Tanto para aumentar quanto para reduzir os seios, muitas mulheres recorrem à cirurgia plástica. Porém, para que o procedimento tenha o sucesso desejado, a paciente também precisa se certificar de que está cumprindo todas as recomendações quanto ao pós-operatório. Nesse processo de recuperação, o sutiã cirúrgico mamoplastia tem uma importância fundamental.

Se você ainda não sabe por que usar esta peça, continue a leitura! Você vai descobrir qual é a função dela neste post e entender os motivos para usá-la após a sua cirurgia.

Para que serve o sutiã cirúrgico de mamoplastia?

Para que a cirurgia aconteça, o médico provoca algumas lesões controladas. Mas o que isso significa? Não há como colocar próteses de silicone (mamoplastia de aumento) ou reduzir o tamanho dos seios (mamoplastia redutora) sem realizar alguns cortes.

E sempre que há uma lesão, o nosso organismo cria respostas ou mecanismos de defesa. Um deles é o acúmulo de líquido na região afetada. Portanto, após uma cirurgia é extremamente normal surgir o inchaço.

O que muitas pacientes não percebem é que, no caso da mamoplastia, existem lesões externas no local da incisão e também os cortes internos. Portanto, mesmo que a cicatriz seja mínima, o fato é que existe uma quantidade grande de tecido que precisa se recuperar e cicatrizar.

Então, o sutiã cirúrgico de mamoplastia é um aliado importantíssimo nesse processo. Ele comprime suavemente a região do peito, evitando e reduzindo o inchaço das mamas. Além disso, ele mantém todo o peito estabilizado, ou seja, faz com que ele não balance.  Portanto, a área que está em cicatrização e os pontos não sofrerão uma tensão desnecessária, prejudicando a recuperação.

Para as pacientes que colocam silicone, ele tem um benefício adicional. Quando a mulher inclina o corpo para a frente, ele ajuda a pele e o tecido mamário a suportarem o peso da prótese. Assim, ele não deixa a região que está em recuperação lidar com esse novo peso sozinha.

Finalmente, o sutiã pós-cirúrgico ajuda a dar o formato ideal às mamas. Então, depois que o processo de recuperação terminar, elas ficarão lindas e perfeitas, como você sempre sonhou.

Como usar o sutiã pós-cirúrgico?

A paciente já sai do centro cirúrgico usando o sutiã pós-operatório. Isso já mostra o quanto essa peça é importante para a recuperação da mamoplastia. Além disso, os médicos recomendam que ele seja usado ininterruptamente durante os primeiros 30 dias após o procedimento e só pode ser retirado no momento do banho.

Depois desses 30 dias, muitos médicos suspendem o uso do sutiã pós-cirúrgico. Porém, esse prazo depende da sua recuperação. Se você seguir todas as recomendações para esse período, é provável que depois de um mês o cirurgião libere o uso de outros tipos de sutiãs, desde que elas não tenham arame e garantam uma boa sustentação das mamas.

Gostou do post? Entendeu para que serve o sutiã cirúrgico de mamoplastia? Quer saber mais sobre esse procedimento, como se preparar para ele e os cuidados no pós-operatório? Então, não perca tempo! Siga nossa página no Facebook e no Instagram e acompanhe todas as nossas publicações!