Fale Conosco Pelo Whatsapp

Provavelmente, todo mundo conhece alguém que já sofreu bullying ou zombaria por causa de suas orelhas. Afinal, os problemas são vários: polo inferior grande, parte superior sem curvaturas e orelhas em abano são alguns dos elementos passíveis de correção pela otoplastia.

Talvez você não saiba, mas a otoplastia é um dos poucos procedimentos que os médicos realizam também em crianças e adolescentes. Assim, a cirurgia plástica da orelha corrige a estética da área, que, normalmente, causa grande incômodo emocional aos pacientes.

Quer saber um pouco mais sobre essa cirurgia? Então, continue a leitura para descobrir algumas das indicações da otoplastia e seus benefícios!

Quando a otoplastia é indicada?

A otoplastia é um procedimento extremamente versátil. Portanto, é indicada para solucionar uma série de problemas. Entre eles, podemos destacar:

  • orelhas de abano;
  • microtia (ausência de orelha ou orelha muito pequena);
  • macrotia (orelha muito grande);
  • orelha constricta (dobras anormais);
  • assimetria;
  • reversão de deformidades causadas por brincos ou alargadores;
  • orelha de lutador.

Então, a complexidade do procedimento depende do problema que o paciente apresenta. Para os casos mais simples, como a orelha de abano ou o polo inferior grande, a cirurgia também é fácil e rápida. Com alguns pontos localizados estrategicamente, o médico resolve o problema.

Porém, existem casos diferentes em complexidade. Em alguns deles, é preciso corrigir assimetrias ou remodelar a orelha, para que fique com a curvatura adequada e um aspecto natural. Em outras situações, é necessário reconstituí-la total ou parcialmente, o que torna o procedimento mais difícil.

De qualquer forma, uma otoplastia é um procedimento delicado, que exige muita precisão. Por isso, é fundamental que o paciente procure um médico habilitado e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A formação é essencial para a segurança e para garantir um bom resultado.

É preciso usar a faixa após a cirurgia plástica de orelhas?

A otoplastia requer o uso de faixa compressiva durante o pós-operatório. Afinal, esse acessório contribui para que o resultado da cirurgia fique exatamente como planejado pelo cirurgião plástico especialista e desejado pelo paciente.

O tempo para uso dessa faixa é variável. Somente o cirurgião plástico poderá dizer por quantos dias o paciente deverá utilizar o acessório, entre outras informações acerca da cirurgia e dos cuidados pós-operatórios.

Qual é o principal benefício da otoplastia?

No consultório, são comuns as histórias de pacientes que deixaram os cabelos crescerem para usá-los soltos com a intenção de esconder as orelhas, além de outros artifícios desse tipo. Portanto, as distorções no tamanho ou formato da orelha causam graves incômodos emocionais.

Há, até, casos de pessoas que recorrem a colas e outras substâncias de uso indevido – que podem causar danos à área. Então, a otoplastia soluciona um problema que provoca sofrimento psicológico e estético, e que faz muitos pacientes colocarem sua saúde em risco.

Com a otoplastia, o paciente sente-se livre para mostrar suas orelhas. Assim, ele deixa de se privar de ações simples, mas que nunca fizeram parte da sua rotina: fazer o corte de cabelo da moda, prendê-los nos dias quentes ou fazer um penteado especial em um evento sem nenhum tipo de constrangimento.

E então, você também precisa de uma otoplastia? Descobriu que o procedimento é simples e traz muitos benefícios estéticos, físicos e emocionais? Marque agora mesmo uma avaliação com nossos especialistas e comece a programar a sua cirurgia!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)