Fale Conosco Pelo Whatsapp

A lipoenxertia é um procedimento que tem chamado bastante a atenção no universo da estética. Afinal, ela promete o melhor de dois mundos: eliminar gordura de onde não queremos e adicionar volume onde precisamos, harmonizando a silhueta.

Soa como uma solução bastante atraente, não é mesmo? Mas surge a dúvida: ela pode realmente substituir as tradicionais próteses de silicone, seja para aumentar os seios ou dar aquele up no bumbum?

Embora a lipoenxertia ofereça uma alternativa interessante para quem busca uma abordagem mais natural e sem cortes ao aprimoramento corporal, é importante reconhecer suas limitações e até mesmo possíveis riscos à saúde.

Neste post, vamos desvendar tudo que você precisa saber sobre este procedimento, destacando em quais cenários a lipoenxertia é indicada e por que, em muitas situações, o silicone ainda é a opção mais indicada para alcançar os resultados desejados.

O que é lipoenxertia?

A técnica conhecida como lipoenxertia surge da fusão dos termos “lipo” (gordura) e “enxertia” (enxerto, implante). Na medicina, o enxerto é a utilização de um tecido do corpo em outra região, seja com finalidade estética ou reparadora.

Portanto, essencialmente, na lipoenxertia, o médico retira gordura de determinadas áreas do corpo do paciente para utilizá-la em outros locais, visando aumentar o volume, definir ou preencher essas regiões. Em diversos casos, ela é o material biológico que reconstitui uma área afetada por um trauma.

Por isso, embora frequentemente associada ao campo estético, por sua capacidade de moldar e definir o corpo, a indicação da lipoenxertia muitas vezes ocorre para tratamentos reparadores, como você verá nos próximos tópicos.

Como é feita a lipoenxertia?

A lipoenxertia é a transferência de gordura de uma área do corpo para outra. Portanto, em primeiro lugar, o médico precisa retirar a gordura de locais onde ela está acumulada, como abdômen, flancos, culotes, papada, lateral do joelho e até mesmo as axilas através da lipoaspiração.

Então, como você pode perceber, para alguns pacientes, a lipoenxertia se torna muito vantajosa, pois eles retiram a gordura de lugares indesejados, que eles não conseguem remover de forma natural, seja porque já tentaram fazer dieta e praticar exercícios ou por não terem sequer tempo para isso.

Em seguida, o cirurgião utiliza equipamentos para separar a gordura que ele retirou do sangue e outros materiais biológicos são sugados na lipoaspiração. Finalmente, quando a gordura está pura, ele a reaplica em regiões que precisam de volume ou de reparação.

A lipoenxertia, portanto, não é uma cirurgia plástica. Trata-se de uma técnica que permite a realização de um procedimento cirúrgico — a lipoescultura. Como o próprio nome diz, o cirurgião utiliza a gordura para esculpir o corpo do paciente, ou seja, remover volume de algumas regiões e adicionar a outras, desenhando um contorno corporal mais belo e harmônico.

Quais são as indicações da lipoenxertia?

Os médicos podem realizar a lipoenxertia em vários casos. Como nós vimos, uma dessas situações é a lipoescultura. Porém, também existem outras situações em que esta técnica pode ajudar as pessoas a melhorarem sua aparência e aumentar a autoestima. Você conhecerá todas essas opções a seguir:

Lipoescultura

Embora o médico sempre planeje cada procedimento de forma personalizada, visando atender às necessidades específicas do paciente, na maioria das vezes o cirurgião retira gordura do abdômen, flancos, culotes ou braços para aplicar principalmente nos seios ou bumbum.

No entanto, vale a pena destacar que, nesses casos, existe uma grande limitação. Tanto por questões de saúde quanto pela imprevisibilidade do resultado a longo prazo, a lipoenxertia só se aplica a casos em que o paciente deseja um aumento discreto, e não uma mudança significativa.

Em outros tópicos, quando falaremos das vantagens e desvantagens da lipoenxertia, você entenderá melhor tanto essas limitações quanto os possíveis riscos da aplicação de uma quantidade muito grande de gordura em uma região do corpo.

Correções após mastectomia

A lipoenxertia não substitui a mamoplastia de aumento. Portanto, os médicos não a recomendam para a mulher que deseja deixar os seios grandes, fartos e volumosos por questões estéticas. No entanto, a lipoenxertia pode complementar a reconstituição da mama de diversas pacientes que tiveram câncer.

Atualmente, indica-se que pacientes que retiraram a mama devido a um câncer coloquem a prótese anatômica, que possui o formato natural do seio. Desta forma, elas conseguem um resultado bastante satisfatório e a cirurgia se torna praticamente imperceptível.

No entanto, no passado, a prótese anatômica simplesmente não existia e, infelizmente, até hoje, vários profissionais e hospitais focam tanto na recuperação da paciente que não priorizam uma reconstrução mamária esteticamente agradável.

Assim, eles colocam próteses redondas na reconstrução mamária. Embora esse formato seja adequado para mulheres que aumentam o seio por questões estéticas, ele não é indicado para quem não tem mais tecido mamário suficiente para cobrir o implante, o que deixa o formato do implante muito evidente e, às vezes, até mesmo as bordas ficam destacadas.

Quando a paciente se encontra nessa situação, existem duas alternativas: a primeira é trocar as próteses de silicone redondas pelas anatômicas. A segunda é remodelar os seios com a lipoenxertia, aplicando gordura para deixar seu formato mais natural.

Lipoenxertia na face

A lipoenxertia facial tem efeito rejuvenescedor ou corretivo, de acordo com as necessidades de cada paciente. O lipofilling (preenchimento com gordura) restaura volume, suaviza rugas e melhora o contorno da face. Portanto, ele ameniza os efeitos do tempo.

No entanto, a lipoenxertia facial também é muito importante para pacientes que sofreram traumas, lesões, apresentam condições congênitas ou fizeram algum tipo de cirurgia que resultou em assimetrias, alterações no contorno e outros problemas estéticos.

Nesses casos, a lipoenxertia restaura a simetria facial e melhora os contornos, proporcionando resultados harmoniosos e bastante compatíveis com a estrutura facial do próprio indivíduo.

Preenchimento íntimo

Atualmente, muitas mulheres têm buscado soluções para sua região íntima. Embora, na maioria das vezes, elas procurem o médico para reduzir o tamanho dos grandes ou dos pequenos lábios vaginais, também existem pacientes que necessitam de preenchimento nesta área do corpo.

Para esses casos, uma das alternativas é a lipoenxertia. Esse preenchimento de estruturas da vulva é muito importante porque os coxins de gordura, entre outras funções, servem para proteger esta área e tornar o dia a dia da mulher mais confortável.

Lipoenxertia no tratamento de cicatrizes

A lipoenxertia também tem uma aplicação importante no tratamento de cicatrizes. Ao injetar gordura do próprio paciente nas áreas cicatriciais ou ao redor delas, o procedimento melhora a aparência, a textura e a elasticidade da pele afetada.

Esta gordura gordura injetada preenche depressões causadas por cicatrizes, mas também pode promover uma melhoria na qualidade da pele em volta da lesão ou incisão. Isso ocorre porque a gordura contém células-tronco e outros fatores de crescimento que estimulam a regeneração do tecido, aumentando a produção de colágeno e melhorando a vascularização local.

O resultado da lipoenxertia nessas áreas é a suavização de cicatrizes, tornando-as menos visíveis e mais integradas à textura e ao tom da pele circundante, contribuindo para um resultado estético mais satisfatório e, em muitos casos, para a recuperação da autoestima.

Vantagens e desvantagens da lipoenxertia

Como outros procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, a lipoenxertia apresenta tanto vantagens como desvantagens. Veja a seguir:

Vantagens da lipoenxertia

Baixa possibilidade de rejeição

A gordura do indivíduo é um material biológico autólogo, ou seja, retirado de seu próprio corpo. Por esse motivo, ao ser aplicada em outro local, o organismo não costuma criar um processo de rejeição, visto que ele reconhece essas células como “suas”.

Esta é, sem dúvida, a principal vantagem de uma lipoenxertia. Embora atualmente os casos de rejeição às próteses de silicone sejam raríssimas, elas podem acontecer, especialmente em pacientes com algum problema autoimune pré-existente.

Resultado natural

O resultado da lipoenxertia pode ser bastante natural, dependendo da habilidade do cirurgião. Afinal, com a seringa, ele tem total controle da quantidade de gordura que ele injeta em cada área e, desta forma, ele pode obter total harmonia com as características da paciente.

Desvantagens da lipoenxertia

Reabsorção da gordura

Ao longo do tempo, o corpo reabsorve grande parte da gordura injetada em uma lipoenxertia. O médico já sabe disso ao aplicar a gordura, pois se trata de uma reação natural do organismo a esse material autólogo.

Isso significa que, mesmo que o médico aplique um volume determinado de gordura apenas a título de exemplo, vamos estabelecer que são 150 mililitros , o corpo pode reabsorver até 50 mililitros, o que reduz bastante o volume da região.

Portanto, o resultado final é imprevisível. O paciente nunca saberá se a região ficará maior ou menor. Existe ainda um agravante: o risco de assimetria. Afinal, um lado do corpo pode absorver mais que o outro, ou ainda sofrer alterações no formato.

Quando se trata de utilizar a gordura para corrigir uma cicatriz ou trauma, existe uma possibilidade maior de fazer retoques frequentes para manter uma quantidade adequada de volume no local. Porém, quando se trata de aumento do bumbum ou seios, isso se torna praticamente inviável.

Riscos e pós-operatório da lipoaspiração

Muitas pessoas se interessam pela lipoenxertia porque pensam: “vou aumentar os seios ou os glúteos sem cirurgias plásticas, sem cortes e sem pós-operatório”. À primeira vista, parece uma solução interessante. Porém, definitivamente, isso não é verdade.

Embora realmente a lipoenxertia não envolva incisões como as necessárias para colocar a prótese, sua realização depende de uma lipoaspiração. Portanto, o paciente não só passa por um procedimento cirúrgico, como por um pós-operatório, inclusive com traumas e risco de formação de fibroses.

Portanto, a lipoenxertia pode ser uma solução muito interessante para quando o paciente já planeja fazer uma lipoaspiração porque deseja retirar gordura localizada de outras áreas do corpo. Neste caso, é apenas um reaproveitamento de gordura.

Já quando o paciente pensa em fazer a lipoaspiração apenas para corrigir outra região com a lipoenxertia, vale a pena conversar com seu médico para verificar se esta é, de fato, a melhor opção, ou se existem alternativas mais viáveis como o silicone (para preenchimento corporal) ou ácido hialurônico (em preenchimentos faciais).

Complicações associadas ao procedimento

A lipoenxertia pode, infelizmente, acarretar em uma série de complicações. Um dos principais motivos é o fato de que a gordura nem sempre se integra perfeitamente aos outros tecidos da região onde ela é aplicada.

Lembre-se de que a gordura é um tecido do corpo, um tecido adiposo. Portanto, ele é formado por células. Se essas células não se integram ao local, elas deixam de receber oxigênio e nutrientes. Consequentemente, elas entram em estado de necrose (morte).

A liponecrose pode causar nódulos na pele do paciente. Além disso, a região apresenta uma aparência irregular e ocorrem infecções. Nos casos mais graves, a situação é ainda pior: a gordura entra na corrente sanguínea e provoca uma embolia gordurosa, que coloca a vida do paciente em risco.

Para evitar essas complicações, os médicos não costumam aplicar grandes quantidades de gordura em uma área. Eles também evitam regiões muito vascularizadas, como o bumbum e os seios. Afinal, nesses locais, o risco de a gordura ser aplicada acidentalmente na corrente sanguínea é maior.

A lipoenxertia é uma técnica que revolucionou a cirurgia plástica. Desde que bem indicada, ela proporciona resultados bastante satisfatórios. No entanto, ela não substitui as próteses de silicone por todos os fatores já mencionados.

Quer saber qual é a melhor alternativa para conquistar o resultado estético que você deseja? Então, não perca tempo! Marque sua consulta com a nossa equipe de especialistas, realize o sonho de ter um corpo mais harmônico e dê um up na sua autoestima!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.