A mamoplastia antes e depois se refere à cirurgia plástica na região dos seios.
Seja para aumentar o volume dos seios com próteses, para reduzir seu volume, redução de peles, entre outras cirurgias que envolvam a modificação do formato, tamanho e firmeza dos seios.
E ao planejar para realizar uma das cirurgias, é imprescindível que a paciente realize os cuidados necessários indicados antes, durante e após a cirurgia.
Então, se você planeja fazer algum procedimento nas mamas, não pode perder este artigo. O preparo começa bem antes da cirurgia e, quanto maior for sua adesão às recomendações do médico, melhor será o resultado. Confira!
Índice:
Preparatório para a cirurgia
Avaliação Clínica
Normalmente, o tempo entre a primeira consulta e a cirurgia não precisa ser muito longo.
O médico vai avaliar o seu quadro perguntando sobre seu histórico médico pessoal ou familiar, além de solicitar exames para entender melhor o funcionamento do seu organismo.
Com essa avaliação clínica, ele dirá qual é o procedimento mais adequado para solucionar seu problema, e mesmo que você planeje realizar a cirurgia em alguns meses, já pode começar a se preparar.
Tabaquismo
Se você é fumante, por exemplo, é recomendável que você interrompa esse hábito o quanto antes. O período mínimo de abstinência é de 15 dias antes do procedimento, mas se for possível, pare de fumar imediatamente.
O cigarro prejudica a oxigenação dos tecidos, por essa razão, manter esse hábito pode dificultar o processo de cicatrização e deixar marcas indesejadas.
Ao parar de fumar antes da cirurgia, você também evita o risco de ter problemas como trombose e embolia pulmonar.
Hidratação da pele
Também é importante, principalmente nos casos de aumento das mamas, hidratar bem a pele por fora e ingerir muita água para manter a pele firme e bonita.
Lembre-se que ela precisará se esticar para acomodar uma prótese de silicone que não ocupava aquele espaço. Assim, passar cremes duas vezes por dia nas mamas ajuda a prevenir o surgimento de estrias.
Outros cuidados necessários antes da mamoplastia
Além dessas providências importantes, no período preparatório é fundamental que você:
- Converse com o cirurgião sobre medicamentos que utiliza, pois provavelmente será necessário suspender remédios como aspirina, ácido acetil salicílico (AAS), vitamina E, emagrecedores e outros remédios que atrasam a cicatrização;
- Evite substâncias tóxicas nas duas semanas anteriores à cirurgia;
- Não consuma bebidas alcoólicas nos dias próximos à cirurgia;
- Programe-se para o período pós-operatório da mamoplastia, providenciando ajuda para as tarefas diárias que não poderá realizar durante o repouso;
- Comunique ao médico qualquer atraso menstrual e se ele solicitar, realize exames para descartar a possibilidade de gravidez;
- Informe ao médico se tiver qualquer problema de saúde como resfriado, febre, conjuntivite, herpes ou infecções na semana anterior à cirurgia;
- Na véspera, tenha refeições leves;
- Evitar alimentos como: mel, melaço de cana, açúcar refinado, achocolatados, compostas com açúcar, balas, chocolates, biscoitos recheados, sorvetes e refrigerantes, pois não vão auxiliar na cicatrização.
Ainda antes da data do procedimento, é necessário providenciar o sutiã pós-cirúrgico. Ele será vestido no centro cirúrgico, antes mesmo de você acordar.
Portanto, ele precisa ser comprado com antecedência, de acordo com a orientação do médico.
O que evitar nos primeiros dias após a cirurgia?
Na maioria dos casos, a alta da mamoplastia costuma ser bem rápida. Algumas pacientes voltam para casa após algumas horas, enquanto outras permanecem até o dia seguinte.
Dificilmente a permanência no hospital ultrapassa 24 horas, por ser uma cirurgia tranquila.
Ao chegar em casa, a paciente precisa ficar atenta a alguns cuidados necessários:
- Ela não deve ficar deitada por longo período;
- Não pode exagerar no esforço;
- Deve caminhar dentro da própria residência, sentar-se e realizar atividades de forma devagar e o mais calma possível;
- Não pode de nenhuma forma levantar os braços durante 15 dias, para que não interrompa o processo de cicatrização.
É importante também, evitar rotações do tronco e ter muito cuidado com a posição para dormir.
A paciente não deve dormir de lado e de barriga para baixo. É necessário se manter de barriga para cima, mantendo os seios estáveis.
Se possível, utilizar travesseiros e almofadas para melhor acomodação. A cabeça, mantendo-a mais elevada que o corpo para não haver desconfortos. É imprescindível não esticar a região da incisão.
Agora você já sabe o que fazer na mamoplastia antes e depois da cirurgia.
E então, que tal planejar o seu procedimento e começar esses preparativos agora mesmo?
Que tal conhecer algumas histórias de pessoas que tomaram essa decisão e agora estão felizes com o resultado?
Participe do nosso grupo do Facebook e do grupo do Telegram para conferir esses relatos!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário