Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você sabia que a lipo começou a ser feita na década de 1970? Desde aquela época, muita coisa mudou, não é mesmo? Entre as diversas mudanças, está a possibilidade de usar cânulas de lipoaspiração tradicionais ou descartáveis, sempre com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.

Mas afinal, qual é a diferença entre elas? Isso é o que você vai descobrir neste post! Então, continue a leitura!

Como são as cânulas de lipoaspiração?

As cânulas de lipoaspiração são instrumentos parecidos com longos canudos. Porém, elas são feitas de metal e possuem uma das extremidades pontuda, pois sua função é quebrar o tecido adiposo, possibilitando a sucção da gordura.

Desde a década de setenta, quando começaram os procedimentos relacionados à lipoaspiração, sempre foram utilizadas as cânulas tradicionais. Até então, feitas com aço inoxidável, elas eram esterilizadas a cada utilização para evitar contaminação.

Lipoaspiracao Master Health

Embora os estudos mostrem que com a higienização e correta esterilização o risco de contaminação por microbactérias é mínimo, com o tempo a indústria desenvolveu uma alternativa ainda mais segura.

Assim, chegaram ao mercado as cânulas de lipoaspiração descartáveis. Com elas, o risco de contaminação por bactérias é nulo.

Qual é a diferença entre a cânula tradicional e a cânula descartável?

Antes de falarmos das diferenças, é importante destacarmos as semelhanças. Assim, explicaremos quais são as características desses equipamentos.

Tanto a cânula de lipoaspiração tradicional quanto a descartável são feitas com o mesmo material. Portanto, o nível de resistência desse instrumento é igual.

A principal diferença entre elas é o fato de que a empunhadura da cânula descartável é de plástico. Porém, isso não significa perda da qualidade. Pelo contrário, ela deixa esse instrumento mais leve e facilita o manuseio.

Outra diferença importante é a segurança. As cânulas descartáveis chegam às mãos dos cirurgiões lacradas e esterilizadas com raios gama, óxido de etileno (ETO) ou outros métodos que tornam o risco de infecção praticamente inexistente.

A cânula descartável é considerada um avanço para a cirurgia plástica no país. Afinal, infelizmente acontecem surtos de infecções por microbactérias em vários estados brasileiros.

As microbactérias de crescimento rápido são microorganismos que podem se alojar em aparelhos cirúrgicos. Isso acontece quando eles são esterilizados de forma inadequada ou ineficaz.

Assim, ela seria uma opção para pacientes que, mesmo cientes de que o risco de contaminação com cânula tradicional é pequeno, querem garantir o máximo de segurança possível na cirurgia.

Por que muitos médicos recomendam a cânula descartável?

É importante destacar que o uso das cânulas descartáveis é opcional, já que elas representam um custo adicional à cirurgia plástica. Em cada lipoaspiração são utilizadas em média três cânulas, dependendo da extensão da área a ser aspirada.

No entanto, esse custo adicional pode evitar futuras complicações intra e pós-operatórias relacionadas à má esterilização de materiais cirúrgicos ou à manipulação desses instrumentos dentro do ambiente hospitalar.

E agora, entendeu qual é a diferença entre a cânula tradicional e a descartável? Ainda tem alguma dúvida sobre esse tema? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.