Você sabia que a cirurgia para corrigir as orelhas é uma das que apresenta resultado mais rápido? Em apenas dois meses, aproximadamente, já é possível ver a aparência definitiva. Mas para acelerar a recuperação e garantir os melhores resultados, é fundamental que o paciente tome todos os cuidados necessários durante o pós-operatório da otoplastia. Você sabe o que fazer nesse período?
Então, não perca este post! Vamos explicar o que é necessário para assegurar um resultado perfeito para sua cirurgia. Veja a seguir!
Índice:
O que pode acontecer no pós-operatório da otoplastia?
Quando uma pessoa faz uma cirurgia, alguns tecidos do corpo são cortados e consequentemente lesionados. Portanto, é natural que a região apresente algum inchaço e hematomas. Porém, eles desaparecem com o tempo e deixam apenas o resultado benéfico do procedimento.
Assim, desde que você siga as orientações do médico, não é necessário se preocupar. Os pacientes costumam sentir apenas um leve desconforto, que é minimizado com medicamentos.
Quais são os principais cuidados no período de recuperação?
Nos primeiros dias, alguns cuidados são essenciais. O principal deles é o uso da faixa elástica em torno da cabeça. Ela estabiliza as orelhas e as mantêm na posição certa. Por isso, deve ser usada continuamente (dia e noite) durante 10 dias. Depois desse período, ainda é necessário utilizá-las à noite por mais 60 dias.
Esse tipo de cirurgia plástica é uma das que menos impede a vida normal dos pacientes. Assim, eles podem dirigir e voltar ao trabalho depois de apenas 2 dias, desde que suas tarefas não exijam esforço físico. Alguns adiam esse retorno devido ao uso da faixa, mas as atividades leves estão liberadas.
Esforços intensos e exercícios físicos devem ser evitados durante 10 dias. Depois disso, o médico costuma liberar o paciente para realizar a maioria das suas atividades de rotina.
Um dos cuidados mais importantes está relacionado ao momento de dormir. Além de usar a bandagem elástica, o paciente precisa se deitar de costas, com o rosto virado para cima. Em nenhum momento ele deve ficar de lado, apoiado sobre uma das orelhas.
Também é fundamental seguir as orientações do médico sobre a higienização. Isso evitará infecções que podem comprometer o resultado da cirurgia ou dificultar a cicatrização no pós-operatório.
Quando ocorre a cicatrização completa?
Em cerca de dois meses, suas orelhas estarão completamente desinchadas. Portanto, já será possível ver o resultado final da cirurgia. Porém, é normal que as cicatrizes (que são discretas e ficam escondidas nas dobras da pele) ainda mudem com o tempo.
Mas não se preocupe, pois essas mudanças são positivas! Elas ficarão cada vez mais claras, discretas e sem relevo. Assim, quem olhar para você dificilmente perceberá qualquer sinal de que aconteceu uma cirurgia para corrigir suas orelhas.
É possível ter complicações na otoplastia pós-operatório?
As complicações são raríssimas, mas podem acontecer. Infecções, sangramento, dificuldades de cicatrização, perda ou aumento da sensibilidade são alguns exemplos. Porém, quando o paciente volta ao médico para acompanhamento, esses problemas são detectados rapidamente e corrigidos pelo cirurgião.
E então, se animou para fazer a cirurgia de correção das orelhas? Confira nosso Guia Completo da Otoplastia e saiba como se preparar para o procedimento!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário