Já percebeu como, no decorrer dos anos, as pálpebras ficam flácidas, as sobrancelhas caem e a expressão facial fica definitivamente pesada. Mas será que dá para eliminar esse peso dos anos? Sim, isso é possível, e a frontoplastia é uma das alternativas.
Se você ainda não sabe o que é a frontoplastia e quais são os benefícios dessa cirurgia, não perca este post. Vamos explicar quando ela é indicada, como o médico realiza o procedimento e tirar outras dúvidas sobre seu papel no rejuvenescimento facial.
Índice:
O que é a frontoplastia?
A frontoplastia é a cirurgia plástica que atenua os sinais de envelhecimento na região da fronte. Ou seja, ela rejuvenesce a testa e as sobrancelhas.
Muitas pessoas ficam insatisfeitas quando essa área apresenta um envelhecimento significativo. Rugas entre as sobrancelhas causam uma expressão brava, carregada. As sobrancelhas ficam caídas e, em alguns casos, a testa apresenta rugas bem profundas.
Quando o cirurgião indica a frontoplastia?
A frontoplastia é a melhor opção para corrigir a flacidez na região da testa e sobrancelhas. Portanto, se o envelhecimento nessa área causa incômodo, esta cirurgia é a solução.
Boa parte dos pacientes procura essa cirurgia entre os 40 e os 65 anos. No entanto, pessoas cada vez mais jovens também podem receber a indicação para o procedimento.
A idade de indicação depende das características e necessidades de cada paciente. Afinal, em vários casos, desde novos eles sofrem com a linha de implantação de cabelo recedendo ou com as rugas na glabela — a famosa “ruga do bravo”.
Como o cirurgião corrige a testa e sobrancelhas?
Alguns pacientes realizam a frontoplastia completa. Isso significa que eles precisam corrigir tanto a testa quanto a sobrancelha. No entanto, essa cirurgia combina dois procedimentos que também podem ser feitos separadamente — o lifting frontal e o lifting de sobrancelhas.
Lifting frontal
Para corrigir a testa, o médico precisa realizar alguns procedimentos bem complexos. Assim, após a incisão, ele descola a pele dessa região. A seguir, ele precisa reposicionar os músculos que desceram com o tempo.
Ao final, o cirurgião retira excessos de pele, estica a extensão que permanecerá no rosto e faz a sutura. A cicatriz fica bem camuflada atrás da linha do crescimento do cabelo. Portanto, o procedimento fica praticamente imperceptível, exceto pelo rejuvenescimento que ele proporciona.
Lifting de sobrancelhas
Muitos pacientes realizam o lifting de sobrancelhas junto com o de testa. Afinal, também é comum eles se queixarem do envelhecimento dessa região, que deixa a sobrancelha caída e a expressão entristecida.
Para esse procedimento, o médico faz incisões em volta da sobrancelha, com muita precisão. Então, ele retira o excesso de pele que está em volta, inclusive na região entre os dois hemisférios do rosto e também reposiciona a sobrancelha, fixando-a em uma posição adequada.
A combinação desses dois procedimentos, ou seja, a realização da frontoplastia, deixa a pele da testa muito mais esticada. Assim, o paciente tem uma expressão suave, alegre e jovial.
Quais são as técnicas utilizadas na frontoplastia?
No meio médico, a técnica mais tradicional recebe o nome de incisão coronal. Isso significa que o médico faz o corte um pouco atrás da linha do cabelo. Assim, após a recuperação, a cicatriz fica camuflada nesse local, coberta pelos cabelos.
No entanto, existem outras opções. Uma delas é a incisão pré-triquial, em que o cirurgião faz a parte média da incisão diretamente no couro cabeludo. Porém, ela tem outro resultado, que é a redução da testa.
Portanto, a indicação dessa técnica depende muito das características faciais do paciente. Quando o médico entende que essa redução proporcionará harmonia, ela será indicada.
Outro ponto que o médico considera é o fato de que a incisão pré-triquial pode deixar as cicatrizes mais visíveis. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, porque o cirurgião sempre orienta a técnica mais apropriada de acordo com as necessidades do paciente.
Em alguns casos, a incisão fica no meio das rugas da testa. Sim, essa técnica pode ser a melhor opção quanto o paciente tem linhas muito profundas. Geralmente, os homens são os pacientes que mais recebem essa indicação.
Enfim, existe a cirurgia endoscópica, em que o cirurgião realiza diversas incisões pequenas, de apenas 2 centímetros, atrás da linha de implantação dos cabelos.
A vantagem da cirurgia endoscópica é que ela é menos invasiva e também apresenta uma chance menor de parestesia (dormência, formigamento, alfinetadas) no couro cabeludo. No entanto, ela exige um tempo cirúrgico maior.
Como saber se você precisa de uma frontoplastia?
O primeiro passo é a consulta com um cirurgião plástico. Nesse momento, ele ouvirá suas queixas em relação à aparência e avaliará sua pele, o grau de flacidez, a estrutura facial e até mesmo a linha de implantação dos cabelos.
A partir dessa avaliação inicial, o cirurgião entende quais são as intervenções que precisa fazer para rejuvenescer a região da testa, bem como as técnicas que ele precisa utilizar para atingir o resultado desejado.
Depois dessa primeira etapa, caso o paciente queira prosseguir com a cirurgia, ambos decidem detalhes como o local do procedimento, custos, bem como a necessidade de cirurgias adicionais.
O que acontece no pós-operatório?
O pós-operatório da frontoplastia tende a ser tranquilo e a recuperação, rápida. No entanto, isso depende da reação de cada organismo e, principalmente, da atenção do paciente às recomendações médicas.
A presença de inchaço e hematomas é natural após qualquer cirurgia. No caso da frontoplastia, eles podem se estender a uma região do rosto e área dos olhos.
Outros sintomas comuns são dormência, coceira, formigamento e até mesmo pontadas, além da sensação de que a região foi esticada. Afinal, foi exatamente isso que aconteceu.
Porém, esse inchaço e os hematomas geralmente desaparecem em cerca de 10 ou 15 dias. Manter a cabeça mais elevada que o corpo contribui para que o organismo não acumule tanto sangue e líquido nessa região, acelerando a recuperação.
Os médicos também costumam recomendar a aplicação de compressas frias, que aliviam eventuais dores, desconfortos e reduzem o inchaço. Os outros sintomas também diminuem ao longo das semanas.
Quando o paciente pode voltar ao trabalho?
Embora o ritmo de recuperação sempre seja muito individual, a maioria dos pacientes consegue retornar ao trabalho em duas semanas. Mesmo que eles apresentem hematomas, essas marcas podem ser atenuadas com maquiagem.
No entanto, os médicos recomendam que grandes esforços e exercícios sejam evitados por um período que pode chegar a dois meses. Isso evita uma pressão desnecessária sobre as regiões em recuperação e mesmo grandes transtornos que seriam provocados em um eventual choque.
Agora você já sabe quais são as indicações da frontoplastia. Quer conhecer outros procedimentos para rejuvenescer o rosto? Continue no blog e confira nosso artigo completo sobre este tema!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário