Fale Conosco Pelo Whatsapp

Infelizmente, ele é inevitável. O tempo passa e os sinais que ele deixa no rosto se tornam cada vez mais visíveis. Por isso, cada um de nós, à sua maneira, precisa aprender a lidar com o envelhecimento cutâneo. Alguns simplesmente deixam as marcas da vida tomarem conta. Outros (principalmente, outras), buscam maneiras de gerenciar essas mudanças da melhor forma possível.

E você, já decidiu o que fazer para gerenciar o seu envelhecimento? Neste post, nós falaremos sobre algumas opções. Desvendaremos procedimentos que retardam, desaceleram este processo, bem como as cirurgias plásticas que até revertem a ação do tempo. Ah, de bônus, também trouxemos o que não fazer.

Então, continue a leitura e confira!

O que causa o envelhecimento cutâneo?

O envelhecimento cutâneo, ou envelhecimento da pele, ocorre tanto por causas que estão fora do nosso controle quanto por erros que cometemos no dia a dia. Portanto, ele é resultado de uma combinação de fatores internos e externos.

Entre esses fatores, podemos destacar:

Predisposição genética ao envelhecimento cutâneo

Sim, a genética é uma das principais vilãs do envelhecimento da pele. Afinal, algumas pessoas já nascem mais predispostas a sofrerem a ação do tempo de maneira severa, enquanto outras demoram bastante para apresentar sinais de dano a esses tecidos.

Porém, existem dois pontos aos quais é importante prestar atenção. O primeiro é que nenhum de nós pode mudar a própria genética. Então, não se preocupe com o que você não tem controle. Em vez disso, foque no que você realmente pode fazer para desacelerar esse processo.

O segundo ponto é que o nosso organismo nos predispõe, mas nossas atitudes e hábitos são responsáveis por desencadear gatilhos que o DNA deixou armados. Portanto, tome cuidado com os seus atos para evitar o acionamento desses fatores.

Exposição ao sol

Quem nunca ouviu que o correto é usar o protetor solar diariamente, não é mesmo? No entanto, no dia a dia, nós negligenciamos muito este cuidado. Ainda mais quando somos jovens e temos a impressão de que o tempo nunca agirá sobre a nossa pele!

Mas a verdade é que os raios ultravioleta do sol causam fotoenvelhecimento. Eles penetram na pele, destroem as estruturas que produzem colágeno e ainda alteram o DNA das nossas células. Os efeitos são cumulativos e os danos podem ser irreversíveis. Então, lembre-se daquele vídeo famoso com a voz do Pedro Bial e use filtro solar!

Má alimentação

A pele é formada por células, assim como qualquer outra parte do corpo. Para funcionarem bem, se renovarem com qualidade e produzirem muito colágeno, essas células precisam de vários tipos de nutrientes: proteínas, vitamina A, B, C, E… quase o alfabeto inteiro!

Por isso, nossa alimentação precisa ser balanceada. Quando faltam os macronutrientes e micronutrientes indispensáveis para uma boa pele, ela perde sua qualidade. Consequentemente, nós experimentamos um envelhecimento cutâneo mais acelerado.

Não podemos nos esquecer, também, do que nós consumimos e prejudica a pele. Você imagina, por exemplo, que o açúcar acelera muito o nosso envelhecimento? Ele produz um processo chamado glicação, em que uma molécula de glicose “gruda” em uma de colágeno, fazendo com que ela perca sua função.

Portanto, o alto consumo de açúcar destrói uma grande quantidade de colágeno em nosso organismo. Sem esta proteína fundamental para dar sustentação à pele, ela se torna cada vez mais fina, mais suscetível a dobras, flacidez e rugas. Uma verdadeira calamidade!

Baixo consumo de água

O baixo consumo de água é outro fator que acelera o envelhecimento cutâneo. Nosso corpo é composto por água e, quando não ocorre uma hidratação adequada, a pele perde elasticidade, descama, fica opaca, sensível e fragilizada. Todos esses danos favorecem o surgimento ou aprofundamento de rugas.

Mas lembre-se: a pele precisa de água. Não adianta trocar pelo consumo de refrigerantes, café ou até mesmo sucos. Caso você opte por chás, é importante que eles não sejam adoçados e nem diuréticos pois, neste caso, o organismo eliminará uma quantidade ainda maior de líquidos.

Falta de cuidado com a pele

Nós não vivemos mais em um ambiente completamente natural. Por isso, a nossa pele sofre grandes agressões diariamente. Quando negligenciamos cuidados básicos, como a hidratação, controle da temperatura do banho, entre outros, a pele sofre. Uma boa rotina de skincare evita muitos danos!

Tabagismo e consumo de álcool

Tanto o cigarro quanto o álcool fazem mal à nossa pele de diversas maneiras. Seria impossível falar de cada um dos danos em um único artigo. No entanto, vamos destacar um só: a produção de radicais livres, que danificam tecidos do corpo, inclusive o tecido cutâneo. Quanto menos você utilizá-los, melhor será para a sua saúde e beleza.

Falta de sono acelera o envelhecimento cutâneo

A falta de sono é outro fator que acelera o envelhecimento cutâneo devido à redução na produção de colágeno e ao aumento do estresse oxidativo. Durante o sono, o corpo entra em um estado de reparo e regeneração, liberando hormônios de crescimento que ajudam na renovação celular e na produção de colágeno, essencial para manter a pele firme e elástica.

Consequentemente, a privação do sono interrompe esse processo, resultando em uma diminuição da elasticidade da pele e no aparecimento de linhas finas e rugas. Além disso, a falta de sono eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Estresse causa envelhecimento cutâneo

E por falar em estresse, vamos encerrar a nossa lista com ele. Como vimos, ele está diretamente ligado ao cortisol, um hormônio que desencadeia uma série de reações no nosso organismo. Entre seus efeitos, ocorre um aumento do estresse oxidativo e da inflamação, contribuindo para o envelhecimento precoce da pele.

O que não fazer ao gerenciar seu envelhecimento?

Normalmente, nós faríamos uma seleção de atitudes importantes para gerenciar seu envelhecimento. Inclusive, já falamos sobre os mitos e verdades referentes a esse tema aqui, em nosso blog. No entanto, considerando o contexto em que vivemos, consideramos importante falar sobre o que não fazer ao gerenciar seu envelhecimento. Veja a seguir:

Gastar rios de dinheiro com colágeno

Sim, o colágeno é extremamente importante e sua falta acelera o envelhecimento. Porém, isso não significa que tomar colágeno resolverá o problema. O colágeno é tão fundamental para o corpo que é a proteína mais abundante em nosso organismo.

Então, por que não tomar colágeno? Você até pode tomar o suplemento, mas sabendo que ele fará pouquíssima diferença na sua pele. Ao ingeri-lo, seu corpo aproveitará essa substância direcionando-a a muitas partes do organismo: ossos, tendões, músculos e cartilagens. Apenas uma pequena parte será destinada à pele.

Portanto, se você quer que a sua pele produza uma quantidade maior desta proteína, a melhor alternativa é a aplicação de bioestimuladores. Eles realmente atuam no local, estimulando os fibroblastos a aumentarem a produção de colágeno.

Encher o rosto de ácido hialurônico

O ácido hialurônico é, sem dúvida, uma das principais descobertas da estética nos últimos anos. Ele tem inúmeras utilidades, desde a hidratação até o preenchimento e combate ao envelhecimento cutâneo. Porém, há um limite para sua utilização.

Quando utilizado de forma exagerada, o ácido hialurônico deixa a aparência artificial. Ele cria um efeito conhecido pillow face, ou rosto de travesseiro, em que parece que a pessoa está sempre inchada, como se tivesse acabado de acordar.

Por isso, lembre-se que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Um pouquinho de preenchimento nas olheiras, no bigode chinês e principalmente na estrutura da face são importantes no gerenciamento do envelhecimento. Porém, quando a pele já está muito flácida, preenchimentos não resolvem.

Superestimar os procedimentos estéticos

Quando se trata de procedimentos estéticos, nós realmente temos propriedade para falar do assunto. Afinal, a Master Health não é apenas uma clínica de cirurgia plástica. Nós também possuímos um centro de estética avançado, com os procedimentos mais eficazes para o rosto e para o corpo.

Por isso mesmo, nós sabemos até que ponto os procedimentos estéticos são válidos e quando o grau de envelhecimento cutâneo ultrapassa o poder desses recursos. Quando a pele está muito flácida e danificada, eles conseguem produzir melhoras, mas não em um nível suficiente para promover o rejuvenescimento.

Em alguns casos, apenas a cirurgia plástica resolve. Quando o paciente precisa eliminar excessos de pele e reposicionar músculos, não há procedimento estético que consiga obter resultados satisfatórios. Portanto, recorra sempre a profissionais altamente qualificados, que indicarão as medidas necessárias para solucionar seu problema de forma eficaz.

O que fazer para reverter a ação do tempo?

Se o tempo já passou e você não está satisfeito com os efeitos do envelhecimento cutâneo, existem muitas soluções disponíveis na cirurgia plástica. Esta é uma área da medicina altamente individualizada. Portanto, a solução dependerá das suas necessidades.

Assim, existem pacientes que chegam ao consultório incomodados com o envelhecimento na região dos olhos: pálpebras flácidas, sobrancelhas pesadas, rugas na região da glabela, bolsas de gordura, olheiras acentuadas.. Para todos esses casos, existem soluções específicas como a blefaroplastia, o lifting de sobrancelhas, frontoplastia etc.

Já para quem se incomoda com a perda do contorno da face, queda das bochechas, queixo duplo, papada e até mesmo as linhas do pescoço, existem outras possibilidades. A ritidoplastia é uma delas. Porém, as intervenções podem se estender à região cervical, tanto com lipoaspirações quanto com liftings, rejuvenescendo a moldura da face.

Nós já produzimos muito conteúdo sobre os procedimentos para reverter a ação do tempo no rosto. Você encontra todas essas opções, com explicações detalhadas, indicações e outras informações importantes na nossa página sobre rejuvenescimento facial.

Então, se você não está satisfeito com a sua aparência e quer reverter os efeitos do envelhecimento cutâneo, não espere mais. Agende agora mesmo a sua consulta com um dos nossos especialistas e recupere a alegria de se olhar no espelho e receber como reflexo uma imagem jovial.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)