Fale Conosco Pelo Whatsapp

Com a chegada da idade, não tem jeito: as linhas de expressão começam a aparecer. As alternativas de tratamento precisam ser escolhidas considerando a presença de rugas dinâmicas ou estáticas.

E você sabe a diferença entre elas? Entende como a identificação do tipo de ruga interfere na escolha do tratamento?

Então não perca este post! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre rugas dinâmicas e estáticas, bem como as opções de tratamento!

O que causa as rugas?

Quando você se olha no espelho, o que causa um incômodo maior: aquela linha sempre presente na testa, a expressão brava que forma vincos entre as sobrancelhas ou os pés de galinha?

Como você já sabe, todas elas são rugas. Mas você sabe o que elas são e como se formam?

As rugas são linhas que se formam em diferentes regiões do rosto e que sinalizam um processo de envelhecimento facial.

Existem muitos processos que acontecem no organismo e levam à formação das rugas. Alguns são naturais e decorrentes do tempo e outros são resultados dos nossos hábitos.

Entenda a diferença entre eles:

O envelhecimento e o surgimento de rugas dinâmicas e estáticas

Vamos falar primeiro dos processos decorrentes do nosso envelhecimento e o principal deles é a desaceleração na produção de colágeno e elastina.

O colágeno e elastina são as duas proteínas que o corpo humano produz em maior quantidade. Elas dão estrutura e firmeza à pele, sustentando-a.

Porém, é natural que essas proteínas se degradem ao longo dos dias — e quando somos jovens, o organismo consegue produzir uma quantidade suficiente para repor o colágeno e a elastina da pele.

No entanto, depois dos 25 anos, o nosso corpo desacelera esta produção. Assim, a pele perde colágeno, a reposição não é suficiente e ela se torna mais fina e flácida.

Como se isso não bastasse, a própria estrutura do rosto perde volume. A massa óssea diminui, os coxins de gordura desaparecem e assim por diante.

Portanto, a pele que já está menos firme ainda perde parte da estrutura que a sustenta. Com um volume menor abaixo da superfície, “sobra” pele, deixando o rosto mais flácido e enrugado.

Fatores comportamentais que aceleram o surgimento de rugas

Porém, o envelhecimento não é responsável por 100% das nossas rugas. Nós podemos causar várias delas com nossos hábitos.

A exposição à luz solar intensa acelera a degradação da pele. O uso de cigarros, além de produzir radicais livres que destroem células da pele, ainda impede a boa nutrição e oxigenação dos tecidos.

Outros fatores, como alimentação desequilibrada, falta de hidratação, estresse e privação de sono, também contribuem para acelerar a perda de colágeno e o envelhecimento da pele.

Portanto, nosso estilo de vida está diretamente relacionado à qualidade da nossa pele. Quem deseja permanecer com o rosto jovem por mais tempo precisa adotar hábitos saudáveis.

No entanto, é importante observarmos que nem todas as rugas são iguais. Existem as rugas dinâmicas e as rugas estáticas e neste post você vai entender a diferença.

Qual é a diferença entre as rugas dinâmicas e estáticas?

Você já percebeu que algumas rugas só aparecem quando realizamos algum movimento com a face?

Por exemplo, quando você sorri, aparecem diversas linhas em volta dos olhos, principalmente do canto do olho na direção das têmporas.

Além disso, quando você faz uma cara de surpresa e arqueia as sobrancelhas para cima, aparecem algumas rugas na testa, não é mesmo?

Essas rugas que só aparecem quando fazemos algum movimento são, na verdade, linhas de expressão. Nós as chamamos de rugas dinâmicas.

E como você pode perceber, elas desaparecem assim que sua expressão se torna neutra e os músculos voltam à sua posição normal.

Agora olhe-se no espelho. Não sorria, não faça cara de bravo ou triste. Mantenha apenas uma expressão serena, neutra.

Percebeu que, mesmo sem fazer nenhuma expressão facial, seu rosto apresenta algumas rugas?

Lamentamos informar, mas essas são as rugas estáticas. Elas são permanentes e se tornam cada vez mais profundas ao longo do tempo.

Assim, no caso das rugas estáticas, a pele se torna definitivamente marcada devido à repetição das rugas dinâmicas e à degradação da pele.

Entender a diferença entre rugas dinâmicas e estáticas é fundamental, pois esta definição orienta os métodos de tratamento mais eficazes em cada caso.

Como tratar as rugas dinâmicas?

Em primeiro lugar, é importante entender que nenhum médico vai realizar um tratamento que elimine todas as rugas dinâmicas.

Portanto, é importante aprender a conviver com uma boa parte delas na maior parte do tempo.

E por quê? As rugas dinâmicas se formam com as nossas expressões faciais. Assim, elas são inevitáveis e fazem parte da nossa comunicação.

Porém, como a repetição das rugas dinâmicas dá origem às rugas estáticas, os médicos utilizam determinados procedimentos para amenizá-las.

É por isso que, desde quando a pessoa é jovem, ela pode prevenir a transformação de rugas dinâmicas em rugas estáticas com a aplicação de botox, por exemplo.

Então o médico aplica botox na glabela para evitar a formação da “ruga do bravo”, nas laterais do nariz para inibir a contração relacionada às bunny lines, nas têmporas, para amenizar os pés de galinha e assim por diante.

A toxina botulínica paralisa total ou parcialmente os músculos onde ela é aplicada. Desta forma, eles não se contraem e deixam de formar os vincos.

Existem alguns pontos muito importantes em relação ao uso do botox e que mostram a importância de buscar um profissional qualificado para a aplicação.

Em primeiro lugar, a aplicação de botox não deve deixar seu rosto paralisado, com a expressão facial congelada. Isso tornaria sua aparência e comunicação artificiais.

O profissional precisa também entender muito bem como cada músculo contribui para a formação de expressões faciais para não deformar o rosto do paciente.

A aplicação equivocada de botox na testa, por exemplo, faz com que o canto da sobrancelha fique arqueado demais, gerando o que chamamos de “olhar malévolo ou demoníaco”. Portanto, é preciso tomar cuidado.

Como tratar as rugas estáticas?

As rugas estáticas são muito mais desafiadoras do que as rugas dinâmicas. Afinal, a pele já desenvolveu uma marca permanente e não é possível reverter esse processo.

Porém, existem tratamentos que amenizam essas marcas ou as disfarçam, melhorando a aparência e promovendo o rejuvenescimento facial. Veja a seguir:

Botox

Embora o botox não elimine as marcas que a pele já formou, ele relaxa a musculatura do local, que se torna mais lisa em cerca de 72 horas após a aplicação da toxina.

Desta forma, ele evita que as rugas estáticas se tornem cada vez mais profundas. Portanto, o botox é excelente para prevenir, amenizar e evitar o retorno de rugas após uma cirurgia plástica.

No entanto, não podemos nos esquecer da principal desvantagem do botox: ele tem efeito temporário. Assim, é preciso reaplicá-lo a cada 5 ou 6 meses, em média.

Preenchimento com ácido hialurônico

Outra forma de amenizar as rugas estáticas é a aplicação de ácido hialurônico. Esta substância viscosa preenche o sulco formado pela ruga e “aplaina” a pele.

Porém, assim como o botox, o ácido hialurônico tem efeito temporário. O corpo reabsorve a substância em cerca de 6 a 18 meses.

Portanto, quem opta por este tratamento precisa estar ciente de que a reaplicação periódica é indispensável.

Também não podemos nos esquecer que nem sempre é possível preencher uma ruga com ácido hialurônico, pois ele pode pressionar nervos e afetar outros órgãos.

A glabela, por exemplo, é uma região que só pode receber uma quantidade muito limitada de ácido hialurônico, pois existe o risco da compressão afetar a visão (amaurose).

Cirurgia plástica para rejuvenescimento facial

A cirurgia plástica é a alternativa mais duradoura e eficaz para rejuvenescimento facial e eliminação das rugas estáticas.

Neste procedimento, o médico faz uma intervenção mais profunda na face. Vamos usar como exemplo a cirurgia plástica da região da testa e sobrancelhas, a frontoplastia.

Nesta cirurgia , o médico descola a pele que cobre a testa e reposiciona os músculos que ficam abaixo dela. Portanto, o rejuvenescimento começa com a própria estrutura da face.

Em seguida, o médico estica a pele por sobre esses músculos e retira os excessos. Assim, ele deixa apenas a quantidade de pele necessária para cobrir a região.

Desta forma, ele elimina a flacidez e deixa a pele esticadinha novamente. A sutura firma essa pele no local correto, como se fosse uma âncora que a mantém na posição adequada.

Diferentemente de tratamentos estéticos, o resultado não desaparece depois de alguns meses. É como se a pessoa tivesse a oportunidade de voltar no tempo e retardar seu envelhecimento em vários anos.

Se após a cirurgia o paciente mantiver uma rotina de cuidados com a pele, com procedimentos que estimulam a produção de colágeno e evitam a formação de rugas, o resultado será ainda mais duradouro.

Agora você já sabe qual é a diferença entre rugas dinâmicas e estáticas, bem como os procedimentos mais eficazes para rejuvenescer o rosto em cada um desses casos.

Quer saber mais sobre as diferenças entre o tratamento das rugas com botox ou cirurgia plástica? Clique neste link e confira nossa página completa sobre este assunto aqui no blog.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)