Fale Conosco Pelo Whatsapp

No universo da cirurgia plástica, existem procedimentos capazes de deixar o corpo mais harmônico, proporcional e bem delineado. Entre eles estão a lipoescultura e lipoenxertia.

Como o Brasil é o campeão mundial das cirurgias plásticas, esses termos estão se tornando cada vez mais conhecidos. Porém, nem sempre as pessoas sabem se os dois nomes referem-se ao mesmo procedimento.

E você sabe se existe diferença entre lipoescultura e lipoenxertia? Quer entender melhor que opções são essas e qual delas é a mais adequada para o seu caso? Então continue a leitura!

O que é lipoescultura e lipoenxertia?

Para começar, vamos entender o conceito de cada um desses termos. O primeiro procedimento que vamos explicar é a lipoenxertia.

Lipoenxertia

A lipoenxertia é um procedimento que tem como objetivo utilizar a gordura do próprio corpo para preencher uma determinada região para fins reparadores e estéticos.

Portanto, o cirurgião plástico utiliza a gordura retirada do próprio paciente, removida em um procedimento de lipoaspiração, para realizar essas correções.

Vamos a alguns exemplos para melhorar a compreensão. Suponha que um paciente chegue ao consultório do médico após retirar um tumor na mandíbula, próximo ao queixo, no lado esquerdo do rosto.

Devido ao tumor, foi necessário retirar também pele, músculo e outros tecidos dessa região. Então, o rosto ficou torto, com mais volume do lado direito do que do lado esquerdo.

Então o médico pode fazer uma lipoenxertia, ou seja, retirar gordura de outra região do corpo, como o abdômen, para preencher a área onde estava o tumor e deixar o rosto com a maior simetria possível.

A lipoenxertia pode ser usada tanto para fins de reparação quanto estéticos. Portanto, não se trata de uma cirurgia e sim de uma técnica que pode ser aplicada em diferentes situações.

Existem diversas síndromes que geram deformidades, como a Síndrome de Meckel-Vagner, de Romberg e de Goldenhar, entre muitas outras.

A lipoenxertia é uma técnica bastante utilizada para corrigir ou amenizar as deformidades causadas por essas síndromes, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.

Lipoescultura

Por sua vez, a lipoescultura é um procedimento, uma cirurgia. Seu objetivo é modelar partes do corpo (esculpir) utilizando a técnica de lipoenxertia.

Assim, a lipoescultura é uma das possíveis aplicações da lipoenxertia. Ela visa dar forma a alguma região do corpo por meio da injeção de gordura do próprio paciente.

Para exemplificar a lipoescultura, vamos também pensar em uma situação real que chega aos consultórios de cirurgia plástica.

Então vamos imaginar uma paciente que chega à clínica com dois incômodos em relação à aparência. O primeiro é uma barriguinha saliente, a famosa pochete.

O segundo incômodo, por sua vez, é um quadril pequeno, que não se destaca tanto quanto ela gostaria. Por isso, seu objetivo é aumentar o volume dessa região.

Assim, o médico pode indicar uma lipoescultura. Nesse caso, ele retiraria a gordura do abdômen e a injetaria no bumbum, solucionando os dois problemas em uma única cirurgia.

Como é feita a lipoescultura e lipoenxertia?

Para fazer a lipoescultura e lipoenxertia, é necessário realizar outro procedimento antes — a lipoaspiração. Porém, não se preocupe! Tudo é feito em uma única cirurgia.

Veja a seguir quais são as etapas que o médico segue:

Lipoaspiração

Chegando ao centro cirúrgico, o médico primeiro realiza uma lipoaspiração. Assim, ele retira a gordura de uma ou mais regiões do corpo onde existe esse acúmulo.

Porém, até mesmo esses locais de onde a gordura é retirada são previamente acordados com o paciente, visando deixar seu corpo mais harmônico.

Em seguida, o médico precisa processar a gordura que ele retirou do corpo do paciente. Afinal, ela não sai sozinha. Ela vem misturada ao sangue e outros materiais orgânicos.

Então, o médico coloca as seringas com a gordura em uma centrífuga. O equipamento gira a 3.000 rotações por minuto por cerca de 3 minutos.

Esse processo de centrifugação faz com que a gordura fique na parte de cima da seringa. Já o sangue e outros materiais líquidos ficam próximos da ponta da seringa, completamente separados.

Portanto, o médico descarta esse líquido facilmente e pode passar a gordura para outras seringas menores que serão utilizadas para a injeção no paciente.

Lipoescultura e lipoenxertia

Finalmente o médico pode realizar a lipoescultura, usando a técnica de lipoenxertia.

Então, ele usa as seringas para aplicar a gordura na região do corpo que precisa ser preenchida. Dessa forma, ele modela a silhueta do paciente.

Esse procedimento pode tanto dar uma projeção maior à região do corpo onde a gordura é aplicada quanto alterar seu contorno.

Quais são as vantagens e desvantagens da lipoescultura e lipoenxertia?

Embora pareça simples, a lipoescultura é um procedimento moderadamente delicado. Isso acontece porque, além de ter a capacidade de modelar o corpo, o médico precisa ficar atento à segurança.

A gordura que o médico injeta no paciente não pode chegar aos vasos sanguíneos da região onde ela é aplicada. Isso poderia trazer complicações.

Portanto, esse fato reforça a importância de buscar um cirurgião plástico altamente qualificado, capaz de realizar a lipoescultura com toda a segurança.

Também é importante destacar que o corpo reabsorve boa parte da gordura injetada durante a lipoaspiração. Afinal, trata-se de um tecido produzido pelo próprio organismo, para o qual não existe um processo de rejeição.

O fato de o organismo não rejeitar a gordura aplicada tem resultados positivos e negativos. Assim, é muito difícil ocorrerem complicações, mas a desvantagem é a redução progressiva do volume.

Até mesmo por isso, os médicos costumam recomendar a lipoenxertia apenas em situações em que o objetivo é preencher depressões ou adicionar um pouco de volume.

Para adicionar um volume maior, como no caso dos glúteos ou dos seios, a recomendação mais comum e definitiva é a colocação de prótese de silicone.

No entanto, o paciente pode evitar a reabsorção acima da proporção considerada normal. Para isso, ele precisa seguir as recomendações para o pós-operatório, inclusive não pressionando a região modelada.

Agora você já sabe qual é a diferença entre lipoescultura e lipoenxertia. Quer saber mais sobre a lipoaspiração? Então continue aqui no blog e leia nosso guia completo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)