Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você sabe o que é mamoplastia de aumento e suas implicações?

A busca por um corpo bonito sempre esteve presente em nossa sociedade.

Ter uma barriga sem gorduras salientes, glúteos empinados e peitos firmes é o sonho de praticamente toda mulher.

É fato que a insatisfação com o corpo pode gerar problemas de autoestima e insegurança, o que acarreta em uma perda na qualidade de vida. Contudo, procedimentos estéticos como a mamoplastia de aumento, ajudam a mudar esse cenário.

Dentre as cirurgias mais populares, a mamoplastia de aumento ou aumento mamário com prótese de silicone, como também é conhecida, é a mais procurada e realizada no país. Todavia, muitas mulheres ainda têm dúvidas com relação a este procedimento.

mamoplastia-de-aumento-03-master-health

Vale ressaltar que a mamoplastia de aumento é apenas um dos tipos existentes. Além deste, há também a mamoplastia redutora, reconstrutiva e a mastopexia.

Neste post, falaremos sobre o assunto, bem como responderemos as dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira!

O que é mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento ou implante de silicone, como também é conhecido, é um procedimento que consiste no aumento ou reestruturação das mamas por meio de implantes.

Quando é recomendada?

A mamoplastia é recomendada nos casos em que se deseja aumentar o tamanho das mamas. Sendo assim, este procedimento tem como objetivo dar volume aos seios.

mamoplastia-de-aumento-10-master-health

Contudo, a mamoplastia não se limita a isso. Ela também é indicada em casos de mulheres que tiveram suas mamas comprometidas pela amamentação, considerável perda de peso, retiradas parciais ou totais dos seios por conta do câncer, seios desproporcionais ao corpo e assimetria (quando uma mama possui tamanho diferente da outra).

É importante lembrar que para realizar a cirurgia a paciente deve possuir boas condições de saúde e ter as mamas desenvolvidas, o que ocorre a partir dos 18 anos. Porém, há casos em que o médico pode realizá-la em pessoas abaixo dessa idade, mediante autorização dos pais e sob criteriosa análise, como exemplo, meninas que possuem uma grande assimetria (seios de tamanhos diferentes) ou alguma anomalia.

Vale ressaltar que alguns procedimentos da mamoplastia, como a correção da assimetria, estão associados a outro procedimento estético conhecido como mastopexia.

Como é feita?

A cirurgia da mamoplastia de aumento consiste em um procedimento no qual o cirurgião faz um corte (incisão) na região abaixo dos seios (inframamária), em torno da aréola (periareolar) ou nas axilas (transaxilar), abre um espaço interno para colocar a prótese, insere o silicone e fecha a incisão.

Ao fechar a incisão, o médico coloca drenos na paciente para que os líquidos acumulados no corpo saiam. Esse procedimento evita o surgimento de hematomas e seromas.

mamoplastia-de-aumento-09-master-health

Para realizá-la, o cirurgião aplica uma anestesia geral, local com sedação ou peridural.

A cirurgia costuma levar cerca de uma hora, contudo, pode ocorrer variações de tempo de acordo com cada paciente.

Cicatrização

Vale ressaltar que todo procedimento cirúrgico deixa cicatrizes no corpo. Entretanto, as cicatrizes decorrentes de cirurgias plásticas costumam ser discretas.

Uma boa cicatrização depende de fatores como a genética de cada paciente, bem como dos cuidados tomados após a cirurgia.

Cuidados pré-operatórios

Antes da realização da cirurgia de mamoplastia, o médico pedirá uma série de exames para verificar as condições da paciente. Além disso, ele recomendará alguns cuidados a serem tomados, tais como:

Confira:

  • Exames de hemograma, raio-X, mamografia, eletrocardiograma e urina para verificação das condições clínicas;
  • Realizar jejum absoluto durante às 8h que antecedem a cirurgia;
  • Evitar a ingestão de alguns remédios que possam comprometer o procedimento cirúrgico. Caso a paciente faça uso de algum medicamento, deve conversar com o médico responsável, para que ele dê as orientações corretas;
  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas nos dias antecedentes à cirurgia, pois podem causar problemas na vascularização e cicatrização.

Cuidados pós-operatórios

O tempo de recuperação total de uma mamoplastia é de cerca de dois a três meses, mas, após 15 dias da realização da cirurgia a paciente já está apta a realizar algumas atividades leves.

A presença de inchaços e dores nos primeiros dias do pós-operatório é comum. Sendo assim, é importante seguir as recomendações médicas para que os incômodos sejam minimizados.

Além disso, após a realização do procedimento cirúrgico, será necessário que a paciente tome alguns cuidados para que tenha uma boa recuperação e não haja complicações indesejadas.

Confira:

  • Dormir de barriga para cima durante o primeiro mês;
  • Utilizar o sutiã cirúrgico para dar sustentação e moldar as mamas;
  • Evitar movimentos bruscos dos braços, sobretudo acima dos ombros, pois isso pode romper os pontos, bem como deslocar as próteses mamárias;
  • Pedir o auxílio de alguém que possa ajudar em tarefas como pentear e lavar os cabelos;
  • Não fazer esforços físicos.

Escolhendo a prótese de silicone

A escolha da prótese a ser utilizada deve ser definida entre a paciente e o cirurgião, o qual fará a indicação baseado em fatores como o biotipo da paciente, medidas do tórax, histórico de cicatrização, entre outros.

Além disso, há outros fatores que serão levados em conta nessa escolha, como a forma, perfil, tamanho e textura da prótese.

Abaixo, abordaremos sobre isso.

Formas da prótese

As formas mais comuns de próteses são a de gota (anatômica), cônica e a redonda.

mamoplastia-de-aumento-11-master-health

Gota ou anatômica

A prótese em forma de gota é indicada para mulheres que buscam mais naturalidade na aparência dos seios. Geralmente é procurada por pacientes que passaram por procedimentos de mastectomia (retirada das mamas) devido ao câncer de mama e desejam reconstruir as mesmas.

Devido ao seu formato, há o risco de a prótese girar no interior do seio, ficando torta.

Redonda

A prótese redonda é mais segura e indicada para mulheres que desejam aumentar o seio.

Esse modelo é o mais procurado pelas mulheres que buscam realçar suas mamas e dar maior volume a elas, pois devido ao seu formato preenche bastante a parte superior da mama.

Aliando o tamanho correto da prótese e a qualidade do profissional que fará a cirurgia, é possível obter seios maiores com aspectos mais naturais.

Cônica

Devido seu formato ser similar a uma pirâmide, a prótese cônica possui uma projeção focada no centro das mamas, em especial na região dos mamilos.

Por isso, ela dá aos seios um aspecto mais projetado para frente, com menor volume na parte superior das mamas. A paciente que optar por esse tipo de prótese pode obter um resultado satisfatório sem a necessidade de colocar um grande volume nos seios.

Vale lembrar que esse formato deve ser escolhido com cautela, pois devido a sua forma, caso seja colocada fora da região central dos seios (aréolas), pode causar uma aparência deformada nos mesmos.

A escolha da prótese mamária deve ser feita com cuidado, para que não haja insatisfações futuras. Por isso, é necessário conversar com um especialista para que em conjunto, cheguem a uma decisão correta.

Perfil da prótese

As próteses mamárias possuem diversos perfis, os quais são conhecidos como perfil baixo, moderado, alto e super alto.

mamoplastia-de-aumento-12-master-health

Quanto mais alto for o perfil, mais empinada ficam as mamas, entretanto, maior será a aparência de artificialidade.

O tamanho da prótese indicada pelo médico varia de acordo com a altura e o porte físico da paciente. Um tamanho superior ao indicado para a estatura da mulher pode ocasionar dores na coluna.

Textura da prótese

A escolha pela textura das próteses utilizadas é de suma importância, pois cada tipo possui suas particularidades.

As texturas foram desenvolvidas para reduzir o risco de contraturas capsulares, bem como ajudar os tecidos mamários na absorção do implante.

mamoplastia-de-aumento-13-master-health

As texturas estão divididas nas categorias lisa, texturizada (micro e macro) e poliuretano.

Cuidados

A procura por cirurgias plásticas é um mercado que cresce a cada ano e hoje, o Brasil é líder na realização desses procedimentos, tendo ultrapassado os Estados Unidos.

Porém, com o aumento na procura por tais procedimentos, aumentam também os cuidados a serem tomados. Uma vez que com a busca, cresce também o número de maus profissionais, os quais colocam em risco a vida de pessoas que não possuem orientações corretas e, que na ânsia pela realização de um sonho, se submetem à situações que podem custar não só sua saúde como também suas vidas.

Por isso, lembre-se de procurar profissionais e clínicas qualificadas, que possuam reconhecimento e fiscalização dos órgãos competentes como o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quanto custa uma mamoplastia de aumento?

Neste tópico será explicado como é calculado o custo da mamoplastia de aumento. Entretanto, sem a divulgação de valores, pois o Conselho Nacional de Medicina juntamente com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, repudiam e proíbem a divulgação de preços de procedimentos médicos em portais da internet, sobretudo aqueles que pertencem a profissionais da área da saúde.

O custo do procedimento irá depender de alguns fatores, como:

  • Custo da hora de serviço do cirurgião;
  • Sua experiência;
  • Conhecimento no mercado;
  • Tipo de implante;
  • Custos do centro cirúrgico;
  • Honorários do anestesista;
  • Medicamentos utilizados;
  • Exames;
  • Materiais pós-operatórios.

Dessa forma, somente a avaliação do profissional pode estabelecer um diagnóstico e indicar o melhor tratamento, bem como seus valores.

Desconfie de sites que divulgam valores e de “profissionais” que fazem o procedimento por um valor muito abaixo do mercado. Lembre-se de procurar um profissional qualificado e um local seguro.

Quer fazer sua mamoplastia de aumento com conforto e segurança? Então clique aqui e marque já a sua avaliação!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)