Fale Conosco Pelo Whatsapp

Embora o inchaço pós cirurgia assuste um pouco as pessoas, ele é uma reação normal do organismo a muitos procedimentos médicos.

Portanto, é importante conhecer alternativas de alimentos e tratamentos para ajudar a desinchar após um procedimento cirúrgico.

Neste post, nós selecionamos várias dessas opções. Então, continue a leitura e descubra como se preparar para acelerar sua recuperação e a eliminação de líquidos no pós-operatório. Confira!

Dicas para reduzir o inchaço pós cirurgia

1. Alimente-se bem

Enquanto alguns alimentos estimulam o organismo a eliminar o líquido acumulado, outros promovem a retenção.

Por isso, é importante evitar o excesso de sal durante a recuperação cirúrgica, já que ele é um dos elementos que mais contribuem para manter o organismo inchado.

No entanto, é interessante colocar determinadas frutas em seu cardápio. Assim, melão, melancia, limão, abacaxi, pera e maçã são alguns dos exemplos.

Também aproveite esse período para consumir muitas verduras frescas, pois elas aceleram a eliminação dos líquidos.

2. Use a cinta compressora

Outra dica para desinchar após uma cirurgia plástica é usar a cinta elástica ou o sutiã cirúrgico, sempre de acordo com as orientações do médico.

Então, por pressionar a pele contra os tecidos mais profundos do corpo, essas peças compressoras evitarão que o líquido se acumule nesses locais.

3. Tome água e chás diuréticos

Mesmo que você esteja se sentindo inchado, tome água! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, beber líquidos saudáveis estimula a função diurética do organismo.

Portanto, embora pareça contraditório, quanto mais hidratado você estiver, menos inchado ficará.

Além disso, alguns chás têm efeito diurético. Entre os exemplos estão os de salsinha, cavalinha, hibisco, cabelo de milho e gengibre.

Porém, é importante tomá-los sem adoçar e principalmente evitar bebidas como refrigerantes e café.

4. Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a desinchar após uma cirurgia. Assim, por meio de manobras específicas, o profissional “empurra” o líquido retido entre os tecidos, que leva consigo também toxinas.

Por isso, a drenagem linfática é uma recomendação para o pós-operatório de diversas cirurgias plásticas. Em vários casos, ela também é indispensável para evitar as fibroses, como acontece na lipoaspiração.

5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia

Mesmo nas cirurgias plásticas mais invasivas como a lipoaspiração, os médicos recomendam que o paciente não fique o tempo inteiro parado.

Portanto, o movimento leve, como uma caminhada dentro de casa, é indispensável no pós-operatório, tanto para eliminar o líquido quanto para evitar riscos de trombose.

6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo

Essa é uma orientação válida principalmente para os procedimentos feitos na região da cabeça, como a rinoplastia, otoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia etc.

Portanto, converse com seu médico e, caso ele faça essa recomendação, saiba que ela pode reduzir o inchaço e também evitar sangramentos.

7. Faça compressas frias ou geladas

Ao esfriar uma parte do corpo, o fluxo sanguíneo superficial daquela região também diminui.

O resultado é a redução do inchaço, além do controle de processos inflamatórios. Até mesmo os edemas e hematomas já formados são drenados mais rapidamente.

Essas dicas são infalíveis para reduzir inchaço pós cirurgia. Porém, lembre-se: faça tudo de acordo com as orientações do seu médico.

Ele é quem conhece seu histórico clínico, bem como o que o paciente pode ou não fazer depois de um procedimento.

Gostou do post? Quer saber mais sobre o pós-operatório da cirurgia plástica? Então, acompanhe nossas páginas no Facebook e Instagram para ficar por dentro de outras novidades!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)