Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem não tem um mínimo de assimetria facial, que atire a primeira pedra! Todos nós convivemos com um pouquinho de assimetria, talvez sem sequer percebermos. No passado, a simetria era considerada o elemento-chave da beleza. Hoje, sabemos que não é exatamente assim.

Com todas as funcionalidades que os computadores oferecem hoje em dia, é muito fácil pegar a imagem de um rosto e reconstruí-lo para que fique totalmente simétrico. Falando a verdade, o resultado não é muito positivo, não! Afinal, quando aplicamos a simetria total aos traços daquelas celebridades lindas que você conhece, elas se tornam, no mínimo, estranhas.

Todas essas simulações mostram que uma leve variação de um lado para o outro do rosto pode adicionar caráter e singularidade à nossa aparência, o que é muito bem-vindo. Porém, ao mesmo tempo, diferenças mais notáveis podem prejudicar a harmonia, causando desconforto e insegurança.

Portanto, seja por uma questão de estética ou de funcionalidade, é importante entender as opções disponíveis para corrigir a assimetria facial e alcançar a harmonia desejada. Neste post, vamos falar de alguns procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para realizar esta correção.

Vamos mostrar como eles podem reequilibrar a face, fazendo desde ajustes sutis até transformações significativas. Quer saber como a tecnologia e as técnicas podem ajudar você a ter um rosto mais equilibrado e belo? Prepare-se e descubra como a ciência e a arte da estética fazem quando estão juntas!

O que é a assimetria facial?

A assimetria facial, embora comum, varia significativamente. Assim, há pessoas pouco assimétricas, enquanto outras possuem diferenças muito nítidas e até incômodas. Além disso, não podemos desconsiderar a percepção pessoal — alguns se incomodam com detalhes, enquanto outros convivem bem com alterações significativas.

As causas da assimetria facial são diversas. Elas englobam desde fatores genéticos, desenvolvimentais até o resultado de traumas e lesões adquiridas ao longo da vida. Entenda melhor:

Assimetria genética ou desenvolvimental

Algumas pessoas nascem com diferenças na estrutura óssea. Em alguns casos, essas alterações são sutis. Outras vezes, é praticamente impossível não notá-las. Na maioria das vezes, essas diferenças se tornam mais evidentes com o crescimento.

Geneticamente, a assimetria pode ser uma característica herdada. Nesses casos, os padrões familiares de crescimento facial ou características específicas se manifestam de maneira desigual entre os lados direito e esquerdo do rosto. Outras vezes, eventos durante a formação do feto afetam a simetria do rosto.

Assimetrias causadas por lesões ou traumas

Muitas assimetrias têm como causa lesões e traumas. Fraturas ósseas, cicatrizes ou outras alterações na textura da pele podem alterar a aparência facial. Procedimentos dentários ou ortodônticos, especialmente se incompletos ou assimétricos, também podem influenciar a estrutura facial, afetando a oclusão e, por extensão, a simetria geral do rosto.

Também não podemos nos esquecer de condições médicas que causam assimetrias faciais. Alguns exemplos são os acidentes vasculares cerebrais, conhecidos popularmente como derrames, síndrome de Bell (paralisia facial), cranioestenose, entre tantas outras.

Outros tipos de assimetria facial

Durante o desenvolvimento, infância e adolescência, fatores como hábitos de sono podem influenciar sutilmente a forma como o rosto cresce e se desenvolve, contribuindo para discrepâncias na simetria.

É importante entendermos que existem diversas causas, pois isso nos mostra que a solução do problema é complexa. Não existe um único tratamento para a assimetria. A abordagem dependerá das características do indivíduo, das estruturas envolvidas e suas causas.

Vale a pena destacar que nem sempre é possível corrigir assimetrias faciais com procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Em casos mais complexos, as soluções exigem uma ação multidisciplinar que pode envolver vários profissionais.

Por isso, entender as causas subjacentes da assimetria facial é crucial para determinar o tratamento mais adequado. Cada caso é único, e uma avaliação detalhada por profissionais especializados é essencial para identificar a origem das diferenças faciais e planejar uma abordagem corretiva eficaz.

Procedimentos e cirurgias para a correção de assimetria facial

A seguir, falaremos dos principais procedimentos estéticos ou cirurgias plásticas geralmente indicadas para correção de assimetria facial. Porém, relembramos que cada um deles realiza um tipo de correção específica. Em alguns casos, o paciente pode precisar de uma combinação de procedimentos. Confira!

Rinoplastia para correção de assimetria facial

A rinoplastia, ou cirurgia do nariz, é um procedimento cirúrgico que visa remodelar a estrutura nasal para melhorar a estética facial e, em alguns casos, a função respiratória. Embora seja recomendada para aumentar e reduzir o tamanho do nariz, ou ainda para alterar seu formato, ela também pode corrigir alguns tipos de assimetria.

Alguns pacientes apresentam assimetrias na ponta do nariz, em seu dorso ou ainda na base. Assim, essas alterações podem deixar o nariz deslocado para uma das laterais do rosto e até gerar curvaturas atípicas, como em formato de C (normal ou invertido) e em S.

Então, na rinoplastia, o cirurgião modifica a cartilagem e os ossos nasais, ajustando seu tamanho, forma e o ângulo do nariz em relação ao restante do rosto. Isso é especialmente útil para pacientes cuja assimetria nasal é a principal causa de desequilíbrio facial, contribuindo significativamente para uma aparência mais simétrica e harmoniosa, bem como a melhora da autoestima.

Preenchimento dérmico

Os preenchimentos dérmicos são procedimentos estéticos, e não cirurgias plásticas. Porém, esses tratamentos estéticos minimamente invasivos podem ser muito úteis para a correção de assimetria facial.

Nos preenchimentos, o médico utiliza substâncias como ácido hialurônico para restaurar volume, suavizar linhas e equilibrar medidas faciais. Embora possam ter aplicações diversas, eles são especialmente úteis para tratar áreas como lábios, maçãs do rosto, sulcos nasolabiais e até mesmo queixo e mandíbulas.

Os preenchimentos dérmicos são indicados tanto para pacientes que buscam uma correção temporária sem a necessidade de cirurgia, quanto para aqueles em que não há outra alternativa que apresente resultados tão naturais.

No entanto, como o corpo tende a absorver os preenchedores, o paciente precisa estar ciente de que o procedimento necessitará de repetições periódicas ou de retoques. Preenchedores permanentes, como o PMMA, oferecem riscos e, por isso, são utilizados apenas em casos muito específicos.

Botox para correção de assimetria facial

A aplicação de toxina botulínica, comumente conhecida como Botox, também é um procedimento não cirúrgico que corrige assimetrias faciais relacionadas à atividade muscular. Alguns exemplos são as sobrancelhas desiguais ou linhas de expressão assimétricas.

Ao relaxar os músculos específicos do rosto, a toxina botulínica suaviza as rugas e pode ajustar sutilmente a posição de certas características faciais. Assim, eles contribuem para uma aparência mais simétrica. Além disso, o procedimento educa a musculatura facial, que tende a atuar de forma equilibrada ao longo do tempo.

Os médicos indicam a toxina botulínica para pacientes que desejam corrigir assimetrias leves a moderadas sem intervenção cirúrgica, oferecendo resultados temporários que podem ser personalizados para atender às necessidades individuais de simetria facial. Portanto, mais uma vez, destacamos a necessidade de reaplicações periódicas.

Blefaroplastia na correção de assimetria facial

A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento que corrige problemas nas pálpebras superiores e inferiores, como flacidez, bolsas sob os olhos e excesso de pele, que podem contribuir para uma aparência assimétrica do rosto.

Embora seja bastante indicada para rejuvenescimento, a blefaroplastia também soluciona a assimetria em pacientes que apresentam diferenças significativas entre as pálpebras de cada olho, resultando em uma aparência desequilibrada.

Às vezes, por diversas razões, a pálpebra de um lado cai e a outra não. Isso pode ocorrer em decorrência da idade, devido a lesões no sistema nervoso ocorridas em acidentes ou após o paciente sofrer alguma intercorrência que afeta sua condição neurológica.

Através da remoção ou redistribuição de tecido adiposo, juntamente com o ajuste da pele e músculos das pálpebras, a blefaroplastia pode restaurar uma aparência mais jovem e simétrica aos olhos e à área ao redor deles, melhorando a harmonia facial.

Implantes na mandíbula e queixo

O contorno com implantes é um procedimento cirúrgico que melhora a definição e a simetria da linha da mandíbula e do queixo. O cirurgião seleciona implantes personalizados cuidadosamente e os insere para corrigir desequilíbrios estruturais, como um queixo retraído ou assimetrias na mandíbula, que podem afetar significativamente a harmonia facial. Um exemplo é a prótese de porex.

Este procedimento é indicado para pacientes que buscam uma solução permanente para melhorar o contorno do rosto, oferecendo resultados que realçam a estética natural e promovem um equilíbrio mais simétrico entre as características faciais.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento complexo que corrige irregularidades esqueléticas significativas da face. Porém, neste caso, elas não afetam apenas a aparência, mas também comprometem funções como a mastigação e a fala.

Geralmente, a cirurgia ortognática requer a participação de uma equipe multidisciplinar que envolve cirurgiões plásticos e ortodontistas. Desta forma, ocorre um ajuste da posição dos ossos da mandíbula e do maxilar, melhorando tanto a estética quanto a funcionalidade. Costuma ser indicada para casos de assimetria facial severa, desalinhamento dos dentes e problemas de oclusão.

Correção da estrutura da face

Como já mencionamos, existem alguns casos em que a correção da assimetria facial exige procedimentos mais complexos. Geralmente, nesses casos, o cirurgião plástico adota uma abordagem personalizada, baseada na avaliação detalhada das características únicas do paciente.

O objetivo é alcançar uma harmonia facial melhorada, ajustando as discrepâncias estruturais que contribuem para a assimetria. Portanto, esse tipo de intervenção costuma envolver uma combinação de procedimentos cirúrgicos, dependendo das áreas afetadas e do grau de assimetria.

Existem casos em que a assimetria resulta de diferenças ósseas. Então, o paciente pode apresentar alterações ou mesmo deformações no queixo, mandíbula ou maçãs do rosto. Assim, o cirurgião emprega técnicas como a osteotomia, que envolve o corte e o reposicionamento dos ossos faciais, ou a colocação de implantes faciais personalizados para restaurar o equilíbrio e proporção.

O cirurgião elabora cada plano de tratamento meticulosamente para corrigir o rosto do paciente, utilizando técnicas cirúrgicas avançadas que visam melhorar tanto a função quanto a estética, resultando em uma aparência mais balanceada e harmoniosa.

Agora você já sabe quais são as soluções que a cirurgia plástica oferece para diversos tipos de assimetria facial. Ficou com alguma dúvida? Gostaria de conhecer o procedimento mais adequado para corrigir uma assimetria que incomoda você? Então, não perca tempo e agende agora mesmo sua consulta com nossos especialistas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)