Além do frequente uso do filtro solar, invista em procedimentos que deixem a pele do seu rosto jovem por mais tempo

É mais natural que, a partir dos 30 anos, as marcas da idade sejam notadas com maior frequência pelos pacientes, mas não é necessário esperar que elas “deem as caras” para agir. Tratamentos como peeling, laser e até a aplicação de toxina botulínica retardam o surgimento dos sinais.

Descobrir se chegou o momento de investir em um procedimento para prevenir alterações estéticas é tão ou mais importante do que tratar os resultados desse incômodo. Cada paciente possui uma indicação de locais e tratamentos a serem executados, levando em conta cada reclamação.

Como retardar os sinais do envelhecimento?

Os cuidados devem começar cedo com a aplicação de filtro solar adequado ao seu tipo de pele e de acordo com o nível de exposição ao sol. Pessoas com a pele mais clara necessitam de um fator de proteção maior, mas as de pele negra não podem abrir mão do uso do filtro solar. Além de prevenir contra o câncer de pele, o filtro solar funciona como um agente para retardar o processo de fotoenvelhecimento, responsável por manchas e rugas.

Se você não manteve os cuidados necessários ou já se incomoda com os primeiros sinais, a aplicação de toxina botulínica apresenta resultados satisfatórios aos pacientes, por apresentar uma melhora estética rápida, retorno imediato às atividades e por um custo acessível.

Ela pode ser aplicada tanto preventivamente quanto após o surgimento das marcas que geram incômodo. Em relação ao popular “bigode chinês” (sulco nasogeniano), por exemplo, o preenchimento com ácido hialurônico ou outro material traz resultados que aliviam a expressão pesada gerada por essa marca.

Caso o grau de envelhecimento já esteja mais adiantado, a cirurgia plástica de lifting facial pode ser a recomendação. Ela promove, de forma natural, o rejuvenescimento do rosto sem que as características individuais do paciente e sua expressão sejam prejudicadas. Sabendo que é possível prevenir ou retardar o envelhecimento facial, busque ajuda especializada para indicar a melhor solução a você.