Fale Conosco Pelo Whatsapp

Embora o pós-operatório da maioria das cirurgias plásticas seja tranquilo, não podemos nos esquecer de que alguns cuidados são essenciais. Além do repouso, uso de malhas compressivas ou cintas, a posição de dormir também precisa de atenção.

Afinal, ninguém deseja que, após restringir movimentos durante todo o dia, o resultado da cirurgia seja arriscado no momento do sono e nem sempre a nossa posição habitual ao dormir é aquela que mais favorece a cicatrização dos pontos.

Basta fazer uma rápida pesquisa para descobrir que muitas pessoas dormem de bruços ou de lado, ou seja, posições não indicadas para quem faz uma série de cirurgias plásticas. Outras vezes, o paciente dorme de barriga para cima e, por ter colocado silicone nos glúteos, isso prejudica sua cicatrização.

Como saber qual é a melhor posição para dormir no pós-operatório de uma cirurgia plástica? Você vai descobrir a resposta neste post. Também vamos falar sobre alguns truques para ajudar você a manter seu corpo na posição correta durante o pós-operatório.

Posição de dormir após diferentes cirurgias plásticas

Posição de dormir após cirurgias plásticas de mama

Existem diversas cirurgias plásticas nas mamas. Mastopexia (lifting de seios), mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora, mamoplastia masculinizadora, correções de assimetria ou das aréolas são as principais.

Após todas as cirurgias plásticas nas mamas, o paciente precisa dormir com a barriga para cima, com as costas em seu colchão. Além disso, os cirurgiões recomendam usar um apoio nas costas, para deixar a parte superior do tronco e cabeça ligeiramente elevadas.

Ao elevar levemente o tronco, a parte inferior da mama não fica esticada, como ocorreria se a pessoa simplesmente se deitasse de costas. Assim, ocorre uma redução da pressão sobre os seios e principalmente sobre a cicatriz, evitando a abertura de pontos.

Dormir com a parte superior do tronco mais elevada também evita o acúmulo de sangue na região da cirurgia e, consequentemente, os sangramentos. Finalmente, esta posição de dormir contribui para reduzir o inchaço na área peitoral mais rapidamente.

Consequências de não dormir na posição correta após a mamoplastia

Quando um paciente dorme de bruços ou de lado após a mamoplastia, a região em que a cirurgia ocorreu sofre uma pressão inadequada para sua recuperação. Portanto, os tecidos que estão se regenerando podem se deslocar ou se separar uns dos outros, trazendo complicações ao processo de cicatrização.

Esta pressão causa ainda o afastamento das bordas da incisão e a abertura de pontos. Devido a esse descuido, o paciente pode precisar retornar ao centro cirúrgico para refazer o procedimento, seja total ou parcialmente.

Quando a mamoplastia inclui a colocação de próteses, dormir da forma errada pode causar o deslocamento do implante. Assim, o silicone sai do local correto e se fixa em uma posição mais alta, mais baixa ou ainda se move para a lateral, ficando desalinhado em relação ao centro da aréola.

Na mamoplastia redutora e na mastopexia, mesmo sem prótese, esta deformidade também pode acontecer. Neste caso, a pressão desigual nas incisões ou nas áreas em cicatrização faz os tecidos se acomodarem na posição errada, causando assimetrias.

Posição para o sono após a abdominoplastia

Quando o paciente se submete à abdominoplastia, ele deve dormir com a barriga para cima, mas na posição em V, ou seja, evitando esticar o abdômen. Para isso, ele precisa levantar tanto a parte superior do tronco quanto os joelhos.

Desta forma, o paciente mantém a região inferior do abdômen mais dobrada e relaxada. Portanto, as suturas não sofrem pressão, o que favorece muito o processo de cicatrização. Vale a pena destacar que, ao se levantar, a pessoa não deve fazer força e, por isso, a ajuda nas primeiras semanas é essencial.

Consequências de não dormir na posição correta após a abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia complexa, que envolve incisões e reposicionamento de muitos tecidos. Por isso, a posição de dormir após o procedimento é decisiva para um processo de cicatrização e para um bom resultado.

Portanto, quando o paciente dorme de barriga para cima, mas com o corpo completamente plano, ele causa um estresse indevido nas suturas e nos tecidos recém-reparados. Afinal, eles se esticam, se afastam, dificultando a regeneração e fechamento das cicatrizes.

Quando o paciente não cuida de sua posição de dormir após a abdominoplastia, ele pode ter desde uma abertura de pontos até a formação de hérnias. Além de prolongar o tempo de cicatrização, essas complicações podem exigir uma cirurgia de revisão.

Então, é melhor tomar cuidado durante um pós-operatório do que provocar complicações que geram a necessidade de uma nova cirurgia e um segundo período de recuperação. Seguir as orientações médicas poupa tempo e evita incômodos adicionais.

Posição de dormir após cirurgias plásticas faciais

Para todas as cirurgias faciais, a recomendação quanto à posição de dormir é a mesma: manter-se de barriga para cima, com a parte superior do tronco, ombros e cabeça elevados acima do nível do coração. Afinal, além de não exercer pressão sobre as incisões, esta posição reduz o inchaço e evita sangramentos.

Portanto, esta recomendação é válida para pacientes que realizam rinoplastia, blefaroplastia, lifting facial (também conhecida como ritidoplastia), frontoplastia, mentoplastia. Pessoas que fazem otoplastia também precisam ter este cuidado.

Vale a pena destacar que, no caso da otoplastia, a pessoa não pode se deitar sobre a orelha alterada durante o procedimento. Portanto, de for uma cirurgia bilateral, a posição mais indicada é com a barriga para cima.

No entanto, algumas pessoas precisam fazer a otoplastia apenas em uma das orelhas. Portanto, elas até podem dormir de lado ou de bruços, desde que, à noite, elas não se virem para o outro lado. Você acredita que conseguiria dormir de um lado só o tempo inteiro?

Consequências do descuido ao dormir após cirurgias na orelha e face

Nessas cirurgias, dormir de bruços ou de lado, pressionando determinadas regiões do rosto, faz com que os tecidos recém-posicionados se desloquem. Portanto, o resultado pode ser terrível, causando assimetrias e alterando o formato da face. Sem o devido cuidado, o risco de abertura de pontos e sangramento também é grande.

No caso da rinoplastia, dormir de bruços pode ainda causar um trauma na região do nariz. Como resultado, o paciente tem desvios, irregularidades e assimetrias permanentes após a cicatrização. Nesses casos, para correção, uma nova cirurgia seria necessária.

Além disso, dormir com a cabeça em um nível igual ou mais baixo que o coração facilita o fluxo de sangue para a região, ocasionando inchaço, sangramento, formação de hematomas e aumento do tempo de recuperação. Com certeza, nenhum paciente que faz cirurgia plástica facial deseja esses resultados estéticos desfavoráveis.

Posição para o sono após a lipoaspiração

A posição de dormir após a lipoaspiração varia de acordo com a área operada. Geralmente, os médicos recomendam não exercer pressão sobre a região do procedimento e, em muitos casos, manter esta área mais elevada que o corpo.

Portanto, se o paciente fez lipoaspiração nos braços, uma possibilidade é dormir com a barriga para cima, com almofadas que deixam o braço um pouco mais elevado. Se a lipoaspiração foi nos glúteos, a melhor opção é dormir de bruços.

Já na lipoaspiração do abdômen, a recomendação mais frequente é dormir de costas e com os ombros e joelhos ligeiramente elevados (como no caso da abdominoplastia), para não manter a barriga esticada e causar tensão no ventre. Embora essa seja a recomendação geral, o melhor é seguir a orientação do seu médico.

Resultados do mau posicionamento para dormir após a lipoaspiração

Em primeiro lugar, precisamos destacar que dormir diretamente sobre a área lipoaspirada costuma ser bastante desconfortável. Afinal, houve uma mobilização grande de tecidos e a região fica dolorida. Portanto, esta posição traz um grande incômodo ao paciente.

No entanto, mais importante que uma dor momentânea é o resultado permanente sobre os tecidos. A pele precisa, neste processo de cicatrização, aderir aos tecidos subjacentes, ou seja, que ficam abaixo dela. A pressão sobre esses tecidos pode prejudicar a distribuição uniforme da pele, deixando a região deformada.

Posição de dormir após a gluteoplastia

Após a gluteoplastia ou qualquer procedimento no bumbum, os médicos costumam aconselhar os pacientes a dormirem de bruços. Em alguns casos, os médicos autorizam também a posição de lado, mas sempre com diversos apoios.

Resultados de não dormir na posição correta após procedimentos no bumbum

Assim como em outros procedimentos que já mencionamos, a pressão sobre a região operada pode causar rompimento de pontos, além de deslocamento dos tecidos mobilizados durante a cirurgia e até mesmo da prótese de silicone.

No caso de procedimentos que envolvem lipoenxertia, como a lipoescultura, sabe-se que a pressão aumenta a reabsorção da gordura pelo organismo, reduzindo ainda mais o volume do bumbum após o procedimento.

Truques para dormir na posição correta após a cirurgia plástica

Quem está acostumado a dormir em uma posição muito diferente da que os médicos recomendam após a cirurgia plástica sabe que contrariar um hábito não é nada fácil. Porém, existem alguns truques que podem ajudá-lo a cumprir esta recomendação.

O truque mais comum é o uso de travesseiros e almofadas. Porém, o ideal é não utilizar aqueles que se movem com facilidade, dificultando a manutenção da posição correta. Para elevar o tronco, por exemplo, cunhas de espuma são extremamente eficientes, proporcionando inclinação suave e estabilidade.

Almofadas laterais podem ser muito úteis para evitar que a pessoa role para os lados ou vire de bruços. Esses travesseiros extras formam uma barreira eficaz. Elas também são muito úteis quando colocadas sob os joelhos, para evitar que o abdômen fique estendido, por exemplo.

Embora não sejam tão comuns, já existem algumas camas ajustáveis que ajudam o paciente a manter a posição correta no pós-operatório. Outra alternativa não usada com muita frequência são os cintos de posicionamento. Porém, utilize-os apenas se o médico recomendar.

E você, já sabia que é tão importante dormir na posição certa após a cirurgia plástica? Gostou do post? Então, acompanhe nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder outras novidades do universo da beleza, estética e bem-estar.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)