulnerável a infecções.

Então o idoso muitas vezes precisa fazer uma cirurgia plástica para corrigir este problema funcional e evitar complicações mais sérias.

Agora você já sabe quais são as cirurgias plásticas mais realizadas ao longo da vida.

Em qual dessas etapas você está? Já realizou alguma dessas cirurgias plásticas? Conte pra gente nos comentários!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)