Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem já fez essa cirurgia plástica sabe que o resultado é extraordinário. Ao comparar o antes e depois da lipoescultura, a pessoa vê claramente que a gordura foi eliminada instantaneamente dos locais indesejados e foi usada para adicionar mais volume a outras partes do corpo.

Em termos de modelação do corpo, poucas cirurgias impressionam tanto quanto a lipoescultura. No entanto, muitas pessoas fazem a pergunta: é possível engordar de novo?

Para respondermos essa pergunta, vamos entender melhor como funciona a lipoescultura. A partir daí, você saberá o que realmente acontece no corpo de quem passou por esse procedimento e qual é o risco de a gordura voltar.

Células de gordura: como elas funcionam?

O tecido adiposo é formado por células que têm uma função peculiar: elas armazenam gordura. Portanto, elas funcionam exatamente como um estoque.

Lipoaspiracao Master Health

Quando nós produzimos mais energia do que consumimos, nosso corpo converte esse combustível não utilizado em gordura. Assim, essa gordura fica estocada nas células do tecido adiposo, o que faz elas incharem e aumentarem o volume daquela região do corpo.

No entanto, quando nós emagrecemos, acontece o processo inverso. Nós gastamos mais energia do que aquela que obtivemos por meio do alimento. Então, para que o corpo funcione, as células do tecido adiposo precisam liberar o combustível que está ali estocado.

Dessa forma, as células de gordura murcham. O resultado é visto no contorno corporal, que passa a exibir uma silhueta mais afinada.

Antes e depois lipoescultura: o que acontece com as células de gordura?

A lipoescultura é uma cirurgia que, na verdade, envolve dois procedimentos. Então, primeiro o médico fará uma lipoaspiração na região em que o paciente deseja eliminar a gordura. Em seguida, esse material passa por um processo de limpeza e filtragem. Depois, o cirurgião injeta a gordura em outras áreas do corpo, onde é necessário acrescentar volume.

Portanto, antes da lipoescultura a pessoa está com suas células do tecido adiposo intactas. Elas são capazes de receber os depósitos de gordura. Porém, na hora da cirurgia, o médico despedaça esse aglomerado de células com a ponta metálica da cânula. Nesse processo, a maioria delas perde seu núcleo e também sua função.

As células que perderam seu núcleo estão funcionalmente destruídas. Isso significa que elas não são capazes de armazenar gordura outra vez. Dessa forma, nunca mais poderão inchar, aumentar de volume e alterar o contorno corporal.

Porém, também sobram algumas células de gordura que não perderam seu núcleo. Essas conseguirão inchar outra vez e, caso a pessoa não mantenha hábitos saudáveis no que diz respeito à alimentação e exercícios físicos, sua forma poderá ser prejudicada.

Resultado da lipoescultura: é comum a pessoa engordar novamente?

A quantidade de células que não perderam o núcleo não costuma ser muito grande. Por isso, mesmo que a pessoa volte a acumular gordura na região operada, dificilmente ela conseguirá chegar ao volume que tinha antes da cirurgia. Afinal, a maior parte do tecido adiposo foi inutilizado.

No entanto, é válido destacar que a destruição dos núcleos das células de gordura só acontece na região que passou pela lipoaspiração. Assim, se o paciente não mantiver hábitos saudáveis, ele engordará em outras áreas do corpo. O resultado, inclusive, pode ficar bastante desproporcional.

Isso acontece, por exemplo, com pacientes que fizeram lipoaspiração ou lipoescultura e retiraram gordura do abdômen. Se a alimentação for desregrada e não houver prática de exercícios, a pessoa pode ficar com os ombros e braços largos, pernas grossas, bumbum volumoso e a cintura muito fina, o que também não é um bom resultado estético.

Portanto, mesmo sabendo que as gorduras não voltam para a região operada na mesma proporção que antes da lipoaspiração, a melhor opção ainda é reeducar os hábitos. Isso garantirá não só a manutenção do resultado da cirurgia, mas a saúde como um todo e um corpo perfeitamente harmônico.

E então, você já sabia que era isso que acontecia antes e depois da lipoescultura? Quer saber mais sobre essa cirurgia? Continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre esse tema.

Além disso, não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram para conferir os novos conteúdos sobre esse assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.