Fale Conosco Pelo Whatsapp

Podemos fazer um desafio? Pegue agora um espelho, olhe para ele e faça um bico. Então, apareceram traços em volta da boca? Elas são as famosas rugas periorais ou, para a maioria das pessoas, o código de barras.

São poucas as mulheres que, a partir dos 40 ou 50 anos, não sofrem com essas rugas. No início, elas só aparecem quando estimulamos esta região, como é o caso de quando fazemos bico.

Porém, à medida que os anos passam, elas marcam presença até mesmo quando estamos com o rosto e a boca em posição de descanso. Ou seja, elas deixam de ser rugas dinâmicas e se transformam em rugas estáticas.

Mas então, como evitar o surgimento das rugas periorais? Mais que isso: é possível reverter a condição da pele e acabar com o código de barras?

Isso é o que você vai descobrir neste post, então continue a leitura para entender tudo sobre esse assunto!

Causas das rugas periorais

Para combater um problema, geralmente precisamos entender suas causas. Por isso, neste tópico, você vai entender por que as rugas periorais surgem.

Muitas das nossas rugas começam devido aos movimentos que fazemos com o rosto. As rugas periorais não são diferentes. Elas se formam pela força que aplicamos no músculo orbicular da boca para movê-lo.

Assim, por se tratar de uma marca que aparece quando fazemos um movimento, ela começa como uma ruga dinâmica. Assim que voltamos à posição de repouso, ela desaparece.

No entanto, o processo de envelhecimento é contínuo. Então, ao mesmo tempo que esses vincos vão se tornando mais profundos e permanentes, nossa pele também perde sustentação e flacidez.

Então, quando percebemos, o código de barras já se instalou permanentemente, deixando a área ao redor da boca extremamente marcada e envelhecida.

Embora esse processo aconteça de forma natural, afinal, todos envelhecemos, existem algumas atitudes que aceleram esse processo. Veja quais são elas:

Fumar acelera o surgimento de rugas periorais

Fumar prejudica a pele de muitas formas e um dos resultados dessa agressão é o envelhecimento e o surgimento de rugas periorais.

Em primeiro lugar, o cigarro dificulta a nutrição e oxigenação da pele. O monóxido de carbono, uma substância presente no cigarro, se junta ao glóbulo vermelho com muita facilidade, impedindo esse transporte.

Assim, as células da pele deixam de receber os nutrientes e ainda são prejudicadas pela substância tóxica distribuída pelo sangue. Isso acelera o envelhecimento.

O cigarro também contém inúmeras substâncias carregadas de radicais livres, que por sua vez “enferrujam” as nossas células. Desta forma, ele prejudica a qualidade da pele.

Finalmente, as substâncias do cigarro dificultam a formação de novas células para a pele e, sem reposição adequada desses tecidos, o resultado é a aceleração do envelhecimento.

A produção de colágeno, por exemplo, diminui em mais de 40%. Portanto, apesar de termos feito um breve resumo sobre os efeitos do cigarro na pele, acreditamos que já ficou claro que a melhor opção é parar de fumar.

Exposição solar acelera o surgimento do código de barras

Se você é uma daquelas pessoas que ama tomar sol até ficar bem bronzeada, cuidado! Afinal, a exposição solar intensa está entre as principais causas para o envelhecimento da pele.

Quando tomamos sol sem proteção adequada, os raios ultravioleta destroem as fibras de colágeno e elastina. Assim, a pele perde sua sustentação e se torna mais flácida.

Existe ainda um agravante: se essa exposição for contínua, ao longo de anos, os raios ultravioleta destroem até mesmo os fibroblastos que produzem o colágeno e a elastina.

Portanto, além de destruírem as fibras já existentes, eles ainda prejudicam a nossa capacidade de repô-las, prejudicando muito a qualidade da pele e deixando o rosto flácido.

Problemas dentários podem causar rugas periorais

Sim, os problemas dentários podem causar as temidas ruguinhas ao redor da boca. Afinal, a posição dos dentes ou o desgaste desigual em um dos lados forçam a pessoa a contrair excessivamente os músculos.

Assim, nesses casos, a pessoa pode fazer tratamentos para amenizar as rugas. No entanto, se ela não resolver a causa do problema, o efeito não será tão bom e nem duradouro.

Portanto, para potencializar os resultados do tratamento, ela precisa também realizar correções dentárias com uso de aparelhos ou até mesmo cirurgias bucomaxilares.

Ausência de cuidados antienvelhecimento

Atualmente, já existem muitos produtos e tratamentos que nos ajudam a manter a pele jovem por mais tempo. Negligenciar este cuidado acelera o envelhecimento e o surgimento do código de barras.

Então, não se descuide. Invista na hidratação, no uso de vitamina C e outros produtos e ácidos específicos da pele, preferencialmente sob a supervisão de um dermatologista.

Prevenção e tratamento das rugas periorais

Porém, é possível que você esteja pensando: “o código de barras já está aqui, não tenho mais como prevenir. O que fazer para reverter esta situação? Existe tratamento?”

Quanto mais grave é a condição da pele, mais complexo é o tratamento. Portanto, vamos falar de diversas soluções.

Algumas delas, quando utilizadas desde a juventude, previnem ou adiam o surgimento do código de barras. Outras vezes, elas podem ser utilizadas em um protocolo para tratamento.

Conheça algumas dessas opções:

Toxina botulínica para rugas periorais

A toxina botulínica, que recebe o nome comercial de Botox, é um tratamento minimamente invasivo para rugas dinâmicas, mas que pode suavizar muito as rugas estáticas também.

Seu papel é paralisar parcial ou totalmente os músculos ao redor da boca. Assim, eles perdem a capacidade de realizar uma contração forte, relaxam a região e o resultado é a suavização das rugas periorais.

Preenchimento do código de barras com ácido hialurônico

As rugas formam um vinco em uma determinada região. Ou seja, existem sulcos no músculo e a pele acompanha essa diferença de profundidade, que se torna cada vez mais acentuada.

No entanto, o ácido hialurônico é uma substância viscosa que preenche esses sulcos. Assim, ele eleva a pele ao mesmo nível da superfície, suavizando as rugas com muita naturalidade.

Além disso, o ácido hialurônico hidrata a pele profundamente e ainda estimula a produção de colágeno. Portanto, ele desacelera o ritmo de envelhecimento e ainda rejuvenesce.

Aplicação de laser para tratamento do código de barras

Existem diversos tipos de tratamentos realizados com laser que amenizam as rugas periareolares. Eles provocam microlesões controladas em camadas profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina.

Microagulhamento para as rugas periorais

Assim como a aplicação de laser, o microagulhamento provoca uma microlesão e, por consequência, causa uma inflamação controlada em uma determinada região.

Porém, neste caso, a microlesão e a inflamação levam o organismo a criar uma resposta para a cicatrização, o que envolve a produção de fibras de colágeno e elastina.

Desta forma, o microagulhamento — que recebe o nome técnico de Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA) — melhora a qualidade da pele naquela região, reduzindo as rugas e o código de barras.

Rugas periorais não surgem sozinhas

As rugas periorais não surgem sozinhas. Afinal, elas resultam de um processo de envelhecimento facial e aumento da flacidez no rosto.

Assim, o paciente com rugas periorais profundas geralmente tem flacidez em outras partes da face. Inclusive, geralmente ele também apresenta outros problemas, como marionete, bigode chinês etc.

Uma análise detalhada do caso pode revelar a necessidade de uma ritidoplastia ou lifting facial. Entenda como a cirurgia plástica corrige esses problemas:

Cirurgia plástica para flacidez facial

Embora os tratamentos estéticos estejam cada vez mais avançados, não podemos esperar que eles realizem um milagre e revertam o resultado de anos de envelhecimento.

Além disso, eles têm um efeito temporário e precisam de uma reaplicação depois de alguns meses, geralmente com um intervalo de 6 a 18 meses entre as sessões.

Em muitos casos, apenas a cirurgia plástica pode tratar o problema de uma forma mais completa. No caso da flacidez facial, que tem no código de barras apenas mais uma de suas manifestações, não é diferente.

A ritidoplastia, também chamada de ritidectomia, é a cirurgia plástica para rejuvenescimento completo da face.

Neste procedimento, o médico reposiciona músculos faciais que se deslocaram para baixo e os sutura na posição correta, elimina excessos de pele e preenche a parte estrutural.

Afinal, o envelhecimento não é um problema apenas da pele. Existem coxins de gordura que desaparecem ao longo do tempo, reduzindo o volume estrutural do rosto e diminuindo sua sustentação.

Assim, na ritidectomia o médico faz uma correção completa, que pode incluir, além do reposicionamento de pele e músculos, um preenchimento com enxerto de gordura ou ácido hialurônico.

Na verdade, podemos chamar a ritidoplastia de uma combinação de procedimentos que traz uma solução bastante completa para o rejuvenescimento facial.

Além desse procedimento, é possível que o médico oriente o paciente a complementar a cirurgia com outras alternativas de tratamento, como lasers e peelings químicos.

Agora você já conhece os tratamentos para prevenir as rugas periorais e também que a combinação de procedimentos é a melhor solução para este problema.

Quer saber mais sobre a cirurgia plástica para rejuvenescimento da face? Então continue aqui no blog e saiba tudo sobre a ritidoplastia.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)