Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quando você ouve falar de toxina botulínica, logo se lembra de rejuvenescimento, certo? Parece que não existe outra associação para o Botox, pois ele pode ser considerado a linha de frente no tratamento das rugas.

Porém, como já dissemos outras vezes aqui no blog, essa substância tem muito mais funções do que você imagina. Inclusive, essa substância foi desenvolvida para tratamentos de problemas de saúde e apenas depois perceberam que ela poderia ter muitas aplicações na área de estética.

Hoje em dia, a toxina botulínica virou praticamente sinônimo de combate às rugas, seja para amenizar as que já surgiram ou para prevenção do envelhecimento, o chamado Botox preventivo. Mas vamos entender melhor como essa substância se tornou a queridinha da estética? Veja a seguir.

Como surgiu a toxina botulínica?

A descoberta do famoso Botox para fins terapêuticos teve início na década de 1970. Naquele momento, a substância começou a ser utilizada para tratar o estrabismo de forma não cirúrgica. Afinal, ela relaxa o músculo que puxa o olho para um dos lados, permitindo um equilíbrio entre os dois lados.

Depois de muitos testes, a toxina botulínica revelou-se como um neuroparalisador, tendo como efeito o bloqueio da transmissão nervosa para os músculos. Então, a partir disso, começou a ser empregada para outros problemas que envolvem contrações musculares ou hipertrofia muscular indesejada.

Inúmeras pessoas se beneficiam com esta aplicação terapêutica do Botox. Vale a pena destacar os distúrbios que causam contrações musculares involuntárias, causando transtorno e dores aos pacientes. Este exemplo mostra tanto o benefício do Botox para essas pessoas quanto seu desdobramento no uso estético.

Imagine uma pessoa normal, sem nenhum problema muscular ou neurológico. Em grande parte das vezes, os músculos trabalham em pares ou até mesmo em conjunto, permitindo que a pessoa fique em posição de repouso ou que se movimente da maneira que desejar.

Alguns problemas neurológicos afetam esse equilíbrio dos músculos, tornando as contrações que um deles realiza mais fortes que as contrações do outro. Então, apenas como exemplo, os músculos do lado direito do ombro e do pescoço se contraem fortemente e de maneira involuntária. Assim, eles puxam a cabeça da pessoa sempre para o lado direito.

Portanto, se a pessoa quiser ficar com a cabeça direcionada para a frente ou desejar olhar para a esquerda, ela tem que fazer uma força imensa para manter o pescoço na posição que ela quer. Isso causa uma série de constrangimentos, transtornos e muitas dores devido à força realizada a todo momento.

Como a toxina botulínica foi associada ao tratamento das rugas?

Talvez você tenha lido este exemplo do tópico anterior e pensado: “o que isso tem a ver com a estética”? Na verdade, foi o conhecimento desta ação da toxina botulínica sobre os nervos e músculos que possibilitou sua aplicação para amenizar rugas.

Nós sempre colocamos a “culpa” das rugas na pele. Não podemos negar que, quanto mais frágil esta pele está, com baixa produção de colágeno e pouca hidratação, ela realmente fica marcada com mais facilidade, acelerando a formação de rugas.

Porém, os músculos têm um papel muito significativo na formação de rugas. Afinal, quando nós realizamos expressões faciais como tristeza, surpresa, alegria, raiva, medo ou até ficamos concentrados diante da tela de um computador, esses músculos se contraem, criando dobras na pele.

Portanto, uma das formas mais eficazes de amenizar linhas de expressão, impedir que elas se transformem em rugas profundas ou até mesmo de suavizá-las é justamente paralisando ou relaxando a musculatura sob a pele. Para isso, a toxina botulínica atua nos nervos que estimulam a contração de cada músculo.

Assim, mesmo quando o cérebro envia uma ordem para que o músculo que recebeu a toxina botulínica se contraia, o nervo não entrega esta ordem ao músculo. Ele continua imóvel (ou com pouca mobilidade) e não forma dobras na pele.

Quais são as principais aplicações estéticas do Botox?

Desde que começaram a descobrir esta função do Botox, ele passou a ser aplicado na correção de diversos problemas estéticos:

Suavização de rugas faciais

Nos tópicos anteriores, você entendeu como o Botox suaviza as rugas faciais. Quando se trata de rugas dinâmicas, ele tem um efeito primariamente preventivo, ou seja, evita que elas se transformem em rugas estáticas.

Já quando as rugas são estáticas, ou seja, visíveis até mesmo quando o rosto está relaxado e em repouso, o Botox não consegue eliminá-las, mas é capaz de amenizá-las. A toxina botulínica também não consegue deixar a pele lisa quando o motivo para a formação de uma ruga é a flacidez, seja ela decorrente de grandes emagrecimentos ou do envelhecimento natural.

Um exemplo disso é o bigode chinês. Se existe um acúmulo de pele em volta dos lábios, formando o sulco nasolabial, o tratamento não pode ser focado na toxina botulínica, e sim no tratamento da flacidez, preenchimento do malar, melhora da qualidade da pele etc.

Quando se fala em tratamento de rugas, as áreas do rosto que mais recebem aplicação de toxina botulínica são a testa, glabela (linhas entre as sobrancelhas, também conhecidas como ruga do bravo ou do leão), linhas finas ao redor dos olhos e nas têmporas (pés-de-galinha) e bunny lines (rugas da lateral do nariz).

Elevação das sobrancelhas com toxina botulínica

Além de tratar rugas, a toxina botulínica também eleva sutilmente a cauda das sobrancelhas, rejuvenescendo e conferindo mais sensualidade ao olhar. Para isso, o profissional aplica toxina em alguns músculos que devem ser relaxados, o que causa a ativação de outros.

É muito importante escolher um profissional altamente qualificado para isso. Quando aplicada nos músculos corretos, a toxina abre o olhar, criando uma linha ascendente em direção às têmporas. Porém, a aplicação errada provoca uma elevação no local errado, criando o efeito “olhar malévolo” ou “olhar diabólico”.

Tratamento do sorriso gengival

O sorriso gengival ocorre quando o músculo da parte superior dos lábios se contrai de forma excessiva, deixando a gengiva à mostra. Portanto, a toxina botulínica relaxa este músculo, fazendo com que ele tenha uma elevação menor e mostre apenas os dentes quando a pessoa sorri.

Contorno do rosto e redução do masseter

Diversas pessoas desejam ter um rosto mais fino em sua parte inferior. A toxina botulínica também pode ajudá-las a alcançar este objetivo. Quando aplicada no músculo masseter (nas laterais da mandíbula), ela relaxa essa musculatura.

Com o relaxamento, este músculo se move menos e sua espessura se torna reduzida ao longo do tempo. O resultado é uma mandíbula menos proeminente e um rosto com contorno mais fino, o famoso v-shaped.

Correção de assimetrias faciais com toxina botulínica

Diversos profissionais utilizam a toxina botulínica para corrigir certos tipos de assimetrias faciais. As assimetrias faciais podem surgir por várias razões, incluindo traumas, doenças neuromusculares, hábitos parafuncionais ou até mesmo desenvolvimento facial natural.

Então, ao relaxar músculos onde é injetado estrategicamente, o Botox pode para equilibrar a atividade muscular de ambos os lados da face, corrigindo assimetrias como um lado da boca mais alto que o outro quando a pessoa sorri, uma sobrancelha mais alta que a outra, entre outros exemplos.

Além disso, em condições como o espasmo hemifacial, onde um lado da face se contrai involuntariamente, o Botox pode ser uma opção terapêutica para relaxar os músculos afetados e melhorar a simetria.

Porém, é importante observar que o Botox mostra eficácia apenas na correção de assimetrias musculares. Seu efeito não corrige assimetrias ósseas ou de outros tecidos faciais. Além disso, sempre vale a pena ressaltar que o resultado da toxina botulínica é temporário, exigindo aplicações periódicas.

Caso a pessoa tenha uma assimetria facial, ela precisa consultar um profissional qualificado e experiente em procedimentos estéticos com toxina botulínica. Eles podem avaliar a causa da assimetria e determinar se o Botox é uma opção apropriada para o tratamento ou não, para que não ocorra uma quebra de expectativas.

Quais são os prós e contras da toxina botulínica?

Como o Botox tem várias aplicações quando se trata de rejuvenescimento facial, existe uma tendência a acreditar que ele pode resolver qualquer problema relacionado à estética do rosto. Porém, isso não é verdade. Existem prós e contras no uso desta substância.

O Botox é excelente para prevenção das rugas

Em primeiro lugar, o Botox é imbatível quando se trata de prevenção ao surgimento de rugas. Por isso, alguns pacientes recebem a recomendação de usá-lo a partir dos 30 anos. Quando a pessoa deseja evitar que as linhas de expressão se aprofundem e se tornem permanentes ou apresenta um envelhecimento precoce, a aplicação pode começar até antes.

A toxina botulínica nem sempre consegue reverter a ação do tempo

Quando se trata da reversão dos efeitos do tempo, o Botox tem suas limitações. O primeiro deles é que as rugas podem ser amenizadas, mas não eliminadas completamente. Portanto, mesmo que a musculatura esteja relaxada, se a pele já ficou marcada por uma ruga estática, as linhas ficarão visíveis, mesmo que tênues.

A toxina botulínica tem efeito temporário

Não podemos nos esquecer, ainda, de que a toxina botulínica tem efeito temporário. Portanto, depois de alguns meses, a pessoa precisa reaplicá-la novamente. Esse tempo costuma variar entre 3 e 6 meses, conforme as condições orgânicas de cada indivíduo.

Sabe-se que, em homens, a toxina botulínica costuma ter uma duração menor. Em pessoas que praticam exercícios intensos, o efeito também desaparece mais rápido. É preciso equilibrar esse intervalo de aplicações para que a pessoa continue tendo os resultados do Botox, mas sem aplicá-lo com tanta frequência a ponto de gerar uma resistência do organismo.

Botox não trata flacidez

Finalmente, embora seja um procedimento excelente para prevenção de rugas e a manutenção de uma pele jovem, o Botox não substitui a cirurgia plástica. Afinal, nos casos em que a pessoa tem uma flacidez acentuada no rosto, apenas o bisturi consegue remover o excesso de pele e deixar a face lisa novamente.

Agora você já sabe por que o Botox se tornou o queridinho da estética. Gostou do post? Quer saber mais sobre a cirurgia plástica no rosto? Então, continue aqui no blog e confira nosso artigo sobre o lifting facial.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)