Fale Conosco Pelo Whatsapp

O cuidado na recuperação de uma cirurgia plástica é fundamental para que o paciente tenha um excelente resultado. Afinal, o organismo passa por diversas fases da cicatrização e precisa de condições ideais para restaurar os tecidos do corpo.

Você sabe quais são essas fases da cicatrização e o que fazer em cada uma delas para que sua cirurgia plástica seja bem-sucedida? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

A cicatrização da cirurgia plástica é diferente de outras lesões?

As fases da cicatrização de uma cirurgia plástica são as mesmas para qualquer outra lesão que o corpo sofre. Portanto, o organismo já tem um plano de reconstituição de tecidos e o coloca em ação.

Porém, uma cirurgia provoca uma lesão muito mais significativa do que um arranhão durante um incidente doméstico. Portanto, a diferença não está no tipo de lesão e sim em sua extensão.

Em uma cirurgia, o médico faz incisões em diferentes camadas de tecidos — desde a pele que você vê até músculos, fáscia e outras estruturas. É por isso que a cicatrização se torna mais complexa.

Assim, se um corte superficial na pele demora entre 7 e 10 dias para fechar, uma incisão que chega à epiderme leva até 28 dias para cicatrizar. No entanto, se o corte chega à derme, que é a camada mais profunda da pele, o mesmo processo pode demorar até 6 meses.

Devido a essa complexidade, uma cirurgia exige mais cuidados. Agora que você já sabe disso, entenda quais são as fases da cicatrização no próximo tópico.

Quais são as fases da cicatrização?

Existem quatro fases da cicatrização. Cada uma delas tem uma duração diferente, de acordo com o tempo que o organismo leva para realizar as ações referentes àquela etapa.

Fases da cicatrização: homeostase

A homeostase é a primeira etapa da cicatrização. Aqui, o organismo “grita” que existe uma emergência e que o objetivo de todo o corpo é socorrer as áreas afetadas pela lesão.

Portanto, para isso o organismo providencia ações para estancar o sangramento e fechar a lesão. O objetivo é formar uma barreira que impeça a invasão de micro-organismos e entrada de substâncias que fazem mal ao corpo.

Assim, o corpo desencadeia um processo de coagulação. Isso significa que as células sanguíneas vão se aglutinar, grudando umas nas outras, formando uma barreira na entrada do ferimento.

Quando essa barreira se forma, o ferimento deixa de eliminar o sangue e a primeira fase termina. Então, como você pode ver, trata-se de uma etapa extremamente rápida, uma ação realmente emergencial.

Depois de dias, essa barreira ficará seca, formando a casca do ferimento, que se desprenderá à medida que uma nova pele se formar. Porém, quando isso acontecer, o corpo já estará em outra fase de cicatrização.

O paciente pode ajudar na homeostase?

A única forma de o paciente ajudar esta etapa da cicatrização é com um bom preparo pré-operatório. Então, siga as orientações do seu médico nesse período.

Informe-o sobre os medicamentos que toma e suspenda os que ele solicitar, evite cigarro e bebidas no prazo determinado pelo cirurgião e assim por diante.

Etapas da cicatrização: inflamação

Assim que o corpo controla o sangramento e realiza a homeostase, ele entra na fase inflamatória de cicatrização. Esta é uma etapa que pode durar entre 1 e 4 dias.

Esse é um dos motivos pelos quais os médicos, depois de uma cirurgia plástica, avisam o paciente de que seu pico de desconforto ocorrerá em cerca de 3 ou 4 dias. Depois desse prazo, a sensação só melhora.

O objetivo da fase inflamatória é destruir as bactérias e outros micro-organismos que por acaso entraram e contaminaram a região lesada. Afinal, a presença deles pode gerar infecções e complicações.

As células de defesa do organismo combatem esses micro-organismos e também se mobilizam para acelerar a reconstituição dos tecidos lesados. Portanto, uma de suas funções é eliminar restos de células danificadas.

Você também pode perceber outros sinais de que o corpo está trabalhando para recuperar os tecidos. Ele torna as veias mais permeáveis, fazendo com que líquidos, células e substâncias cheguem mais rápido ao ferimento.

Como acelerar as fases da cicatrização referentes à inflamação?

Os primeiros dias do pós-operatório são fundamentais para o sucesso do procedimento. Portanto, o cuidado do paciente é essencial para que a fase inflamatória aconteça sem complicações.

As recomendações para isso variam de acordo com a cirurgia. No entanto, alguns pontos são essenciais em todas elas, incluindo o repouso e uso dos acessórios solicitados pelo médico.

Então, se a mulher fez uma mamoplastia, ela deve utilizar o sutiã pós-cirúrgico. A abdominoplastia e qualquer outro lifting requer malhas compressoras ou cintas. O mesmo vale para a lipoaspiração.

Portanto, o fato é que o paciente precisa seguir as recomendações médicas neste período com muita precisão. Isso estabilizará os tecidos, facilitando a reparação da lesão.

Fases da cicatrização: proliferação

A terceira fase da cicatrização começa em até 4 dias após o procedimento e dura por cerca de 24 ou 25 dias. Porém, esta duração depende da complexidade da lesão.

O objetivo do corpo, na fase proliferativa, é reconstruir um novo tecido e fechar definitivamente as lesões. Portanto, o organismo acelera a produção de colágeno e de outras células que preencherão o espaço da ferida.

Ainda durante a fase proliferativa, o corpo começa a reconstituir a rede de vasos sanguíneos que havia se rompido. Desta forma, gradualmente, o funcionamento do corpo vai retornando ao normal.

Como ajudar o corpo a cicatrizar na fase proliferativa?

Durante a fase proliferativa, você precisa manter os tecidos lesionados estabilizados. Quanto menos tensão eles sofrerem, mais fácil será a adesão e a formação de novas células. Assim, o ferimento fechará mais rápido.

Mas o que produz tensão na lesão? Lembre-se de um corte que você fez em qualquer parte do corpo. Pode ser no próprio braço. A ferida tinha duas bordas que precisavam colar uma à outra novamente, certo?

Agora imagine que, em vez de deixar as bordas juntas, você usasse seus dedos para separá-las. O que aconteceria? Elas sangrariam e iniciariam o processo novamente, não é mesmo?

A mesma coisa acontece com a pele e com os tecidos internos após uma cirurgia plástica. Eles precisam ficar unidos o máximo de tempo possível para que colem um ao outro.

Então, uma pessoa que fez abdominoplastia, por exemplo, precisa manter o tronco curvado para a frente. Se ela esticar a barriga, vai puxar a incisão, forçando uma abertura. Esse é um tipo de tensão.

Então, para evitar essas tensões, é fundamental cumprir as recomendações do médico. Como já dissemos, elas variam de acordo com a cirurgia realizada.

Fases da cicatrização: maturação

Enfim, chegamos à quarta e última fase, que é a maturação da cicatriz. Ela pode durar até 24 meses após o procedimento. Com a lesão já fechada, o corpo agora trabalha para fortalecer o tecido recém-formado.

Para isso, o corpo reorganizará as fibras de colágeno. Quando tudo ocorre de acordo com o esperado, ele se torna muito semelhante à pele à sua volta, deixando a cicatriz fina e discreta.

Agora você já sabe quais são as fases da cicatrização e como ajudar seu organismo a formar uma cicatriz bonita e discreta. Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica? Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)