Fale Conosco Pelo Whatsapp

Embora tanto mulheres quanto homens sejam vaidosos, elas lideram o ranking de realização de procedimentos estéticos. E o sonho de muitas delas, nesse momento, tem nome e marca — o famoso Sculptra ®.

Mas afinal, por que esse tratamento tem feito tanto sucesso? Ele realmente consegue cumprir tudo o que promete? Qualquer pessoa pode se beneficiar com ele ou existe o risco de gastar dinheiro e não ter resultados?

Isso é o que você vai saber neste post. Então, continue a leitura e entenda tudo sobre o Sculptra ®.

O que é o Sculptra ®?

O Sculptra ® é o nome comercial de um bioestimulador que promove o rejuvenescimento da pele. Na verdade, seu efeito deve-se à aplicação de uma substância já conhecida, o ácido poli-L-lático (PLLA).

Definitivamente, esse produto não é uma novidade. Desde o ano de 1999 médicos começaram a usá-lo na Europa. Então, seus benefícios estéticos são bastante conhecidos.

Quais são os benefícios do Sculptra®?

O Sculptra ® melhora a qualidade e a aparência da pele. Portanto, ele é um grande aliado do rejuvenescimento.

Entre seus benefícios, destacamos:

  • estímulo para a produção de colágeno, tornando a pele mais espessa, firme e resistente;
  • melhora da textura da pele na região aplicada;
  • melhora do contorno facial devido ao aumento da firmeza da pele;
  • aparência mais jovial.

Como o Sculptra ® atua no organismo?

O Sculptra ® é um ácido. Portanto, quando o médico aplica essa substância na pele, ele provoca uma lesão leve e controlada, que gera uma inflamação tecidual subclínica, ou seja, uma inflamação leve naqueles tecidos.

O uso de ácidos para renovar a pele também já não é novidade. Afinal, os peelings estão no mercado há bastante tempo e promovem a descamação, a formação de um novo tecido e a síntese de colágeno.

Com o Sculptra ®, acontece um processo parecido. Assim, a inflamação aciona os fibroblastos que, para defenderem os tecidos que sofreram a aplicação do ácido, sintetizam mais colágeno e elastina do que em uma situação normal.

Segundo o fabricante, depois da aplicação a síntese de colágeno aumenta em até 400%. Portanto, ele causa uma melhora significativa na qualidade e elasticidade da pele.

Porém, diferente de um procedimento como o peeling, a aplicação do Sculptra ® acontece abaixo da superfície do rosto. Portanto, ele lesiona essa camada e estimula um processo chamado de neocolagênese, que retarda o envelhecimento da pele.

Entre os resultados desse processo, está a restauração da perda de volume facial, que é muito comum com o decorrer dos anos. Assim, nós perdemos massa óssea da face, os depósitos de gordura (coxim adiposo) e a pele também afina.

Todas essas perdas criam um efeito conhecido como “derretimento da face”. Ou seja, as bochechas caem, a pele fica mais baixa que a mandíbula (buldogue), forma-se o código de barras sobre a boca, e assim por diante.

O Sculptra ® desacelera esse processo de envelhecimento. Portanto, a face não perde volume e, com a pele mais firme, tudo se mantém em seu lugar, pelo menos por um período prolongado.

Onde é possível aplicar o Sculptra ®?

Como o rosto fica muito evidente, é natural que as pessoas busquem melhorar ou manter sua aparência jovial. Portanto, a maioria dos pacientes quer aplicá-lo no rosto e no pescoço.

No entanto, ele surte o mesmo efeito em praticamente todas as partes do corpo. Isso faz com que os médicos também o indiquem para a flacidez nos braços, colo, abdômen (inclusive o umbigo triste), coxas e glúteos.

Alguns grupos que descobriram o Sculptra ® recentemente são os atletas e pessoas que passaram por um emagrecimento significativo. Assim, eles têm um aliado a mais para promover a firmeza da pele.

Como acontece o tratamento com esse bioestimulador?

A quantidade de sessões depende das necessidades de cada indivíduo. Portanto, quanto maior a flacidez, maior será a quantidade de produto que o médico aplica para obter um bom resultado.

Em média, as pessoas fazem de 2 a 4 sessões, com intervalos de 30 a 60 dias. Seus resultados duram até 25 meses, mas os médicos recomendam a reaplicação a cada ano, para que não aconteça um novo declínio do colágeno.

Logo após a sessão, o paciente já começa a ver alguns resultados. Porém, mais importante que o efeito imediato é o benefício do tratamento para a pele a longo prazo.

O Sculptra ® serve para todo mundo?

É neste ponto que começam as notícias não tão favoráveis. Afinal, ainda não existe um milagre que reverta a ação do tempo de forma tão drástica.

Em qualquer pessoa, o Sculptra ® melhorará a qualidade da pele, sua firmeza e espessura. Porém, mesmo esse excelente resultado não é capaz de reverter uma grande flacidez.

Portanto, mesmo sendo um ótimo produto, o Sculptra ® consegue apenas prevenir a flacidez ou reverter uma flacidez leve.

Afinal, reverter a flacidez de um umbigo triste discreto ou de um bigode chinês é bem diferente de uma grande sobra de pele no abdômen após uma gestação, um grande emagrecimento ou mesmo uma pálpebra já caída.

Isso não significa que o Sculptra ® não seja um bom tratamento. Porém, ele tem limitações em sua eficácia. A recomendação precisa e expectativas realistas evitam grandes frustrações e gastos, pois não se trata de um procedimento de baixo custo.

Além da questão relacionada aos resultados, existem grupos que realmente não devem usar o Sculptra ®. Ele é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças.

Os médicos também não recomendam o bioestimulador para pessoas que usam determinados medicamentos e até mesmo suplementos. Entre eles, destacamos:

  • aspirina;
  • vitamina E;
  • medicamentos imunossupressores;
  • anti-inflamatórios;
  • anticoagulantes;
  • cápsulas de óleo de peixe.

Outro grupo exige um cuidado ainda mais especial: são os pacientes com doenças autoimunes. Afinal, nesses casos o sistema imunológico já tem dificuldade para identificar verdadeiras ameaças ao organismo e ataca o próprio corpo.

Assim, ao injetarem um produto que exige a ação do sistema imunológico, eles podem ter uma super reação e consequentemente, uma piora de seus quadros de doenças.

Afinal, quando recorrer ao Sculptra ®?

Para quem está vendo os primeiros sinais de envelhecimento, o Sculptra ® é uma excelente alternativa. Afinal, ele desacelerará a progressão da flacidez, adiando a necessidade de uma cirurgia plástica e mantendo sua pele saudável.

No entanto, para pessoas que já apresentam uma flacidez acentuada, o lifting cirúrgico é a melhor alternativa. O Sculptra ®, nesses casos, é um excelente complemento para manter a pele jovem por mais tempo depois da cirurgia plástica.

Entendeu quais são os benefícios do Sculptra ® e sua indicação? Você está em busca de prevenção ou de correção? Então, continue aqui no blog e conheça os procedimentos para rejuvenescimento do rosto.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)