Fale Conosco Pelo Whatsapp

Para algumas mulheres, a prótese mamária representa tanto desejo quanto medo. Afinal, elas já viram pessoas que ficaram com os seios exagerados, desproporcionais e têm receio deste resultado. Porém, a culpa definitivamente não é do silicone. Quando adequado ao biotipo da paciente, ele só melhora o corpo e a autoestima.

E você, já tinha ouvido sobre a relação entre o biotipo e o tamanho ou perfil da prótese de silicone? Então, não perca este post. Você vai entender definitivamente o assunto e a importância desta escolha.

O que é biotipo?

A definição clássica de biotipo é um pouco mais restrita do que a forma como diversos profissionais utilizam o conceito. Neste sentido estrito, as pessoas são classificadas em ectomorfo, endomorfo e endomorfo.

Essas três classificações dizem respeito à tendência que cada organismo tem a acumular gordura, facilitando a construção de um corpo mais magro, musculoso ou arredondado.

Pessoas com corpo ectomorfo geralmente são as mais magras. Elas não têm a tendência ao acúmulo de gordura, mas também não apresentam um crescimento acentuado dos músculos.

Portanto, ectomorfos geralmente têm dificuldade para ganhar peso, mesmo quando comem bastante e treinam em alta intensidade. Seu metabolismo costuma ser rápido, consumindo bastante energia e favorecendo a manutenção de uma figura magra.

Mamoplastia Master Health

Uma pessoa ectomorfa não necessariamente tem o corpo reto, sem curvas, pois esta silhueta depende não só da presença de gordura, mas também do formato e proporção dos ossos.

Já a pessoa mesomorfa tem uma estrutura corporal média. Portanto, ela acumula um pouco de gordura, mas também tem uma facilidade maior para desenvolver sua musculatura.

As pessoas mesomorfas têm um benefício estrutural: elas são naturalmente atléticas e basta um pequeno estímulo por meio do exercício para ficarem com o corpo bem torneado.

Finalmente, temos os endomorfos, que apresentam uma tendência maior ao acúmulo de gordura corporal. Por isso, sua silhueta tende a ser mais arredondada.

Para os endomorfos, eliminar peso pode representar um desafio maior. Eles precisam de uma rotina alimentar bem disciplinada caso não queiram acumular bastante gordura.

Qual é a relação entre biotipo e prótese de silicone?

O respeito ao biotipo e outras características é fundamental para que o resultado da prótese de silicone seja natural. Afinal, a maioria das mulheres deseja adicionar volume aos seios, mas de forma proporcional.

Por isso, embora você possa levar ao cirurgião alguma foto de uma celebridade ou de amigas como uma referência do resultado que deseja, é importante saber que nem sempre aquele tamanho ou perfil de prótese é o mais adequado para você.

Para indicar a prótese perfeita para cada paciente, o médico precisa analisar uma série de medidas que vão ainda além do biotipo. Ele também avalia medidas como largura do tórax, largura dos ombros, proporção entre cintura e quadril, altura e assim por diante.

Então, apenas para ficar bem claro, a avaliação para colocar uma prótese de silicone considera o biotipo, mas não se restringe a ele.

Caso a paciente coloque uma prótese que não corresponde ao seu biotipo e outras características físicas ― o que nunca vai acontecer se você buscar um cirurgião plástico habilitado ― o resultado ficará artificial e desproporcional.

Aliás, isso pode acontecer em qualquer procedimento estético: é possível mudar o tamanho do nariz, mas deixando-o proporcional a outros traços do rosto. O paciente pode fazer uma gluteoplastia, mas sem exagerar no volume e parecer um pato após o procedimento.

O mesmo princípio se aplica à mamoplastia de aumento ou qualquer outra cirurgia plástica nos seios. É preciso respeitar o princípio da harmonia para obter um resultado esteticamente satisfatório e, principalmente, natural.

Quer saber, então, como esta análise corporal influencia a escolha da prótese de silicone? Veja a seguir!

Como escolher a prótese para cada tipo de corpo?

Imaginamos que agora você esteja bem curiosa para saber como o biotipo influencia na escolha da prótese de silicone. Porém, é importante saber que não existe uma fórmula pronta, que basta aplicar às pacientes para ter um resultado positivo.

Por isso, nós vamos falar, nos próximos tópicos, a respeito das principais possibilidades para o silicone em cada tipo de corpo. No entanto, essas recomendações se baseiam em linhas gerais, que podem mudar de acordo com características individuais.

Está preparada para os próximos tópicos? Confira qual é o perfil e tamanho de prótese mais adequado ao seu tipo físico:

Prótese de silicone para o corpo violão

As brasileiras são conhecidas, ao redor do mundo, por serem mulheres com o corpo mais curvilíneo. Embora nosso país tenha muita diversidade, inclusive de silhuetas, realmente é comum encontrarmos pacientes com quadris largos, cintura fina e um tronco médio.

Você já deve ter visto muitas classificações de corpos por aí. Em alguns casos, essas mulheres são chamadas de tipo ampulheta. Em outros, de violão.

Quando um corpo é cheio de curvas, isso significa que um seio um pouco mais voluptuoso também fica harmônico nesta estrutura. Por isso, nesses casos, os cirurgiões tendem a indicar uma prótese levemente maior.

Porém, independentemente do volume da prótese, sua base precisa ser compatível com a largura do tórax da paciente. Este tamanho é inegociável e o implante não pode sobrar nas laterais.

Então, caso a mulher não deseje aumentar tanto o volume, ela pode optar por uma prótese de perfil moderado com a medida equivalente à largura do seu tórax.

Já se ela quiser um volume maior, é possível utilizar uma prótese de perfil alto ou super alto, que dará mais projeção aos seios, além de deixá-los muito bem preenchidos e bem modelados.

Prótese de silicone para mulheres com tronco estreito

É importante entender que, quando o tronco é estreito, a paciente precisa colocar uma prótese com uma medida de diâmetro baixa. Afinal, o par de implantes precisa caber na região peitoral com um pouquinho de folga e, como já explicamos, sem sobrar nas laterais.

Portanto, nesses casos, ou a paciente coloca uma prótese de silicone pequena ― mas a maioria das mulheres não quer esta opção ― ou a prótese de silicone de perfil alto ou super alto.

Talvez você esteja pensando: “qual é a diferença entre as duas?” A resposta é o resultado, principalmente no que diz respeito à projeção dos seios. Vamos dar um exemplo.

Existem próteses de silicone com perfil baixo que possuem 9,6 cm de diâmetro. O volume delas é de 125 ml de silicone, ou seja, um pouco mais que meia xícara de chá. Consequentemente, elas dão uma projeção de 2,6 cm para a frente.

Já uma prótese com perfil super alto de 9,4 cm tem 200 ml de silicone e garante uma projeção de 4,7 cm, ou seja, 2 centímetros a mais que a prótese menor.

Qual das duas é mais adequada para a mulher com tronco estreito? A resposta é: “depende”. Depende de ela querer um resultado mais discreto ou mais chamativo, se ela tem o corpo bem curvilíneo (que combina com um seio mais voluptuoso) ou mais reto, entre outros fatores.

Isso mostra a importância de procurar um cirurgião plástico habilitado, que seja capaz não apenas de realizar o procedimento, mas principalmente de avaliar a paciente de forma bastante criteriosa para indicar a prótese mais adequada ao seu corpo e seus objetivos.

Prótese de silicone para mulheres com tronco largo

A mulher de tronco largo tem uma configuração corporal diferente do exemplo anterior. Afinal, ela tem uma medida maior na região peitoral e, portanto, essa área precisa ser bem preenchida pela base da prótese.

Se o diâmetro da base da prótese precisa ser largo, isso significa que o médico provavelmente indicará um implante de perfil médio. Em alguns casos, ele pode até mesmo recomendar o perfil baixo.

Aqui, a ênfase estará mais no volume da prótese, que precisa ser compatível com este corpo. Para uma mulher alta e com mais curvas, o tamanho provavelmente será maior, formando um conjunto harmônico.

Como descobrir o silicone ideal para o seu biotipo?

Você viu, aqui, alguns exemplos de como o biotipo e outras características corporais influenciam na escolha da prótese. Porém, como saber qual é o tamanho e perfil ideais para o seu corpo?

1. Procure um cirurgião plástico habilitado

A escolha da prótese necessita de uma qualidade do cirurgião plástico ― o apuro estético. Afinal, mesmo que ele domine as técnicas para colocar este implante, o resultado não será satisfatório se o tamanho não for harmônico.

Por isso, procure sempre um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Desta forma, você terá um profissional altamente qualificando avaliando as possibilidades cirúrgicas mais adequadas às suas necessidades.

2. Fale sobre suas expectativas

Existem diferentes resultados naturais. Alguns são extremamente discretos, enquanto a maioria das pacientes não quer exagero, mas também deseja seios um pouco mais fartos e chamativos.

Na consulta com seu médico, fale abertamente sobre suas expectativas. Assim, ele recomendará a prótese mais adequada para chegar ao resultado estético com o qual você sonha.

3. Entenda seu biotipo

Em grande parte das vezes, o cirurgião plástico consegue atender satisfatoriamente às expectativas das pacientes quanto à mamoplastia de aumento. No entanto, nem sempre isso é possível e as características corporais são o principal fator limitador.

Portanto, se o seu médico disser que não é possível chegar exatamente ao resultado que você esperava, entenda que mudanças no seu plano inicial são necessárias para que você tenha o melhor resultado possível.

Afinal, nenhum de nós consegue mudar nosso biotipo e outras características como altura, largura dos ombros ou diâmetro do tórax. Portanto, os resultados são condicionados por esses fatores e nossa estrutura corporal precisa ser respeitada.

Agora você já sabe como o biotipo influencia na escolha da prótese de silicone. Quer saber mais sobre este universo da cirurgia plástica? Então, não perca tempo e siga nossos perfis no Instagram e Facebook.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.