Fale Conosco Pelo Whatsapp

Assim que a mulher volta da anestesia depois de colocar silicone, ela olha para baixo e já vê a diferença no tamanho dos seios. Porém, esse é apenas o início de um processo que envolve as diferentes fases da cicatriz de mamoplastia e recuperação total da paciente.

Talvez a mamoplastia seja uma das cirurgias plásticas que mais traz satisfação às mulheres e logo de imediato. Embora elas saibam que o resultado vai mudar, elas já veem o aumento de volume e ficam felizes.

No entanto, é preciso lembrar que o corpo precisa de tempo tanto para a cicatrização externa quanto para a reconstituição interna dos tecidos. É sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Fases da cicatriz de mamoplastia

O corpo não entende que a cirurgia é uma lesão controlada. Portanto, o sistema de defesa desencadeia a mesma reação que teria caso a pessoa sofresse um ferimento.

Porém, essa recuperação do ferimento acontece em etapas. O corpo realiza uma série de tarefas com o objetivo de proteger o organismo, fechar incisões e religar sistemas, como os vasos sanguíneos do local.

Quer saber que etapas são essas? Então veja a seguir!

Mamoplastia Master Health

Fases da cicatriz de mamoplastia: inflamação

A fase de inflamação se inicia logo após a lesão. Portanto, ela ainda permanece durante a cirurgia. Então, neste primeiro momento, o objetivo do corpo é conter a “ameaça” e iniciar uma resposta.

Para isso, o corpo desenvolve várias ações. Ele libera substâncias que fazem os vasos sanguíneos se contraírem e assim eles se tornam estreitos e dificultam ou impedem a passagem de mais sangue.

Ainda para estancar o sangue, ele inicia uma reação que você já conhece: a coagulação. É ela que vai formar uma camada que, como um muro, estanca o sangramento.

Depois de resolver esta primeira “emergência”, o corpo faz o contrário. Então, ele alarga os vasos sanguíneos (vasodilatação) e permite que o líquido e células passem mais facilmente pela parede dos vasos.

O objetivo desta ação é ajudar os neutrófilos, que são células muito importantes no processo de cicatrização, a chegarem ao local da ferida. Portanto, tudo isso acelera o transporte.

Esses neutrófilos vão produzir moléculas altamente destrutivas, os radicais livres. Neste caso, eles devem combater qualquer bactéria que tentar entrar no corpo através da lesão.

Como você pode perceber, o organismo realmente parece um exército que se organiza rapidamente para nos defender. Assim, após 48 a 96 horas da cirurgia, a região começa a receber macrófagos, que são outro tipo de célula.

Os macrófagos secretam substâncias que contribuem para a reconstituição dos vasos sanguíneos que foram cortados, estimulam a produção de colágeno, elastinas e outros componentes importantes para a cicatrização.

A fase inflamatória se inicia no momento da lesão e se estende por até quatro dias. Seus principais objetivos são estancar o sangue, defender o corpo da ameaça e impedir a invasão de microorganismos, como bactérias.

Fases da cicatrização da prótese de silicone: proliferação

Se o objetivo da primeira fase era defender o corpo, a segunda etapa tem como alvo a reconstrução. Assim, todo o organismo começa a recompor os tecidos lesionados durante o procedimento.

Pense em tudo o que o organismo precisa reconstruir: ele deve formar uma pele que une as bordas da incisão para fechá-la, formar novos vasos sanguíneos e ligá-los ao sistema circulatório, além de isolar a prótese de silicone do corpo.

Sim, a prótese não fica em contato direto com os músculos, glândula mamária etc. O corpo cria uma espécie de capa, extremamente fina, que isola o organismo desse corpo estranho. Esse é um processo natural.

Porém, além desse encapsulamento, existem muitas outras ações do organismo para a recuperação. Elas acontecem entre o quarto dia após a cirurgia e duram até o término da segunda semana, mais ou menos.

Então, o corpo recruta as células da base da pele para que elas subam à superfície e reconstituam a pele. Porém, nem sempre isso é possível.

Se as células da base também foram lesionadas, as células da borda começam a se multiplicar. Assim, elas formam uma barreira de proteção que começa a fechar a ferida. Ao mesmo tempo, acontece a recomposição dos vasos.

À medida que esta fase avança, o corpo começa a formar um tecido de granulação. Não vamos nos aprofundar nesse processo, que é bastante complexo.

No entanto, é importante que você saiba que, nesse momento, o corpo produz bastante colágeno para promover a cicatrização.

Etapas de cicatrização da mamoplastia: maturação ou remodelamento

Apenas para compararmos e tornarmos a explicação didática, pense nas primeiras etapas da cicatrização como uma estratégia de emergência para “tapar um buraco”.

Então, naquele primeiro momento, o organismo fez o que podia para fechar a ferida. Trouxe células de outras regiões para formar uma barreira, colocou os fibroblastos para produzir colágeno e assim por diante.

Porém, essa estratégia repentina não é muito bem organizada, não há preocupação estética. Ela é provisória. Até por isso, em um primeiro momento, a cicatriz realmente não fica bonita, tem alterações na cor etc.

Então, na fase de maturação ou remodelamento, o organismo compõe tudo que ele usou para fechar a lesão. Portanto, ele troca tecidos provisórios e mais feios por outros permanentes, mais bonitos e mais resistentes.

Vamos usar o exemplo do colágeno? No início da cicatrização, o corpo produz um colágeno mais fino que o normal. Além disso, ele se posiciona de forma paralela à pele.

Porém, na etapa de maturação, o corpo reabsorve aquele colágeno fino e produz um colágeno mais espesso, que se deposita ao longo das linhas de tensão.

Assim, além de a cicatriz ficar mais bonita, ela se torna mais resistente à tensão, quase tão forte quanto uma pele que nunca foi lesionada.

Esta é a fase mais longa do processo de cicatrização. Portanto, uma cicatriz pode demorar entre 18 meses e 2 anos para chegar à sua aparência final.

Como fica a cicatriz da mamoplastia?

No entanto, depois de toda essa espera, o resultado compensa muito! A cicatriz da mamoplastia de aumento fica pequena, muito discreta (apenas um risquinho), tão escondida no sulco mamário que é difícil vê-la.

Já a cicatriz dos outros tipos de mamoplastia costuma ser maior. Existe uma incisão em volta da aréola, geralmente uma vertical que vai da aréola até a parte de baixo da mama e pode haver uma terceira no sulco mamário.

Ainda assim, se forem bem cuidadas, as cicatrizes da mamoplastia redutora e da mastopexia também costumam ficar bem suaves, com a cor bastante próxima ao tom da pele.

Agora você já sabe quais são as fases de cicatriz da mamoplastia. Quer saber quais são os fatores que aceleram ou dificultam a recuperação? O que você pode fazer para ficar com uma cicatriz bonita e discreta?

Então fale pra gente nos comentários e faremos um artigo especial sobre este assunto.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.