Fale Conosco Pelo Whatsapp

Nos últimos anos, além da evolução de equipamentos e protocolos, os tratamentos estéticos para o rosto também se tornaram muito mais acessíveis.

Portanto, o que antes era exclusivo de pessoas com altíssimo poder aquisitivo se tornou comum também entre homens e mulheres da classe média.

Embora essa popularização traga, sim, diversos benefícios, também vimos uma série de exageros no que diz respeito às alterações na aparência. Rostos artificiais e super preenchidos estão entre esses excessos.

Mas afinal, qual é o limite para quem realiza tratamentos estéticos para o rosto? Existe algum critério que nos ajuda a estabelecer um parâmetro seguro? Vamos falar sobre este assunto neste post. Confira!

Tratamentos estéticos para o rosto: quais são os riscos?

Quando são bem indicados, os tratamentos estéticos para o rosto têm um excelente resultado. Assim, eles conseguem harmonizar a aparência, suavizando sinais de envelhecimento.

Outro benefício dos tratamentos estéticos para o rosto está relacionado à baixa invasividade. É possível resolver diversos problemas sem necessidade de cirurgia, o que facilita a vida dos pacientes.

Porém, a linha entre o benefício e o exagero é realmente muito tênue. Caso o paciente não fique atento, ele gradualmente fica com uma aparência extremamente artificial e pode ter um impacto inclusive emocional.

A seguir, vamos falar de alguns desses riscos para que você fique atento. Veja quais são eles e observe não só a sua aparência, mas também seu estado mental.

Pillow face por tratamentos estéticos no rosto

A pillow face acontece quando ocorre um excesso de preenchimento na face, geralmente por uso exagerado de ácido hialurônico. Portanto, o rosto fica inchado em vez de aparentar formas proporcionais e naturais.

Este problema pode acontecer por vários motivos, sendo que dois deles são os principais. Então vamos falar do primeiro: uma distorção da própria imagem ou adoção de um padrão de beleza incompatível.

Esse é um problema que atinge, inclusive, pessoas muito jovens. Elas veem uma celebridade, admiram determinadas características e querem aquele mesmo resultado em seu rosto.

O problema é que cada beleza é única. O que fica bem em uma determinada pessoa pode ficar exagerado em outra. Então simplesmente preencher e reproduzir pode gerar uma aparência artificial.

Outra questão relacionada ao pillow face é o preenchimento para situações em que ele não é adequado. Afinal, quando a pessoa tem uma flacidez significativa no rosto, essa não é a solução.

Esticar a pele preenchendo excessivamente a região do osso malar deixará o rosto deformado nesta região. Esta é uma das situações que mais geram o efeito pillow face.

Portanto, para vários pacientes com rosto flácido, a melhor solução é a ritidoplastia. Neste procedimento, o médico retira as sobras de pele, deixando-a na extensão exata para cobrir a face e eliminar flacidez.

Rinomodelação com ácido hialurônico

A rinomodelação com ácido hialurônico é outro procedimento bastante realizado atualmente. A princípio, o objetivo é fazer correções leves no nariz, principalmente em relação ao seu formato.

Portanto, suponha que o paciente tem a ponte do nariz alta e a ponta caída. O profissional aplica ácido hialurônico na ponta para que ela aumente seu volume, deixando o nariz mais reto.

Também existem outras situações. Se a pessoa tem um nariz achatado, o profissional pode usar ácido hialurônico para aumentar a altura da parte central, deixando-o mais harmônico.

Porém, existe uma questão importante. O paciente precisa saber que, à medida em que o tempo passa, o ácido hialurônico é absorvido pelo corpo. Isso significa que o procedimento tem efeito temporário.

Além disso, a rinomodelação não altera a estrutura do nariz. Os ossos e cartilagens continuam com o mesmo formato e, quando o ácido hialurônico desaparecer, a aparência será igual à anterior.

Portanto, na maioria dos casos, é muito mais interessante alterar o nariz por meio da rinoplastia. A cirurgia plástica soluciona problemas que a rinomodelação não resolve, além de ter resultado definitivo.

Demonização facial

A harmonização facial se tornou bastante comum nos últimos anos. Inclusive diversas celebridades fizeram o procedimento e tiveram alterações muito perceptíveis.

Em vários casos, o resultado ficou muito bom. Assim, houve correção de assimetrias, rejuvenescimento e destaque em determinados traços da face, o que ressaltou a beleza desses famosos.

Porém, em outros casos, alguns procedimentos foram tão exagerados que fizeram com que a pessoa mal fosse reconhecida. Existem relatos de celebridades que entraram em depressão por perda de identidade.

Por tudo isso, é muito importante entender que, mesmo quando há indicação para harmonização facial, o paciente precisa procurar um profissional altamente qualificado para realizar o procedimento.

Colocar a própria face nas mãos de um profissional que não respeita a individualidade do paciente e propõe alternativas que fogem às suas características básicas pode trazer sérias consequências.

Esses procedimentos desastrados chamam tanto a atenção de forma negativa que foram apelidados de “demonização facial”. Então tome bastante cuidado antes de optar por esse tipo de intervenção.

Não podemos ainda nos esquecer de que, além do problema estético causado por uma harmonização inadequada, existem riscos à saúde do paciente.

Assim, quando o profissional aplica ácido hialurônico, ele precisa tomar muito cuidado. A substância não pode entrar em um vaso sanguíneo ou comprimi-lo, causando necrose dos tecidos.

Boca de pato

A boca de pato também está entre os riscos do preenchimento com ácido hialurônico. Trata-se de uma situação em que o lábio superior recebe tanto produto que o resultado se torna desproporcional.

Então o profissional precisa ter muito preparo para aplicar uma quantidade de ácido hialurônico suficiente para aumentar o volume dos lábios, mas sem deixar a aparência artificial.

Ptose de pálpebras

Enfim, não poderíamos terminar este post sobre os riscos de exagerar nos tratamentos estéticos faciais sem falar na ptose de pálpebras. Este não é um problema tão comum, mas pode acontecer na aplicação de botox.

A aplicação incorreta pode fazer com que a pessoa perca o controle da pálpebra, que cai sobre os olhos, prejudicando a visão e a aparência. Embora o problema seja reversível, ele causa bastante incômodo.

Tratamentos estéticos para o rosto: vale a pena fazer?

Os tratamentos estéticos para o rosto fizeram uma verdadeira revolução no mercado da beleza. Porém, para que eles realmente produzam o efeito que o paciente deseja, devem ser bem indicados e realizados por uma equipe qualificada.

Então, para realizar um tratamento estético, procure uma clínica especializada e com profissionais qualificados. Isso aumenta suas chances de ter o resultado que espera e ficar feliz com sua aparência.

Finalmente, muitos dos tratamentos estéticos têm um excelente efeito preventivo. Então eles retardam o surgimento de problemas como a flacidez, adiando a necessidade de uma cirurgia plástica.

Porém, eles geralmente não têm um efeito tão satisfatório quando precisam solucionar um problema que já existe e se tornou significativo. Desta forma, a cirurgia plástica se apresenta como a melhor opção.

Procedimentos estéticos não substituem a cirurgia plástica e o contrário também é verdadeiro. Aliás, a combinação entre os dois é a melhor alternativa para quem deseja envelhecer com uma aparência jovial.

Afinal, mesmo após a cirurgia plástica, o paciente que faz tratamentos estéticos prolonga o resultado do procedimento, permanecendo com a pele lisa e jovem por muito mais tempo.

E você, já fez algum desses tratamentos estéticos para o rosto? E alguma cirurgia plástica? Conta pra gente o seu resultado nos comentários!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp