Ter as proporções faciais em equilíbrio é um sonho e cada pessoa tem uma opinião sobre o que é belo e o que não agrada tanto o olhar. Quando o paciente está insatisfeito de alguma forma, é preciso avaliar, em conjunto com o cirurgião plástico, quais suas expectativas e suas reais possibilidades em relação à cirurgia plástica.

Uma das maiores queixas dos pacientes é o nariz, que fica no centro da face e cuja forma mais desejada é a que possui asas nasais estreitas e levemente arrebitado.  Em um nariz do formato negroide é mais difícil conseguir esse resultado, mas com a perícia do profissional é possível.

No caso da mentoplastia, a cirurgia plástica de queixo, os pacientes buscam uma projeção maior ou menor dessa parte do corpo. O objetivo é obter um resultado harmônico com o conjunto do rosto. Se essa cirurgia for associada à rinoplastia ganha o nome de perfiloplastia, já que remodela o perfil da face. A otoplastia também pode ser indicada para quem deseja um rosto mais delicado, já que as orelhas de abano podem tornar as formas mais grosseiras.