Fale Conosco Pelo Whatsapp

Entre as várias recomendações para o pós-operatório, o uso da faixa otoplastia é um dos principais. Mas você sabe qual é a importância desse acessório? Quer entender o que é necessário para ter uma recuperação tranquila e um resultado satisfatório? Então, não perca este post!

Pós-operatório otoplastia: cuidados essenciais

Existem diferentes tipos de otoplastias. Afinal, apesar de o nome ser igual, essa cirurgia corrige problemas muito diferentes. Em alguns casos, basta alguns pontos para deixar as orelhas mais próximas da cabeça. Em outros, é necessário retirar trechos de pele e cartilagem.

No entanto, as cirurgias mais complexas são aquelas que exigem a remodelagem ou a reconstrução da orelha. Embora essas não sejam as otoplastias mais comuns, o cirurgião precisa realizar um trabalho verdadeiramente artístico.

Apesar dessas diferenças, existe um fator em comum para todas essas cirurgias: o pós-operatório é fundamental para o resultado. As instruções do médico devem ser seguidas à risca para facilitar a cicatrização, evitar complicações e proporcionar a aparência desejada.

Alguns desses cuidados são evitar esforço físico, dormir com o rosto para cima e com a cabeça mais elevada que o corpo, além dos procedimentos para higienização. No entanto, uma das principais recomendações é o uso contínuo da faixa otoplastia.

Faixa otoplastia: para que serve?

A faixa é um acessório indispensável para os pacientes que passaram por uma otoplastia. Por isso, a pessoa já sai do centro cirúrgico com esse objeto. Ela é feita com um tecido elástico que exerce compressão sobre a região operada. O ajuste geralmente é feito por um fecho de velcro.

Esse acessório tem uma série de funções. A primeira delas é a redução do inchaço por meio da compressão. Porém, outro benefício da faixa é manter as orelhas na posição correta após a cirurgia. Essa estabilização favorece a cicatrização, pois não há uma pressão sobre a região do corte.

Por isso, nos primeiros 10 dias o médico costuma recomendar o uso contínuo da faixa otoplastia e a retirada apenas no momento do banho. É importante utilizá-la inclusive para dormir, pois isso prevenirá danos à cirurgia caso a pessoa mude de posição inconscientemente durante o sono.

Após esses 10 dias, é possível retirar a faixa durante o dia. No entanto, ela deve ser usada no momento de dormir por um período mais longo, geralmente até completar dois meses após a cirurgia.

Por uma questão de conveniência, alguns pacientes preferem não retornar ao trabalho enquanto usam a faixa durante o dia. No entanto, eles podem retomar suas atividades normais em apenas 2 ou 3 dias. Apenas o esforço físico deve ser evitado nesse período de recuperação.

Cirurgia otoplastia: quanto tempo demora para ver o resultado?

A cirurgia de otoplastia é, provavelmente, aquela que apresenta o resultado mais rápido. Em apenas 2 meses as orelhas desincham e a pessoa já pode ver sua aparência definitiva. Portanto, o uso da faixa e todos os outros cuidados valem a pena, garantem a satisfação dos pacientes e, em muitos casos, aumentam a autoestima e eliminam o motivo de bullying.

Entendeu qual é a importância da faixa otoplastia e dos outros cuidados no pós-operatório da cirurgia? Quer saber mais sobre essa e outras cirurgias plásticas? Siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar nossas publicações.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)