Fale Conosco Pelo Whatsapp

“Vamos lá, todo o mundo olhando para a câmera! Preparem-se para a selfie!” Em pleno século XXI, essa frase é muito comum, certo? Mas você acredita que tem gente que evita sorrir nesta hora da foto para não mostrar o terrível bigode chinês?

Sim, o sulco nasogeniano, que você provavelmente conhece pelo nome de bigode chinês, é um dos sinais de envelhecimento. Mas afinal, por que ele se forma? Existe uma forma de evitá-lo? E tratamento?

Felizmente, a medicina e a estética avançaram muito. Por isso, é possível encontrar soluções para prevenir o bigode chinês e também para tratá-lo.

Então, se você é uma das pessoas que desejam resolver esse problema, continue a leitura. Vamos apresentar soluções para os bigodes chineses mais superficiais e também para os mais profundos. Veja agora!

Por que desenvolvemos o bigode chinês?

O problema do bigode chinês não começa na região em que ele se manifesta. Na verdade, o preenchimento adequado de outras partes do rosto, como as maçãs, estica a pele como um todo.

Portanto, enquanto somos novos, o rosto é mais preenchido. Temos mais massa óssea, o coxim adiposo (gordura) garante um volume proporcional à estrutura, os músculos ainda têm firmeza e a pele, elasticidade.

Nessas condições ideais da juventude, não sobra pele na face. Então, ela não se acumula ao redor da parte inferior do nariz e da boca, formando um sulco.

Porém, à medida que o tempo passa, essa situação muda. O volume do coxim adiposo é reduzido, a estrutura óssea diminui, alterando tanto o preenchimento quanto a sustentação da pele, que também já não conta com uma boa reserva de colágeno e elastina.

Assim, gradativamente, forma-se o bigode chinês. A pele que sobra porque não é mais puxada para cima por outras estruturas acumula-se em torno do nariz e da boca, formando esse sulco.

Portanto, o bigode chinês não é um problema localizado. Ele apenas reflete o envelhecimento natural do rosto, mas pode ser ainda mais acentuado quando há predisposição genética ou maus hábitos de saúde.

No entanto, você provavelmente não quer saber apenas a origem do problema, mas também a solução. Veja a seguir!

Como solucionar o bigode chinês em todos os seus níveis?

Existem bigodes chineses menos profundos e mais recentes. Outros estão bem marcados e revelam um longo processo de envelhecimento e derretimento da face.

Portanto, é natural que eles precisem de soluções diferentes. Veja o que fazer em cada caso!

Começando pelo básico — de dentro para fora

A qualidade da pele é determinada por dois fatores. O primeiro é a predisposição genética, que não conseguimos alterar. Porém, o segundo é o nosso conjunto de hábitos.

Portanto, para desacelerar o envelhecimento da pele e do rosto, é importante cuidar da saúde como um todo. Má alimentação, cigarro, variações no peso corporal, baixo consumo de água pura e poucas horas de sono aceleram a flacidez.

Também existem cuidados específicos com a pele que ajudam a mantê-la firme. Assim, vale muito a pena usar diariamente o protetor solar, evitar a exposição exagerada ao sol e realizar uma rotina de cuidados com a pele.

Skincare — produtos que desaceleram o envelhecimento

A rotina de skincare também é um fator de prevenção importante. Então, além do protetor solar, substâncias como o ácido retinóico, ácido hialurônico, vitamina C, ácido glicólico e DMAE ajudam a manter a pele firme.

O ideal é estabelecer essa rotina de skincare com a orientação de um dermatologista. Afinal, o médico consegue analisar as características da sua pele e prescrever produtos que atendem às suas necessidades.

Também vale a pena lembrar que esses produtos têm uso tópico. Portanto, embora eles sejam muito bons, seu uso tem função muito mais preventiva do que corretiva. Ou seja, eles ajudam a evitar o problema, mas não conseguem revertê-lo.

Ácido hialurônico — preenchimento do bigode chinês

Quando o bigode chinês já existe, uma das alternativas é seu preenchimento, geralmente com ácido hialurônico. Portanto, o médico usa uma cânula para injetar essa substância viscosa, que reduz ou elimina o sulco.

Em alguns casos, o sulco profundo exige o preenchimento não só na região do bigode chinês. Como a causa do problema é a perda de volume do rosto, especialmente das maçãs, o médico precisa adicionar o produto naquela região também, para que ela puxe a pele para cima.

No entanto, existem duas questões a considerar. A primeira é que esse preenchimento só é viável quando não exige a aplicação de uma quantidade exagerada de ácido hialurônico.

Quando a correção do bigode chinês exige uma aplicação exagerada de ácido, cuidado. A aparência fica muito artificial, em um efeito que as pessoas chamam de pillow face (cara de travesseiro).

Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico dura até 18 meses. Afinal, a pele o absorve com o decorrer do tempo. Portanto, não se trata de uma solução definitiva e o paciente precisa aplicá-lo novamente.

Ultrassom microfocado — um benefício, e não um milagre

Esse aparelho promove uma leve retração dos músculos do rosto. Então, a área flácida encolhe, ficando mais lisa. No entanto, ele não faz milagres e não gera um resultado tão significativo quando o problema está mais avançado.

Os resultados do ultrassom microfocado aparecem em cerca de 30 dias após o procedimento. Sua duração é de 12 meses, exigindo uma repetição anual.

Bioestimuladores de colágeno — um reforço a médio prazo

Diversos tratamentos estimulam a produção de colágeno. De alguma forma, eles agridem a pele de maneira controlada, obrigando-a a produzir essa fibra para se recompor. Assim, eles melhoram a qualidade e a espessura da pele.

Existem bioestimuladores de colágeno injetáveis. São ácidos que atuam sob a pele, produzindo esse resultado. Um exemplo bastante conhecido e cada vez mais popular é o Sculptra®.

Outra forma de estimular a produção de colágeno é o laser CO² fracionado. Porém, trata-se de um procedimento mais invasivo, feito com anestésicos e que exige repouso por 10 a 15 dias devido ao inchaço e vermelhidão.

Finalmente, outro grupo de bioestimuladores é o dos fios de sustentação, ou fios de PDO. Existem diferentes tipos no mercado, o que inclui os lisos e os com garras.

Esses bioestimuladores têm um duplo efeito. O médico os posiciona de uma forma que eles puxam a pele do rosto para as laterais ou para cima. Portanto, eles literalmente esticam a face.

Além disso, como eles são colocados por baixo da pele, criando lesões. Assim, esse estímulo faz com que a pele mais uma vez aumente sua produção de colágeno e elastina, ficando mais firme, espessa e menos flácida.

Tanto os bioestimuladores injetáveis quanto os fios de sustentação têm efeito temporário. Portanto, o paciente precisa refazer o procedimento em intervalos que variam entre um ano e dois anos.

Esses procedimentos resolvem qualquer bigode chinês?

Infelizmente, a resposta é não. Como você pode perceber, eles foram explicados de forma praticamente gradativa. Assim, os primeiros solucionam os casos mais leves e os últimos, os casos mais graves.

Também não podemos nos esquecer de pessoas que não podem realizar esses procedimentos, como aquelas que têm doenças autoimunes.

Porém, ainda assim há casos que não são resolvidos sem cirurgia. Quando o excesso de pele é maior do que esses procedimentos conseguem reverter, o que é relativamente frequente, só a retirada desse excedente deixa a pele lisa.

Mas afinal, como a cirurgia plástica corrige o bigode chinês? Vamos descobrir?

Como a ritidoplastia resolve o bigode chinês?

A única possibilidade de alcançar esse resultado é com a cirurgia plástica. No lifting de face, ou ritidoplastia, o médico faz exatamente isso: ele realiza incisões em pontos estratégicos, retira excessos de pele e reposiciona os músculos.

Lembra de quando falamos que, no processo de envelhecimento, o rosto perde gordura e consequentemente, o volume? Então, no lifting facial, o médico também preenche essas regiões, de preferência com a gordura do próprio paciente.

Preencher a face com a gordura do paciente traz diversas vantagens. Não há rejeição da substância, o resultado é mais duradouro e essa massa possui células-tronco. Portanto, ela gera novas células, o que contribui para rejuvenescer ainda mais o rosto.

Portanto, para quem ainda tem um bigode chinês leve e está disposto a realizar procedimentos todos os anos, os tratamentos que nós mencionamos podem ser uma boa opção.

Porém, se você já tem um bigode chinês mais profundo e quer uma solução muito mais duradoura, a cirurgia plástica é a melhor decisão.

Entendeu quais são as alternativas para prevenir e tratar o bigode chinês? Quer conhecer as diversas possibilidades de cirurgia plástica para rejuvenescer a face?

Então, continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre cirurgias plásticas para o rosto.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)