Fale Conosco Pelo Whatsapp

De alguns anos para cá, houve uma abertura maior na sociedade para as pessoas se expressarem por meio da arte corporal. Tatuagens, piercings e até mesmo o alargador de orelha se tornaram cada vez mais comuns e os estigmas que cercavam esses acessórios têm diminuído.

Porém, da mesma forma que algumas pessoas desejam fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, ao longo do tempo pode ser que elas queiram mudar seu visual. Assim, elas optam por retirá-los.

Algumas dessas alternativas de arte corporal são temporárias e facilmente reversíveis. Um bom exemplo é a tatuagem em henna, que desaparece ao longo das semanas. Piercings também são retirados com facilidade.

No entanto, a tatuagem é permanente e, caso haja necessidade ou vontade de removê-la, é preciso recorrer a procedimentos dolorosos, que exigem várias sessões e, pelo menos atualmente, com um custo elevado.

Entre esses dois extremos ― acessórios facilmente removíveis e manifestações permanentes de arte corporal ― estão os alargadores de orelhas.

Esses acessórios, embora possam ser retirados a qualquer momento, podem fazer com que a pessoa necessite de uma pequena intervenção cirúrgica para fechar novamente o local, restaurando a integridade do lóbulo.

Se você é uma das pessoas que tem vontade de colocar alargador, mas sente receio de se arrepender ou ficar com a orelha alargada depois, este post foi feito para ajudá-lo!

Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre alargadores, os estilos disponíveis, os riscos em seu uso e por que algumas pessoas precisam de cirurgia plástica depois de usar este acessório. Confira!

Quais são os estilos de alargador de orelha?

Não, definitivamente os alargadores de orelhas não são todos iguais. Existem diferentes estilos capazes de expressar a personalidade de pessoas que desejam se diferenciar com esse acessório. Veja a seguir!

Alargador clássico

Os alargadores clássicos também são conhecidos como tapers. Eles têm o formato de um cone e, por isso, começam finos em uma extremidade e aumentam gradualmente seu diâmetro até chegar à outra extremidade.

Uma das funções dos tapers é alargar gradualmente o furo da orelha. Portanto, a pessoa faz o furo e introduz ali a parte mais fina do taper. Aos poucos, ela vai empurrando um pouco mais para trás, até que o furo esteja largo.

Alargador espiral

As pessoas também podem usar o alargador espiral para aumentar o diâmetro do furo da orelha. Afinal, ele também é mais fino em uma extremidade e bem mais grosso na outra.

No entanto, devido ao seu formato, os alargadores espirais acrescentam um elemento visual interessante e são acessórios mais diferentes e descolados. Segundo alguns usuários, eles podem não ser tão práticos quanto os tapers.

Túneis

Os túneis são os alargadores que você provavelmente já viu mais vezes. Eles são aquela argola, que pode ter um diâmetro maior ou menor, que mostra um furo no centro do lóbulo da orelha.

Existem argolas bem pequenininhas, de diâmetros estreitos. Outras vezes, a pessoa vai usando o taper até que a abertura chegue ao tamanho desejado e a pessoa possa usar uma argola de um diâmetro mais aberto.

Plugs

Diferentemente dos túneis, os plugs não possuem uma abertura central. Eles se encaixam no furo da orelha, mas são fechados, como se fossem um botão.

Embora os plugs redondos sejam mais comuns, eles podem ter diferentes formas. Inclusive, alguns são feitos com materiais naturais, como pedras, e têm o contorno original daquela rocha.

Alguns plugs são vazados, ou seja, eles não têm aquela abertura como a do túnel, são fechados, mas possuem um desenho aberto, que pode ter os mais diferentes formatos como coração, estrela, flores, símbolo do infinito, tribais ou abstratos.

Outras vezes, o plug é estampado. Ele pode ter desde um desenho fofo com um bichinho até motivos abstratos e os mais hardcore, como caveiras e outros símbolos de contracultura.

Argolas clicker

Mesmo para quem curte alargadores e argolas, pode ser difícil colocá-los na orelha. Isso é especialmente verdadeiro para quem gosta de trocar os modelos com muita frequência.

Porém, as argolas clicker resolvem este problema. São modelos que, embora tenham o formato de argola, possuem uma alavanca que permite a remoção com muita facilidade.

Que riscos o alargador pode trazer à orelha?

Mesmo que você goste do alargador, curta usá-lo e se identifique com esta estética, é importante saber que seu uso traz alguns riscos. Em primeiro lugar, o alargador adiciona peso a uma estrutura do corpo relativamente frágil ― o lóbulo da orelha.

Além disso, é fundamental realizar o procedimento de abertura em um local adequado. Portanto, deve haver boas condições de higiene, ferramentas corretas e um profissional que entenda da anatomia da orelha.

Realizar este procedimento por conta própria e com ferramentas inadequadas aumenta o risco tanto de acidentes quanto de infecções. Então, tome cuidado e não se aventure desta forma.

Também é importante que o alargamento ocorra de forma gradual, começando com acessórios menores e aumentando o diâmetro aos poucos, sempre respeitando o processo de cicatrização.

No entanto, mesmo quando a pessoa toma todos esses cuidados, alguns incidentes podem acontecer. Veja alguns exemplos:

Rompimento da orelha

Infelizmente, quem usa alargador está sujeito a uma ruptura do lóbulo da orelha. Isso pode acontecer não só mediante o uso de alargadores, mas também de brincos pesados.

Outras vezes, a orelha se rompe porque o brinco, mesmo pequeno, fica preso a algum objeto. Se a pessoa está se movimentando rapidamente, não dá tempo de parar antes que o incidente aconteça.

Felizmente, nesses casos, é possível reverter o problema com uma cirurgia plástica. Trata-se da lobuloplastia, em que o médico reconstitui o lóbulo da orelha.

Em alguns casos, o médico consegue corrigir o problema com alguns pontos, unindo as partes que foram afastadas. Outras vezes, ele precisa retirar excesso de pele antes de remodelar o lóbulo.

Finalmente, nos casos mais graves, a pessoa pode ter realmente parte da orelha arrancada, e não apenas rompida. Portanto, por meio de enxertos e extensões, o médico corrige o problema, mas trata-se de um procedimento mais complexo.

Flacidez do lóbulo

Você sabe que a moda é cíclica e bastante volúvel. Por isso, quando aderimos a um modismo, existe o risco de sentirmos vontade de mudar a nossa aparência depois de algum tempo.

Além disso, mesmo sem considerar as mudanças da moda, o que fazia sentido e expressava nosso estilo em um período da vida pode não refletir o nosso pensamento atual.

Depois de um período mais longo utilizando alargador, muitas pessoas ficam com o lóbulo flácido. Então, mesmo que elas retirem o acessório, elas não gostam da configuração atual da orelha.

Mais uma vez, a lobuloplastia é a solução. Por meio desta cirurgia, o médico elimina os excessos de pele e remodela a região, fazendo com que ela fique no tamanho e proporção normais.

Reações alérgicas ao alargador

Os alargadores disponíveis no mercado são feitos dos mais diversos materiais: acrílico, madeira, pedra, aço cirúrgico, vidro, silicone… Determinadas pessoas podem ter reações alérgicas a alguns desses materiais.

Portanto, depois de colocar o alargador, é muito importante ficar atento ao material. Se houver alguma reação, pode ser necessário trocá-lo por algum que não ative uma resposta exagerada do sistema imunológico.

Os materiais que costumam causar menos alergias são o titânio e o aço cirúrgico.

Mau cheiro

Os alargadores precisam ser higienizados com bastante frequência para evitar o acúmulo de células mortas, secreções e outros materiais biológicos que possam causar mau cheiro.

Como é feita a lobuloplastia?

A lobuloplastia é um procedimento que costuma ser rápido e seguro. Porém, sua complexidade dependerá do grau do problema que o paciente apresenta.

Então, como já dissemos, em alguns casos o médico precisa apenas fechar a abertura no lóbulo da orelha. Ele faz esse procedimento com bastante cuidado, procurando deixar a cicatriz na posição menos perceptível possível.

A correção de flacidez exige um procedimento um pouco mais complexo e a reconstrução do lóbulo é, dentre as opções para lobuloplastia, o que demanda um tempo cirúrgico maior.

Como é a recuperação da lobuloplastia?

Por se tratar de uma cirurgia, é normal que o paciente sinta um pouco de desconforto, tenha algum inchaço e fique com a orelha vermelha após o procedimento.

No entanto, exceto por esses incômodos, o pós-operatório da lobuloplastia é bastante tranquilo. O paciente consegue voltar à maioria de suas atividades rapidamente, inclusive ao trabalho.

As principais dificuldades são apenas a posição para dormir e a necessidade de não expor a região ao sol durante o período de cicatrização. Ela precisa estar coberta e protegida.

Agora você já sabe quais são os estilos de alargadores, bem como os riscos que eles podem trazer às suas orelhas e a possibilidade de precisar de uma correção com a lobuloplastia.

Caso você opte por utilizar este acessório, desejamos que tudo ocorra bem e que você obtenha o resultado que sempre desejou.

Porém, se em algum momento ocorrer algum incidente ou se você desejar fechar a abertura por adotar um novo estilo de imagem, a equipe da Master Health estará sempre à sua disposição para realizar a correção de lóbulo com toda a segurança.

E você, tem algum amigo que usa alargador ou deseja colocar este acessório? Que tal compartilhar este post para que ele também saiba mais sobre os estilos e o que fazer caso deseje corrigir as orelhas? Ele vai gostar!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)