Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já sabe exatamente o que fazer para aumentar o volume dos seus seios e deixá-los lindos, firmes e turbinados – colocar prótese de silicone. Porém, o que nem todas mulheres sabem é que existem diferentes tipos de próteses de implantes mamários e que a escolha influencia diretamente no resultado.

Mas afinal, como escolher o melhor tipo de prótese de silicone para realizar seu sonho e ficar com os seios perfeitos? Continue a leitura para descobrir a resposta!

Quais são os tipos de prótese de silicone?

Existem vários tipos diferentes de próteses de silicone. Elas podem ser classificadas de acordo com seu formato (modelo), perfil, tamanho e textura.

Cada tipo de prótese tem uma finalidade e proporciona resultados distintos ao paciente. Além disso, as próteses não são colocadas apenas nas mamas, mas em outras regiões como glúteos e panturrilhas.

tipos-protese-06-master-health

A escolha da prótese mamária deve ser feita com cuidado, para que não haja insatisfações futuras. Por isso, é necessário conversar com um especialista para que em conjunto, cheguem a uma decisão correta.

Modelos de implante mamário

Basicamente, o mercado oferece três opções de próteses: redonda, cônica ou anatômica (em formato de gota).

Gota ou anatômica

A prótese em forma de gota é indicada para mulheres que buscam mais naturalidade na aparência dos seios. Geralmente é procurada por pacientes que passaram por procedimentos de mastectomia (retirada das mamas) devido ao câncer de mama e desejam reconstruir as mesmas.

tipos-protese-12-master-health

Redonda

A prótese redonda é mais segura e indicada para mulheres que desejam aumentar o seio.

Esse tipo de prótese é o mais procurado pelas mulheres que buscam realçar suas mamas e dar maior volume a elas, pois devido o seu formato preenche bastante a parte superior da mama.

Aliando o tamanho correto da prótese e a qualidade do profissional que fará a cirurgia, é possível obter seios maiores com aspectos mais naturais.

Portanto, se você quer ousar e ter seios que parem o trânsito, este modelo é o mais indicado.

Cônica

Devido ao seu formato similar a uma pirâmide, a prótese cônica possui uma projeção focada no centro das mamas, em especial na região dos mamilos.

Por isso, ela dá aos seios um aspecto mais projetado para frente, com menor volume na parte superior das mamas. A paciente que optar por esse tipo de prótese pode obter um resultado satisfatório sem a necessidade de colocar um grande volume nos seios.

Vale lembrar que esse formato deve ser escolhido com cautela, pois devido a sua forma, caso seja colocada fora da região central dos seios (aréolas), pode causar uma aparência deformada nos mesmos.

Perfis da prótese de silicone

As próteses mamárias possuem diversos perfis, os quais são conhecidos como perfil baixo, moderado, alto e super alto.

tipos-protese-13-master-health

O perfil é praticamente tão importante quanto o formato da prótese para garantir o resultado desejado. Ele define se o silicone será distribuído igualmente, deixando a prótese mais redonda e uniforme, ou se haverá uma concentração maior de volume na parte superior da mama.

Os médicos dificilmente usam os perfis baixo e moderado nas cirurgias para turbinar os seios. O perfil alto e o super alto são os queridinhos das mulheres, pois destacam bastante as mamas e deixam a linha de decote bastante sensual.

Perfil baixo e moderado

Os perfis baixo e moderado possuem uma base maior, em contrapartida são mais baixos se comparados aos perfis alto e super alto. Por isso, deixam as mamas com pouca projeção para frente.

Geralmente são indicadas em procedimentos de mastopexia e mamoplastias redutoras.

Perfil alto e super alto

Possuem uma base menor se comparado aos perfis baixo e moderado. Entretanto, sua altura é maior, o que confere aos seios uma maior projeção para frente.

Apesar dessas diferenças, é importante ressaltar que cada marca tem seu padrão de nomenclatura e tabela de medidas. Sendo assim, a prótese mamária perfil super alto de uma marca pode corresponder ao perfil alto ou médio de outra. Por isso, é importante pedir orientação de um bom cirurgião plástico.

Textura da prótese de silicone

A escolha pela textura das próteses utilizadas é de suma importância, pois cada tipo possui suas particularidades.

As texturas foram desenvolvidas para reduzir o risco de contraturas capsulares, bem como ajudar os tecidos mamários na absorção do implante.

tipos-protese-14-master-health

As texturas estão divididas nas categorias lisa, texturizada (micro e macro) e poliuretano.

Lisa

A textura lisa foi a pioneira nas cirurgias de implantes mamários. Contudo, hoje raramente é utilizada, por ser um modelo que facilita o surgimento da contratura capsular.

Texturizada

Este tipo de prótese possui em sua superfície uma camada rugosa que facilita a aderência aos tecidos da mama. Além disso, devido a seu revestimento texturizado diminui o risco de contratura capsular. Atualmente é a mais utilizada pelos médicos.

Poliuretano

As próteses de poliuretano são feitas com o mesmo silicone dos demais modelos. Entretanto, tal como nas texturizadas, são revestidas em sua superfície.

Assim como nos modelos texturizados, as próteses de poliuretano ajudam na aderência ao tecido mamário. Porém, devido a seu revestimento de poliuretano vulcanizado, este modelo oferece uma maior adesão ao corpo, o que dá mais firmeza aos seios. Além disso, oferece menos riscos de contratura capsular se comparada aos demais tipos de texturas.

Em geral, são mais utilizadas por pacientes que possuem mamas caídas, cujas causas são: flacidez, grande perda de peso e maternidade.

Apesar de ser um modelo seguro (se comparado aos modelos texturizados), as próteses de poliuretano são menos usadas pelos cirurgiões. O motivo, é que neste modelo, as texturas são mais salientes, o que dificulta o manuseio do médico para colocá-las dentro das mamas. Sendo assim, o mesmo terá de fazer incisões maiores nos pacientes para posicioná-las corretamente nos seios.

Contratura capsular: o que é?

Ao realizar o implante de próteses de silicone deve-se observar alguns possíveis riscos como a contratura capsular.

A contratura capsular é um procedimento natural do organismo que ao identificar a prótese como um corpo estranho, reage, criando ao redor dela uma cápsula. Essa camada criada em volta do implante se trata de uma cicatriz interna que isolará o silicone como forma de defesa.

Como é feita a colocação da prótese?

A colocação das próteses consiste em um procedimento no qual o cirurgião faz um corte (incisão) na região abaixo dos seios (inframamária), em torno da aréola (periareolar) ou nas axilas (transaxilar), abre um espaço interno para colocar a prótese, insere o silicone e fecha a incisão.

O procedimento pode ser realizado com a inserção das próteses na frente ou atrás do músculo peitoral. A decisão será baseada de acordo com o tipo de mama da paciente.

Se a quantidade de glândulas nas mamas for pouca, a prótese é colocada atrás do músculo peitoral e, nos casos em que a quantidade de glândulas é suficiente para cobrir o implante, a prótese é colocada na frente do músculo.

Ao fechar a incisão, o médico coloca drenos na paciente para que os líquidos acumulados no corpo saiam. Esse procedimento evita o surgimento de hematomas e seromas.

Para realizá-la, o cirurgião aplica uma anestesia geral, local com sedação ou peridural.

A cirurgia costuma levar cerca de uma hora, contudo, pode ocorrer variações de tempo de acordo com cada paciente.

Como escolher a melhor prótese?

Diante de tantas possibilidades, é normal a paciente ficar um pouco confusa. Afinal, qual é a melhor prótese para ela? A boa notícia é que você não precisa escolher. Existe um profissional altamente capacitado para isso – o cirurgião plástico.

O médico indica o modelo e perfil adequados para a paciente, pensando sempre em deixar seu corpo com a melhor harmonia possível. Assim, o resultado será proporcional e natural, destacando os seios, mas sem criar um efeito exagerado.

tipos-protese-08-master-health

Para isso, o médico considera o biotipo de cada paciente. Ele mede sua altura, circunferência do tórax e dos quadris e a largura dos ombros. A partir dessas medidas, ele consegue fazer a indicação do tipo de prótese ideal.

Porém, a participação da paciente também é muito importante. Ela deve dizer ao médico que tipo de resultado deseja. Ou seja, se prefere ficar com seios discretos ou se gostaria de deixá-los bem destacados.

Então, nada de vergonha na consulta! Conte ao cirurgião o que você espera, para que ele faça uma indicação precisa.

Troca das próteses

As próteses de silicone não possuem validade. Contudo, estima-se que elas possuam uma durabilidade de aproximadamente 15 a 25 anos.

Com o avanço da tecnologia, as próteses se tornaram mais duráveis, mas assim como qualquer outro material, elas sofrem degradação com o passar do tempo. Sendo assim, é recomendado que sejam feitos acompanhamentos periódicos a partir dos 10 anos da colocação do implante.

Caso o médico identifique alguma anormalidade nos exames feitos, ele pode solicitar a retirada das próteses e trocá-las por novas.

Rompimento das próteses

Uma das maiores preocupações das pacientes que colocaram ou desejam colocar silicone, é com relação aos riscos de rompimento das próteses.

Apesar de ser um medo comum, as chances disso ocorrer são pequenas e os fatores que podem gerar o rompimento das próteses são os seguintes:

Acidente automotivo

Devido a pressão do impacto causado pelo cinto de segurança, airbag ou choque com o painel do veículo, as próteses podem ser rompidas.

Independente da intensidade do acidente, o paciente deve procurar um médico, para que através de exames ele verifique se houve ou não o comprometimento das próteses.

Quedas

Assim como nos acidentes, as quedas são fatores que podem ocasionar o rompimento do silicone.

Contudo, a prática de algumas atividades físicas de alto impacto, como natação, futebol e artes marciais, oferecem riscos, devido aos impactos na região torácica.

Ao levar um tombo ou um golpe onde a região das mamas sejam impactadas, procure um médico para realizar uma avaliação.

Mamografia

A pressão causada pelo mamógrafo pode ocasionar o rompimento das próteses. Entretanto, é raro ocorrer algum problema deste tipo.

É importante que toda mulher realize periodicamente os exames para prevenção do câncer de mama. Sendo assim, não se deve evitar os exames de mamografia por receio, pois como dito anteriormente, a probabilidade de ocorrer algum dano nas próteses durante a realização deste exame é rara.

A importância de escolher uma clínica especializada

Agora que você está por dentro dos principais assuntos sobre os tipos de próteses de silicone, é importante saber também que ao pensar em se submeter aos procedimentos de implantes mamários, deve ser levado em conta a procura por um bom profissional e uma boa clínica.

tipos-protese-03-master-health

Não é raro encontrarmos matérias sobre pessoas que perderam suas vidas ou passaram por dificuldades ao se deparar com maus profissionais. Sendo assim, antes de colocar sua tão sonhada prótese, procure por um bom profissional.

E para isso, daremos algumas dicas que te ajudarão nessa busca.

  • Procure por profissionais credenciados aos órgãos de saúde como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
  • Pesquise sobre o médico que você passará em consulta;
  • Busque a opinião de pessoas que já se consultaram com o médico que você passará;
  • Durante a consulta tire todas as suas dúvidas;
  • Use a forma como você foi atendida para medir a credibilidade do médico;
  • Verifique se a clínica que você passará está habilitada para realizar os procedimentos oferecidos e se ela possui estrutura para tal;
  • Após essas e outras etapas, tome sua decisão.

E aí, entendeu como escolher a prótese de silicone mais adequada para você? Então marque já a sua avaliação clicando aqui!

Para ficar por dentro deste e de outros assuntos, acompanhe nosso blog e acesse nossas redes sociais.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)