Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem se conhece melhor, sabe como valorizar seus pontos fortes e disfarçar os fracos. Isso serve para tudo, incluindo as proporções do rosto e os tipos de corpo.

Atualmente fala-se muito sobre a construção de uma imagem estratégica e como o conhecimento do próprio corpo pode ajudar uma pessoa a alcançar seus objetivos.

Por isso, neste post, vamos falar sobre este assunto e também queremos que você saiba que se não está confortável com sua imagem, é possível mudá-la usando uma série de elementos em seu favor.

Ficou interessada? Então continue a leitura! Chegou a hora de parar de reclamar do próprio corpo e aprender a explorar todos os seus pontos fortes para obter uma imagem harmônica.

Tipos de corpo: aprenda a identificar o seu!

Quando se fala em formatos de corpo, existem diversas classificações. Porém, grande parte dos especialistas em imagem falam de 5 tipos de acordo com características fáceis de identificar.

Existem algumas pessoas em que essas características são tão marcantes que elas conseguem identificar seu tipo de corpo apenas ao lerem esta descrição.

Porém, outras pessoas não têm essas características tão marcantes e seu corpo se encontra quase no limite entre um tipo e outro. Por isso, podemos usar a matemática para nos ajudar a identificar.

Então, nós convidamos você a começar esta jornada de autoconhecimento com uma fita métrica, um papel e um lápis ou caneta para registrar suas medidas.

Comece passando essa fita ao redor do seu quadril, ombros e cintura. Essas são as principais medidas que usaremos para identificar qual dos tipos de corpo reflete melhor as suas proporções. Preparada para começar?

Tipos de corpo: retângulo

O corpo retangular talvez seja o mais fácil de reconhecer, pois suas medidas são iguais ou muito próximas. Assim, a mulher tem praticamente a mesma circunferência de ombros, cintura e quadris.

Consequentemente, a mulher com corpo retangular não tem a cintura marcada. A lateral tem poucas curvas e seu formato é considerado um pouco mais andrógino.

Um exemplo seria uma mulher com 70 cm de cintura, 72 centímetros de ombro e 73 de quadril. Embora exista uma pequena diferença entre eles, visualmente não há uma grande variação.

Bom ou ruim? Depende do gosto de cada um. Embora muitas pessoas desejem ter curvas, grande parte das modelos têm este corpo mais retinho, magro e retangular.

É importante destacar que nem sempre o corpo retangular será magro como o das modelos. Existem mulheres com um peso maior que também não têm a cintura marcada. O que vale é a proporção.

Como valorizar os tipos de corpo em forma de retângulo?

Para valorizar o corpo retangular, é importante entender que, culturalmente, o corpo feminino mais buscado é o que tem o formato de ampulheta.

Portanto, esse é um corpo que possui a cintura mais fina e uma circunferência maior no quadril e na região do busto. Por isso, se a mulher retangular quiser este resultado, ela deve dar volume a essas regiões.

Existem diferentes maneiras de fazer isso. Uma é por meio da roupa. Então, neste caso, vale a pena usar blusas com drapeados, laços, babados ou bufantes na região dos ombros ou busto.

A região do quadril é outra que pode receber mais volume. Neste caso é válido recorrer a pregas, plissados, bolsos e até mesmo cores mais claras, chamativas ou estampas para aumentar visualmente a região.

O contraste fica por conta do ajuste da roupa à região da cintura que deve ficar bem marcada. Desta forma, o volume nas outras regiões irá gerar essa ilusão de uma ampulheta.

Já se o objetivo é equilibrar a proporção corporal definitivamente, existem cirurgias plásticas que podem ajudar. Colocar silicone é uma das alternativas para adicionar volume a região do busto.

Também é possível dar volume ao quadril com a gluteoplastia de aumento. Se necessário, o médico pode indicar a lipoescultura para acentuar as curvas e deixar a silhueta mais harmônica.

Tipos de corpo: triângulo

Diferentemente do corpo retangular, no formato triângulo existe um volume maior na região do quadril e coxas. Por isso, em alguns lugares, você também vai ver as pessoas se referindo a ele como pera.

Neste caso, os ombros e cintura são mais estreitos. Então, um bom exemplo seria uma mulher com 75 cm de circunferência de ombros, cintura de 70 cm e quadril de 85 ou 90 cm.

Como valorizar o corpo triangular?

Caso a mulher queira equilibrar o corpo tipo triângulo, ela deve adicionar volume a região dos ombros e busto, destacar a cintura e disfarçar o quadril. Mas como isso é possível?

Lembre-se sempre de que para adicionar volume, vale a pena recorrer a peças com detalhes na região que você deseja aumentar. Então, babados, mangas volumosas, laços e drapeados no busto e ombros são válidos.

Já na parte do quadril que deve ser disfarçada, é importante ter peças mais retas, como uma saia em formato de A ou calça wide leg. Nada que marque muito os quadris, acentuando as curvas desta região.

Saias, calças e shorts de cores escuras e fechadas também ajudam a diminuir visualmente. Vale a pena evitar jeans com linhas horizontais brancas na região pélvica, listras horizontais e estampas muito chamativas.

Mais uma vez, a cirurgia plástica também pode ajudar. Se a mulher tem culotes, por exemplo, uma lipoaspiração nesta região ajuda a equilibrar a silhueta e diminuir a diferença entre quadril e cintura.

Se a mulher tiver seios pequenos, a prótese de silicone também pode ser uma boa alternativa para dar mais destaque à parte superior do corpo.

Formatos de corpo: triângulo invertido

Como você pode imaginar, um corpo no formato de triângulo invertido tem as medidas contrárias as do tipo anterior. Portanto, os ombros são mais largos que os quadris.

Então, apenas a título de exemplo, uma mulher com o corpo em formato de triângulo invertido poderia ter 90 cm de circunferência de ombros, 80 de cintura e 75 de quadril.

Como valorizar o corpo triângulo invertido?

Lembre-se de que a lógica do equilíbrio é sempre a mesma: adicionar volume nas regiões mais estreitas e disfarçar visualmente as áreas mais largas.

Assim, caso a mulher queira equilibrar suas proporções, ela precisará adicionar volume ao quadril por meio de saias com babados ou plissados, calças com pregas e bolsos volumosos, cores claras ou vivas e estampas chamativas nesta região.

Já na parte superior do corpo, o segredo é disfarçar, diminuir visualmente. Então, é importante que as blusas sejam mais sequinhas, sem muitos detalhes e de preferência em cores escuras e lisas.

Na cirurgia plástica, uma solução é a gluteoplastia de aumento, ela adiciona volume ao bumbum e ajuda a equilibrar a proporção. Uma lipoescultura, quando bem indicada, também é bastante interessante.

Tipos de corpo: oval

O corpo oval é provavelmente um dos mais difíceis de equilibrar por meio de truques de estilo. Como seu nome diz, ele tem o formato de um ovo, sendo que a cintura é mais larga que os ombros e o quadril.

Como valorizar o corpo oval?

O equilíbrio deste corpo, como já dissemos, é o mais difícil, a menos que a mulher seja realmente magra. Afinal, como a cintura é mais larga, adicionar volume ao quadril e ombros pode deixar a pessoa visualmente maior do que ela é.

Por isso, vale a pena chamar a atenção realmente para as extremidades e até para outras áreas fora do tronco, como um corte de cabelo que adiciona mais volume à lateral da face e até mesmo usar bolsas e sapatos chamativos.

Quando se trata da cirurgia plástica, é importante conversar com o médico, falar sobre suas expectativas e fazer uma avaliação completa.

Ele pode perceber, por exemplo que é possível reduzir o volume da região central do tronco com lipoaspiração, abdominoplastia e flancoplastia. Porém, o resultado dependerá muito da estrutura do corpo da paciente.

Tipos de corpo: ampulheta

O corpo do tipo ampulheta é definitivamente, um dos mais desejados, especialmente em nossa cultura. As medidas dos ombros e quadris são muito semelhantes (ou iguais), mas a cintura é fina.

Portanto, o corpo ampulheta se parece com este objeto ou, outras vezes, é conhecido como “corpo violão”. Um bom exemplo seria de uma mulher com 88 cm de ombros, 60 cm de cintura e 90 cm de quadril.

Formatos de corpo ampulheta: como valorizar?

O corpo ampulheta já tende a ser equilibrado em suas proporções. Também pode ser considerado bastante feminino e sensual, justamente por ser extremamente curvilíneo.

Portanto, não é um corpo que necessita de grandes ajustes de volume. A escolha da roupa dependerá muito mais do estilo pessoal do que da necessidade de alterar proporções.

Na cirurgia plástica, também é possível fazer alguns ajustes. Algumas mulheres, mesmo tendo a cintura mais fina, reclamam de uma gordurinha abdominal ou de flacidez nesta região.

Também não podemos nos esquecer de que embora os seios e bumbum possam ser proporcionais, nem sempre estamos satisfeitas devido à flacidez nessas regiões.

Por isso, na consulta com um cirurgião plástico, ele pode avaliar a necessidade de um lifting de bumbum ou uma mastopexia para deixar os glúteos e os seios mais firmes, empinados e bonitos.

Portanto, o cirurgião pode indicar uma lipoaspiração, flancoplastia ou até mesmo uma abdominoplastia para corrigir esses problemas estéticos. Tudo dependerá do conjunto de características e do desejo de imagem.

É importante lembrar que naturalmente os corpos são diversos. No entanto, nós mulheres tendemos a querer melhorar a nossa imagem, de acordo com nossos objetivos pessoais e profissionais.

Descobriu o seu formato de corpo? Tem vontade de fazer alguma pequena mudança? Quer saber mais como a cirurgia plástica pode ajudá-la a construir uma imagem mais estratégica e harmônica?

Então, não deixe de seguir nossos perfis no Instagram e Facebook. Além do conteúdo exclusivo que temos por lá, você também não vai perder mais nenhum lembrete para ver nossas próximas publicações!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)