Fale Conosco Pelo Whatsapp

Os efeitos do tempo são inevitáveis. Ele começa a “derreter” estruturas internas do rosto e, consequentemente, a pele perde a sustentação e cai, formando os sinais típicos da idade. Quando isso acontece, existem duas opções: aceitar o resultado ou recorrer à ritidectomia.

Mas você sabe que cirurgia é essa e quais são os benefícios para quem opta por essa estratégia de rejuvenescimento facial? Então, continue a leitura e descubra como retroceder o relógio — pelo menos no que diz respeito à aparência.

O que é a ritidectomia?

A ritidectomia é uma cirurgia plástica conhecida também por outros nomes, como lifting facial ou ritidoplastia. Então, o médico indica o procedimento para quem deseja rejuvenescer o rosto.

Porém, engana-se quem pensa que a ritidectomia apenas retira os excessos de pele que causam a flacidez. O procedimento é muito mais completo, pois o médico precisa avaliar e corrigir estruturas da face.

Quais são os procedimentos inclusos na ritidoplastia?

Os procedimentos inclusos na ritidoplastia ou ritidectomia variam, pois dependem das necessidades de cada paciente. Portanto, o médico identifica os sinais de envelhecimento de cada pessoa, bem como as alternativas de intervenção.

Existem três tipos de ritidoplastia e o paciente pode precisar de apenas um ou de todos eles. Tudo depende da avaliação médica e também dos resultados que ele gostaria de obter.

Os três tipos de ritidectomia são:

Lifting coronal

O objetivo desta ritidectomia é rejuvenescer a parte de cima do rosto, ou seja, a região que “coroa” a nossa face.

Você com certeza já viu pessoas que parecem estar sempre com uma expressão de cansaço, com o canto dos olhos caídos. Mesmo que elas tenham muita energia, parecem desanimadas.

Para resolver esse problema, muitas vezes é preciso corrigir a testa e sobrancelhas. Portanto, de acordo com a necessidade de cada paciente, o médico não só retira a pele, mas reposiciona também os músculos dessa região, deixando-a lisa e rejuvenescida.

Ritidectomia do terço médio

O terço médio do nosso rosto envolve todo o centro da face. Assim, é nessa região que estão algumas das áreas que demonstram o envelhecimento mais rapidamente como as pálpebras, têmporas, bochechas…

A ritidectomia do terço médio pode compreender:

Correção das pálpebras pela ritidectomia

Em muitas pessoas, a área em torno dos olhos é a primeira a revelar sinais de envelhecimento. Portanto, as pálpebras se tornam caídas, o rosto forma bolsas abaixo dos olhos, olheiras profundas…

Então, na ritidectomia o médico corrige todos esses pontos retirando pequenos trechos de pele, bem como bolsas de gordura. Mas não se preocupe! As cicatrizes sempre ficam bem escondidas nas dobras naturais da pele e as pálpebras têm muitas áreas que facilitam essa camuflagem.

Correção das têmporas

Sem dúvida, os pés de galinha estão entre os primeiros sinais de envelhecimento. No começo, as linhas aparecem apenas quando sorrimos. Porém, com o tempo, elas se tornam rugas estáticas.

Uma ruga estática é aquela que fica visível mesmo quando a pessoa não faz nenhum movimento. Ela revela que a pele formou um vinco irreversível.

Quando o cirurgião retira o excesso de pele das têmporas, ele estica essa região. Assim, ela não tem extensão suficiente para se aprofundar nessas linhas, deixando essa área do rosto lisa novamente.

Correção das bochechas e bigode chinês

O sulco nasolabial, também conhecido como bigode chinês, é um dos sinais de envelhecimento que mais causam incômodo. Porém, sua origem não está relacionada apenas à pele desta região.

O problema do bigode chinês começa na parte superior da bochecha. Embora essa informação possa surpreender, a verdade é que o osso zigomático e outras estruturas perdem volume com o tempo.

Com essa perda de volume na parte superior da bochecha, a pele não tem mais uma estrutura para esticá-la. Então, a sobra se acumula justamente na região que fica entre o nariz e os lábios, formando o bigode chinês.

Portanto, na ritidectomia do terço médio, o médico corrige este problema. Ele preenche a região da bochecha e do osso zigomático, seja com enxerto de tecidos moles, implantes ou substâncias como o ácido hialurônico.

Com a face mais preenchida, a pele precisa se esticar, reduzindo a profundidade do bigode chinês. Além disso, o médico pode realizar incisões para retirar excesso de pele e corrigir a flacidez.

Ritidectomia do terço inferior

Finalmente, a ritidectomia do terço inferior corrige a flacidez e melhora o contorno do rosto e papada. Para isso, o médico pode utilizar técnicas diversas, que variam desde a lipoaspiração até o lifting que retira o excesso de pele.

Uma situação comum na ritidectomia do terço inferior é a elevação do SMAS. Essa sigla dá nome a uma camada de tecido composto por músculos e tecido conjuntivo fibroso.

Assim, ao reposicionar o SMAS por dobra ou por remoção, o cirurgião eleva as estruturas do rosto, deixando a pessoa com uma aparência muito mais jovial.

Qual é o resultado da ritidectomia?

O resultado da ritidectomia é um rosto rejuvenescido, com uma diminuição considerável de rugas e linhas de expressão. Além disso, o reposicionamento de músculos e eventuais preenchimentos levantam a face, eliminando as expressões de cansaço e desânimo.

Para alguns incômodos com a aparência, é necessário combinar a ritidectomia com outros procedimentos. Um exemplo é o código de barras, ou seja, o conjunto de rugas ao redor da boca.

Nesses casos, o médico recomenda o uso de técnicas combinadas para tratar a pele e eliminar a flacidez da região. Então, ele indica peelings, laser, preenchimentos ou até mesmo correções dentárias.

No entanto, é importante ter expectativas realistas em relação a qualquer procedimento estético e não esperar o resultado igual ao de alguém que já realizou esse tipo de cirurgia.

Afinal, cada pele é única e cada rosto tem suas próprias características. Durante a avaliação, pergunte ao médico sobre o que pode esperar após o procedimento, embora seus benefícios sejam inegáveis.

Como você pode ver, a ritidectomia oferece uma solução completa e individualizada para rejuvenescer o rosto. Assim, os procedimentos atendem às necessidades de cada paciente, ajudando-os a conquistarem a aparência que desejam e recuperar a autoestima.

Gostou do post? Entendeu todos os benefícios da ritidectomia? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários, e nossa equipe terá o prazer de responder.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)