Fale Conosco Pelo Whatsapp

Sabe aquele segredo guardado a 7 chaves? Antes, com a ritidoplastia, era assim. Os pacientes evitavam falar sobre o assunto, ainda mais revelar qual o procedimento que permitiu uma aparência mais jovem.

Mas hoje o procedimento já está bastante conhecido e não é mais segredo para quem busca rejuvenescer. Por isso, resolvemos falar mais sobre ele neste post. Então, boa leitura!

As rugas apareceram: e agora?

Quando os primeiros sinais da idade surgem, é natural que se busque alguma alternativa para frear a passagem do tempo. Afinal, ninguém deseja ficar com a aparência cansada, perder aquela jovialidade e ver o rosto derretendo.

Quando há um cuidado com a pele e acompanhamento profissional, as cirurgias plásticas faciais podem ser adiadas, às vezes por vários anos. Porém, grande parte das pessoas se dá conta da necessidade de prevenção somente depois que a flacidez já está instalada.

Mas calma! Mesmo se você perdeu esta oportunidade de retardar o envelhecimento, ainda é possível fazer as pazes com o espelho. Com o avanço das técnicas de cirurgia plástica, você conseguirá rejuvenescer a face de forma segura e eficaz.

O que é a ritidoplastia?

Ritidoplastia é o nome da cirurgia plástica de rejuvenescimento facial. Ela também é conhecida como lifting de rosto ou ritidectomia. Trata-se de uma correção da flacidez que envolve não só as camadas superficiais da pele, mas pode incluir ainda a estrutura da face.

A ritidoplastia, assim como outras cirurgias plásticas, é um procedimento altamente individualizado. Não existe uma fórmula pronta, que o médico executa em todos os seus pacientes. Por isso, antes de realizar o procedimento, o médico avalia o paciente presencialmente.

Nesta avaliação, ele identifica quais são os sinais de envelhecimento que aquela face apresenta. Afinal, algumas pessoas podem ter uma flacidez mais acentuada nas pálpebras, bochechas e boca. Já em outras, o derretimento da face fica mais evidente na testa e linha da mandíbula.

Quem pode fazer a ritidoplastia?

A indicação da ritidoplastia ou lifting facial se relaciona à correção de flacidez facial, bem como a recuperação de volume em algumas áreas. Como esses sinais não costumam aparecer durante a juventude, a maior procura ocorre após os 40 anos.

No entanto, é fundamental analisar cada caso, pois algumas pessoas, por diversas razões genéticas e ambientais, apresentam alto índice de flacidez no rosto mesmo antes desta idade.

A queixa mais frequente é a perda de volume na região ao redor dos lábios, formando o sulco nasolabial, conhecido popularmente como bigode chinês. Porém, também são comuns os casos de pálpebras caídas, que envelhecem o olhar.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia costuma durar entre 3 e 5 horas. Porém, é importante destacar que esse período varia bastante, visto que cada paciente tem uma necessidade diferente. Para alguns, a correção ocorre mais nos olhos, têmporas e testa. Para outros, envolve não somente o terço superior, mas também a parte inferior da face.

No início do procedimento, o médico faz incisões na região temporal, que contorna a orelha e segue para dentro do cabelo. Dessa forma, qualquer cicatriz ficará escondida. Como as correções são bastante particulares, vamos explicar quais são as possibilidades que podem ser inclusas em uma ritidoplastia:

Correção de pálpebras na ritidoplastia

A ritidoplastia pode abordar tanto a flacidez nas pálpebras superiores quanto das inferiores. O cirurgião remove o excesso de pele e, em alguns casos, também de tecido adiposo (gordura). Esse procedimento proporciona um olhar mais rejuvenescido, eliminando o aspecto cansado que as pálpebras caídas podem conferir.

No caso da pálpebra inferior, a eliminação do excesso de pele pode ainda amenizar as olheiras, pois reduz o côncavo desta região do rosto. Também é comum a retirada de bolsas de gordura ou de xantelasmas.

Reposicionamento dos músculos faciais

Nós geralmente atribuímos a flacidez do rosto apenas às mudanças na pele, perda de colágeno, entre outros problemas estéticos. Porém, isso não é verdade. Com o avanço da idade, os músculos faciais também tendem a se deslocar e, seguindo a lei da gravidade, esse deslocamento é para baixo.

Então, na ritidoplastia, o cirurgião pode ajustar e reposicionar estes músculos, proporcionando uma aparência mais firme e jovial à face. O SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial) é frequentemente reposicionado para otimizar este efeito.

Redução ou preenchimento de bolsas adiposas

Nosso rosto, além de ossos, músculos e pele, também contém bolsas adiposas. Elas inclusive contribuem para deixar a face mais cheia e a pele esticadinha no período da juventude. O problema é que, à medida que os anos passam, elas não mantêm a mesma configuração.

Você já deve ter percebido que a gordura desaparece de onde ela traz benefícios e aparece onde não gostaríamos. Com o rosto, acontece a mesma coisa. A gordura das bochechas diminui, contribuindo para o derretimento da face. Ela também reduz o preenchimento dos lábios. Por outro lado, ela surge na papada, abaixo dos olhos…

Então, na ritidoplastia, o cirurgião remodela a face manejando esta gordura. Em alguns casos, como as bolsas dos olhos, ele remove o volume. Em outros, como as maçãs do rosto, pode ser necessário preencher ou com gordura autóloga (retirada de outras áreas do corpo) ou com ácido hialurônico.

Portanto, caso o paciente precise deste tipo de intervenção, o médico faz uma verdadeira remodelação. Esta etapa da cirurgia permite a recuperação da harmonia da face e a obtenção de uma proporção adequada.

Eliminação do excesso de pele e flacidez

A flacidez é, provavelmente, a queixa que mais leva as pessoas a buscarem por uma ritidoplastia. Para eliminá-la, o cirurgião precisa retirar o excesso de pele, o que acontece na área das têmporas, no alto da testa, bem como na região da mandíbula e do pescoço.

Em diversos casos, o médico retira a pele não só das extremidades, mas circundando determinados traços do rosto. Desta forma, ele faz incisões nas pálpebras para esta correção. Outro procedimento que envolve o contorno de traços é o lifting na região das sobrancelhas.

Atenuação de rugas

Este é outro dos resultados mais aguardados da ritidoplastia, pois a cirurgia ameniza muito as marcas do tempo, como rugas e linhas de expressão. Isso acontece porque o médico reposiciona músculos e remove excessos de pele, deixando a face esticadinha novamente.

Definição do contorno inferior do rosto

Finalmente, não poderíamos nos esquecer da melhoria na definição do contorno do rosto, da linha da mandíbula. Com o passar dos anos, as estruturas da face reduzem seu volume, a gordura diminui e a pele também perde sua elasticidade.

Consequentemente, ocorre o que chamamos derretimento do rosto, que é a queda da pele. Assim, esta sobra se acumula na linha da mandíbula, fazendo com que esta região perca sua definição e contorno regulares.

Em alguns casos, a correção precisa se estender ao pescoço. É relativamente comum haver ali um acúmulo de gordura que forma a famosa papada. Este queixo duplo produz uma aparência envelhecida.

Também pode ser necessário retirar o excesso de pele do pescoço. Neste caso, a combinação de procedimentos se chama lifing cervico-facial.

Como é o pós-operatório do lifting facial?

Logo após a cirurgia, é natural que o rosto fique inchado e com hematomas. Isso acontece porque a pele passou por um descolamento e muitos outros tecidos foram reposicionados. No entanto, a coloração alterada desaparece ao longo dos dias, bem como o inchaço.

De modo geral, o pós-operatório da ritidoplastia tende a ser bastante tranquilo. O médico prescreve tanto antibióticos que evitam infecções quanto analgésicos que mantêm a dor sob controle. No entanto, o paciente pode esperar um certo desconforto, principalmente devido ao inchaço.

A maioria dos pacientes retorna às atividades normais após um período de 14 dias, mas este período varia, de acordo com o ritmo de recuperação. Essas atividades normais são um trabalho que não exija grandes esforços físicos, autonomia em relação ao autocuidado, e assim por diante.

No entanto, a pessoa precisa realmente tirar um tempo para sua recuperação e se programar para não realizar esforços ou atividades físicas. Deve ainda manter a cabeça mais alta que o corpo, inclusive na hora de dormir.

Compressas de gelo ajudam a aliviar o inchaço e até mesmo a sensação dolorosa. É fundamental seguir todas as recomendações médicas à risca, inclusive os retornos para avaliação do processo de cicatrização.

Quais são os cuidados para uma ritidoplastia de sucesso?

A ritidoplastia é uma cirurgia plástica extremamente segura, mas não simples. Afinal, para remodelar a nossa face, manter a harmonia dos traços e esconder as cicatrizes sempre que possível, o médico precisa ter muita experiência e domínio das técnicas para rejuvenescer o rosto do paciente com naturalidade.

Por isso, é muito importante que você procure um médico qualificado, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Este título demonstra que ele passou por um longo processo de formação, foi supervisionado por outros cirurgiões experientes e adquiriu capacitação técnica para proporcionar um bom resultado aos pacientes.

Tomando este cuidado, sua ritidoplastia trará apenas alegrias. Seus resultados rápidos e duradouros proporcionam satisfação com a aparência e um aspecto de mais energia, entusiasmo e alegria. A partir desta correção, procedimentos estéticos facilitam a manutenção do resultado por um período ainda maior.

E você, já sabia todos esses fatos sobre a ritidoplastia? Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre cirurgia plástica, estética e beleza? Então, acompanhe nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)