Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você sabia que tem turbinas no seu nariz? Provavelmente, esta pergunta causou uma certa estranheza, mas é verdade: as turbinas, também conhecidas como cornetos nasais, são estruturas que fazem parte do nosso sistema respiratório. Quando elas dão problema, o paciente precisa de uma turbinoplastia.

Se você não tinha ideia de que existem turbinas no seu nariz, muita atenção neste post! Talvez você descubra, inclusive, que está com problemas e precisa realizar um procedimento para aliviar os sintomas desagradáveis que essas pequenas estruturas podem provocar. Então, continue a leitura!

O que é a turbinoplastia?

A turbinoplastia é uma cirurgia que tem como objetivo a correção de problemas relacionados às turbinas nasais (cornetos nasais). Porém, como é possível que você ainda não tenha ouvido a respeito dessas pequenas estruturas, vamos falar um pouco sobre elas.

O que são os cornetos nasais?

Os cornetos nasais são algumas estruturas que fazem parte do nariz. Eles são compostos por projeções ósseas na lateral do nariz cobertas por mucosa (tecido mole). Geralmente, nós temos três cornetos nasais de cada lado: os superiores, médios e inferiores. Porém, algumas pessoas podem ter 4 cornetos de cada lado.

Esses cornetos são muito importantes em nosso sistema respiratório. Afinal, eles desempenham um papel crucial em:

  • filtragem do ar: o ar que entra nas narinas pode conter várias impurezas, como poeira e microorganismos. Os cornetos retêm pelo menos uma grande parte desses elementos, evitando que o organismo seja contaminado por eles.
  • umidificação do ar: a umidade ideal para o ar que respiramos fica entre 50 e 60%. Quando o ar está mais seco que isso, o nariz tenta melhorar este índice transferindo o umidade do muco para o ar. Os cornetos têm um papel fundamental neste processo.
  • aquecimento do ar: além da umidade, o nosso sistema respiratório também precisa que o ar esteja na temperatura ideal. Nossa mucosa do nariz é extremamente vascularizada. Por isso, o sangue aquece o interior no nariz e, consequentemente, o ar que passa por este canal.

Como você pode ver, as turbinas são importantíssimas para a nossa respiração. Mas o que poderia acontecer de errado com partes do seu nariz que você nem sabia que existiam para que elas precisassem de uma cirurgia? Isso é o que você vai descobrir no próximo tópico!

Por que a turbinoplastia pode ser necessária?

As turbinas nasais podem apresentar problemas que talvez você sinta, mas nem imagina que a causa é essa. Você já viu pessoas com dificuldades respiratórias e congestão nasal crônica, por exemplo? Aquelas que parecem estar sempre com o nariz entupido?

Então, muitas vezes a causa deste problema é a alteração no tamanho das turbinas nasais. Elas podem se tornar grandes, inchadas. Esta condição se chama hipertrofia dos cornetos nasais e causa a obstrução total ou parcial das narinas.

As principais causas do inchaço das turbinas são:

Alergias

Diversas reações alérgicas podem desencadear uma resposta imunológica que causa inflamação e inchaço das turbinas. Embora os principais alérgenos que geram este problema seja o pólen, poeira e pelos de animais, até mesmo alguns alimentos podem levar a esta reação, como glúten e laticínios.

Irritantes ambientais

Neste quesito, não tem quem escape. Afinal, quem vive nas cidades convive com fumaça, poluição e produtos químicos. Já quem mora no interior lida com poeira, terra e fumaça de queimadas. Todos esses agentes são irritantes e podem causar inchaço nas turbinas nasais.

Condições climáticas

Você tem aquele amigo que serve como uma verdadeira previsão do tempo? Isso acontece porque, antes mesmo de a temperatura cair ou aparecerem os primeiros sinais de chuva, ele já começa a espirrar e ficar com o nariz entupido? O problema pode ser a hipertrofia dos cornetos nasais.

Infecções

Infecções respiratórias, como resfriados e sinusites, podem causar inflamação e inchaço das turbinas nasais. Isso acontece porque, ao tentar combater os fatores que causam a doença, o organismo gera uma reação que atinge cornetos. Então, eles têm seu tamanho alterado.

Uso de medicamentos

Você não imagina quais são os medicamentos que causam o inchaço das turbinas nasais. Sim, são os descongestionantes, ou seja, aqueles que as pessoas usam justamente para, em tese, respirar melhor.

Mas, calma! O uso pontual, esporádico, não causa o problema. No entanto, quando a pessoa utiliza descongestionantes nasais a longo prazo, é comum esses medicamentos produzirem o efeito rebote, ou seja, as turbinas incham ainda mais assim que o medicamento perde o efeito.

Alterações hormonais

Nós podemos ter várias alterações hormonais ao longo da vida. As mulheres, então, passam por isso durante a puberdade, gravidez, menopausa… Todas essas situações podem causar o inchaço das turbinas nasais.

Doenças e condições crônicas de saúde

Finalmente, condições crônicas de saúde, como hipertireoidismo e doenças autoimunes, também podem estar associadas ao inchaço das turbinas nasais.

É válido destacar, antes de falarmos da cirurgia, que a hipertrofia dos cornetos é muito mais comum em adultos do que a adenoide, que ocorre com mais frequência na infância e adolescência, regredindo espontaneamente ao longo do tempo.

No entanto, como as pessoas associam o entupimento do nariz à adenoide, quando elas chegam à idade adulta e sentem esta obstrução nasal com frequência, elas tendem a associar sua condição àquele problema, sem procurar um médico para obter o diagnóstico correto.

Como é feita a turbinoplastia?

Durante a turbinoplastia, o cirurgião reduz o tamanho dos cornetos nasais. Desta forma, ele melhora a passagem de ar através do nariz. Para isso, o médico pode remover parte do tecido mole excessivo (a mucosa) ou até mesmo alterar a estrutura óssea subjacente. Tudo dependerá da condição do paciente.

Em alguns casos, o paciente precisa de anestesia geral para realizar o procedimento. Outras vezes, a cirurgia pode ser feita apenas com anestesia local. A escolha depende da extensão, do histórico do paciente e de suas preferências.

A principal indicação da turbinoplastia é feita para pacientes que já tentaram outros tratamentos, como sprays nasais ou medicamentos, mas não tiveram um resultado satisfatório. Então, apenas a redução dos cornetos pode oferecer o alívio desejado.

O que isso tem a ver com a cirurgia plástica?

Talvez você esteja pensando: “por que estamos falando sobre cornetos nasais e turbinoplastia em um blog de cirurgia plástica”? A resposta é muito simples. Caso o paciente deseje, ele pode associar os dois procedimentos — a redução dos cornetos nasais e a rinoplastia para alterar o formato do nariz.

Aliás, todas as cirurgias feitas no nariz recebem o nome de rinoplastia, e não apenas os procedimentos estéticos. Portanto, o que diferencia uma operação da outra é seu objetivo que, neste caso, pode melhorar a aparência do paciente ao mesmo tempo em que resolve um problema funcional.

Existem rinoplastias que corrigem o desvio de septo, rinoplastias que reduzem o tamanho do nariz, rinoplastias que corrigem o formato do nariz, rinoplastias associadas à retirada de adenoides (adenoidectomia) e assim por diante.

Veja quais são as vantagens de associar a rinoplastia e a turbinoplastia:

Associar a turbinoplastia à rinoplastia permite que o paciente tome uma única anestesia

Embora as anestesias atuais sejam muito seguras, ainda existem diversos pacientes com receio de se submeterem a um procedimento cirúrgico por causa delas. Este medo se torna ainda maior quando o médico fala em anestesia geral.

Então, quando a pessoa associa duas cirurgias, evita ficar passando por anestesias consecutivas. Ela realiza os dois procedimentos de uma única vez e não precisa repetir essa experiência em outro momento.

Associar a turbinoplastia à rinoplastia exige um único pós-operatório

A maior dificuldade, para muitas pessoas, é o pós-operatório. Afinal, elas precisam se afastar do trabalho por pelo menos algumas semanas. Mesmo que consigam trabalhar antes, o nariz ainda está inchado, com hematomas. Se não é fácil se desvencilhar dessas responsabilidades uma vez, imagine duas!

Além disso, o pós-operatório de cirurgias no nariz costuma ser delicado. Trata-se de uma região que incha bastante, fica dolorida e o descolamento da pele e remoção de tecidos deixa vários hematomas no rosto. Isso faz muita gente pensar inúmeras vezes antes de decidir fazer duas cirurgias separadas.

Ao associar as duas cirurgias, a pessoa tem um único período pós-operatório. Inclusive, a maioria das empresas não remunera os dias de afastamento do profissional para a realização de uma cirurgia estética. No entanto, quando ele associa a rinoplastia a turbinoplastia, trata-se de um procedimento de saúde, que permite a obtenção de licença médica.

Associar a turbinoplastia à rinoplastia ajudará você a fazer as pazes com o espelho

Muitas pessoas se sentem insatisfeitas com o próprio nariz. Esse é o motivo que faz com que as rinoplastias estéticas estejam sempre no ranking das cirurgias plásticas mais realizadas, tanto no Brasil quanto do mundo.

Existem muitos motivos para essa insatisfação. Afinal, em algumas pessoas, o tamanho do nariz é desproporcional ao do rosto. Então, as pessoas sentem a necessidade de aumentá-lo ou reduzi-lo.

Em outros casos, o problema é o formato. Existem diversos tipos de nariz: adunco, batata, núbio, romano, ático, negroide… Nem sempre essas características formam um conjunto harmônico, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de gostar da própria imagem.

A rinoplastia associada à turbinoplastia pode ser a sua chance de solucionar este problema. Se você sente os sintomas típicos da hipertrofia dos cornetos, procure seu médico, obtenha um diagnóstico preciso e aproveite esta oportunidade para respirar melhor e viver mais feliz.

E você, também faz parte da turma do nariz entupido? Quer resolver este problema e ainda aumentar sua satisfação com a própria aparência? Quer conhecer as cirurgias funcionais que podem ser associadas à cirurgia plástica? Então, continue em nosso blog e veja o post completo sobre este assunto.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)