Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você tem o corpo no formato de triângulo invertido? Este biotipo é caracterizado por ombros largos, cintura menos definida e quadris estreitos. Trata-se de uma silhueta única que muitas mulheres possuem.

Embora saibamos que cada tipo de corpo tem sua própria beleza, a falta de conhecimento sobre como harmonizar e equilibrar as proporções pode levar muitas mulheres que possuem a silhueta em formato de triângulo invertido a sentirem uma certa frustração com sua forma física.

Felizmente, existem várias estratégias, desde escolhas de vestuário até opções cirúrgicas, que podem ajudar a criar uma aparência mais equilibrada. Neste post, nós contaremos como mulheres com corpo triângulo invertido podem realçar sua silhueta, celebrando sua forma natural enquanto buscam a imagem que desejam.

Características do corpo triângulo invertido

Quando falamos em tipos de corpos femininos, existem três medidas muito importantes: os ombros, a cintura e os quadris. A proporção entre eles definirá se um corpo é retangular, triangular, triângulo invertido, ampulheta ou oval.

Mulheres com corpo triângulo invertido geralmente apresentam ombros mais largos que os quadris, enquanto esta parte do corpo é relativamente estreita. Já a cintura tende a ser menos definida, o que traz uma série de desafios para valorizar esta silhueta.

Essa distribuição de peso e forma faz com que até mesmo encontrar roupas seja bastante desafiador. Como é mais comum as mulheres terem quadris significativamente mais largos que a cintura, as peças disponíveis no mercado dificilmente caem bem nessa estrutura física.

Porém, ao reconhecer e entender essas características, você adquire as ferramentas necessárias para aprender a vestir-se de maneira que realce sua beleza individual. É possível brincar com cores, estampas, modelagens e até mesmo a estrutura dos tecidos para conquistar a imagem desejada.

Como se vestir para valorizar o corpo triângulo invertido

Equilibre os ombros e os quadris

O primeiro segredo para as mulheres com corpo triângulo invertido é escolher roupas que adicionem volume aos quadris, enquanto se minimiza a largura aparente dos ombros. No começo, pode ser um pouco difícil. Porém, à medida que você pratica esses truques, eles se tornam até naturais.

Peças como saias rodadas, calças com bolsos laterais ou detalhes como babados na parte inferior podem ajudar a criar a ilusão de quadris mais largos. Cores vivas, claras, listras horizontais e estampas chamativas também aumentam a sensação de amplitude.

Na parte de cima do corpo, o raciocínio é o contrário: opte por tops de cores escuras, com decotes em V ou U. Isso ajuda a disfarçar a largura dos ombros. Evite ainda babados, drapeados, laços, franzidos e outros elementos que visualmente aumentam o volume desta região.

Fuja de armadilhas que destacam o triângulo invertido

As principais armadilhas estão na parte de baixo do corpo. Portanto, tenha em mente a silhueta que você precisa criar escolhendo as peças mais apropriadas. Esta silhueta deve ficar mais larga ou distante do corpo a partir do quadril, para não evidenciar o formato de funil.

Portanto, prefira calças de corte reto ou mesmo pantalonas, saias em A e vestidos envolventes. Os franzidos são excelentes para adicionar curvas e volume na parte inferior do corpo. Outra inimiga é a cintura baixa, que acentua a estreiteza dos quadris. Evitá-la e trocá-la por um modelo com pregas e bolsos, por exemplo, favorece um visual mais equilibrado.

Acessórios estratégicos

Quando se trata de imagem corporal, tudo é uma questão de chamar a atenção para os pontos que você quer destacar e desviar o olhar das pessoas das características que não deseja evidenciar. Embora, em um primeiro momento, isso não seja intuitivo, você automatizará essas escolhas.

Por exemplo: seus ombros são largos, não é mesmo? Como fazer as pessoas não observarem isso? Chamando a atenção para o centro do seu corpo. Isso pode ser feito usando um colar longo e vistoso, ou até mesmo por um mix interessante de colares com essas características.

Falta definição na cintura? Você pode criar esse efeito artificialmente. Uma saia franzida, por exemplo, dará volume aos quadris. Enquanto isso, um cinto de uma cor contrastante ou com uma fivela que chama a atenção para a região do umbigo fará da cintura um ponto focal, fazendo com que ela pareça mais fina.

Outra aliada importante é a bolsa de mão ou a tiracolo. Ao repousar sobre os quadris, ela também adiciona volume a essa área, fazendo com que o efeito visual seja de harmonia e equilíbrio, mais semelhante à silhueta em formato de ampulheta.

Exercícios para mulheres com o corpo triângulo invertido

Para mulheres com corpo triângulo invertido, é importante que o treino seja planejado para aumentar o volume dos glúteos e membros inferiores. Na parte superior do corpo, os movimentos devem tonificar os músculos, mas sem aumentar sua largura. Desta forma, a silhueta ficará um pouco mais equilibrada.

Agachamentos são fundamentais nesse processo, pois trabalham intensamente os glúteos e coxas. Portanto, eles contribuem para a construção de massa muscular nessas áreas. Variações como agachamentos sumô ou com salto introduzem diversidade ao treino e focam em diferentes grupos musculares.

Lunges ou passadas, são outro exercício poderoso, pois isolam cada perna por vez, garantindo que ambos os lados do corpo trabalhem igualmente, promovendo um desenvolvimento muscular simétrico. Incorporar pesos ou halteres pode intensificar esses exercícios, estimulando ainda mais o crescimento muscular.

Embora deadlifts (especialmente a versão romena) sejam difíceis de realizar, eles provocam a hipertrofia dos músculos posteriores da coxa e glúteos, áreas-chave para adicionar curvatura e volume. Esses exercícios não apenas melhoram a aparência, mas também aumentam a força funcional, beneficiando o desempenho físico geral.

Cirurgias plásticas para equilibrar a silhueta triângulo invertido

Se você está satisfeita com seu tipo de corpo, seja ele qual for, isso é perfeito! Se as dicas para equilibrar a silhueta com a escolha das roupas é suficiente para atender suas necessidades, ótimo!

Porém, se você gostaria de fazer algumas alterações no seu contorno corporal para se sentir mais satisfeita com ele, a cirurgia plástica existe para ajudá-la. Por isso, nos próximos tópicos, vamos falar de alguns procedimentos que proporcionam esse equilíbrio na silhueta. Confira!

Silicone nos glúteos

O aumento dos glúteos pode ser uma opção cirúrgica eficaz para mulheres que buscam harmonizar a silhueta em forma de triângulo invertido. Afinal, desta forma, elas adicionam volume e curvas à parte inferior do corpo.

Existem duas maneiras de realizar esta alteração. A primeira, mais segura, mais duradoura e com resultados mais previsíveis é a colocação de implantes de silicone. Se a paciente deseja uma alteração mais discreta, ela pode optar pela lipoenxertia.

Na opção de implantes, ou gluteoplastia de aumento, o cirurgião insere próteses de silicone através de incisões estrategicamente posicionadas, geralmente na região entre as nádegas. Assim, ele minimiza a visibilidade das cicatrizes.

A partir do momento que são inseridos, os implantes preenchem a região dos glúteos, proporcionando um aumento imediato no volume e uma forma mais definida. Esse método é ideal para pacientes que não possuem gordura corporal suficiente para a transferência ou que desejam um aumento significativo.

Falaremos sobre a transferência de gordura, a segunda opção, no tópico sobre lipoescultura.

Lipoaspiração para definir a cintura

A lipoaspiração é outro procedimento que pode modelar um corpo no formato de triângulo invertido, especialmente por sua capacidade de afinar a cintura. Este procedimento cirúrgico remove seletivamente o excesso de gordura de áreas específicas, como os flancos e a região abdominal, criando um contorno corporal mais definido e proporcional.

Ao reduzir a gordura em torno da cintura, a lipoaspiração pode ajudar a destacar a diferença entre a largura dos ombros, a largura dos quadris e a parte mais estreita do torso, contribuindo para uma aparência mais equilibrada.

Contudo, é fundamental que as pacientes mantenham expectativas realistas em relação aos resultados da lipoaspiração. Embora o procedimento possa afinar significativamente a cintura, os resultados finais dependem muito da estrutura óssea e da elasticidade da pele da paciente.

A lipoaspiração não altera a estrutura óssea, como a largura dos quadris ou a forma das costelas, que são determinantes fundamentais da forma geral do corpo.

Lipoescultura para equilibrar a silhueta

A lipoescultura surge como uma técnica refinada de modelagem corporal que pode fazer uma grande diferença na harmonização de corpos em formato triângulo invertido. Afinal, este procedimento não só remove o excesso de gordura de áreas específicas, mas também permite o reaproveitamento dessa gordura em regiões que beneficiam de maior volume, como os glúteos e as laterais do quadril.

Para mulheres com corpo triângulo invertido, a lipoescultura pode adicionar curvas desejadas, tornando as medidas do quadril um pouco mais próximas da largura dos ombros. Caso as áreas doadoras de gordura sejam o abdômen, flancos ou costas, ela também afina a cintura, deixando a paciente mais curvilínea.

Além disso, ao injetar gordura nas laterais do corpo, ocorre uma ampliação visual dos quadris, contribuindo para uma silhueta mais equilibrada e proporcional. No entanto, existem algumas limitações relacionadas, principalmente, à estrutura da paciente e à segurança do procedimento.

É possível injetar a gordura em diversas partes do corpo, inclusive no bumbum e nas laterais dos quadris. Porém, é preciso ficar atenta. Por questões de segurança, os médicos não costumam fazer lipoenxertia com um grande volume de gordura. Então, se o seu desejo é aumentar significativamente o tamanho do glúteo, a melhor solução é a prótese de silicone.

E você, tem o corpo no formato de triângulo invertido? Gostou do post e quer acompanhar outros conteúdos da área da estética, beleza e cirurgia plástica? Então, siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)